HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Prévia do set report do MuggleNet

30 de julho de 2008
MuggleNet
Tradução: Daniel Mählmann
Revisão: Raquel Monteiro

Essa é a minha segunda vez visitando os sets de Harry Potter nos Estúdios Leavesden. Minha primeira visita foi com Ordem da Fênix, em setembro de 2006. O que me surpreendeu originalmente foi o tamanho do estúdio e a sua dedicação aos filmes Harry Potter pelos últimos 9 anos. Um ano e meio depois, o que continua me surpreendendo é o tamanho do estúdio, sua equipe, e as tarefas do dia-a-dia. Espalhados ao longo de 8 acres de terra, alguém olhando para a construção do lado de fora não acreditaria que se trata do filme de maior franquia de todos os tempos. Desde setembro de 2006, a única mudança gigantesca que notei nas edificações (além dos sets) foi um novo café e várias vitrines na cafeteria que guardavam vários objetos de cada filme.

O que torna esse estúdio mais especial são as pessoas dentro. A maior parte do elenco principal e da equipe está lá desde o início. Eles cresceram nos estúdios e o chamam de sua segunda casa. Você fica com a sensação de uma grande família feliz que verdadeiramente gosta de vir trabalhar cada dia. Não posso imaginar a sensação de abandonar Leavesden depois de todo esse tempo, uma vez que Relíquias da Morte tenha acabado as filmagens.

Era 28 de janeiro e nós entramos em Leavesden cedo da manhã. Fomos a um pequeno corredor, através de um set de portas duplas, e diretamente para a tenda da imprensa. Uma vez na tenda, eu não poderia evitar sentir uma grande empolgação com uma tonelada de imagens de Enigma do Príncipe, figurinos, objetos, modelos e esboços que alcançaram os meus olhos de uma vez. Como se trata de janeiro e do 79º dia de filmagem, nós vimos apenas uma imagem oficialmente lançada publicamente de Harry. Eu não sei onde começar a olhar primeiro. Após observar tudo por um ou dois minutos, eu fui direto para as fotos e comecei a fazer meu caminho. Disseram-nos que um dedicado fotógrafo (que está no set todos os dias) tira 20.000 fotos para cada filme. Vários membros da equipe e funcionários escolhem aquelas que serão liberadas.

Minhas impressões imediadas foram estas: Jim Broadbent se encaixa tão perfeitamente com Radcliffe e Gambon em suas cenas, e suas tomadas de reações são tão hilárias quanto as fotografias. A versão da cadeira de Slughorn também estava na sala de imprensa. Eu sentei nela rapidamente. Eu sentei rápido demais e insperadamente me afundei. Seu pijama (que estava ao lado da cadeira) iguala o pano no sofá e a transformação deverá ser algo histérico. O jovem Tom Riddle, interpretado por Hero Fiennes-Tiffen, foi uma escolha fantástica para o papel. Seus olhos revelam um jovem garoto perturbado. Uma nova cena onde Belatriz e Greyback atacam a Toca parece cheia de ação e deve começar o filme muito bem.

Pela primeira vez, uma seqüência de ação inteiramente nova será adicionada a um filme Potter. Quando os fãs ouviram pela primeira vez sobre isso, eles ficaram incertos do que seria feito ao filme. As notícias apareceram online depois da visita ao set, então quando eu vi as fotos da cena na sala de imprensa, tive que investigar detalhadamente.

Eu tinha acabado de fazer isso quando nos sentamos com o produtor David Barron, e ele tinha algumas respostas confiantes. Trata-se essencialmente de tentar e manter viva a ameaça do resto do mundo, porque nos livros Jo de alguma forma faz pequenas ameaças em uma base constante – então embora nada esteja realmente acontecendo fora dali, Voldemort, ele toma muito tempo para ficar pronto para sua batalha final, mas ela é capaz de manter isso com uma sensação dramática através de pequenos pedaços de pistas como as crianças em lágrimas porque tiveram a notícia de que um parente havia morrido, ou sido capturado, ou coisas assim para manter um sempre presente [medo]. Portanto, isso vem basicamente no meio do filme e é uma demonstração muito gráfica do fato que há grandes perigo lá fora e não é seguro para ninguém, ainda menos para Harry.

Eu então continuei a perguntar como ele pensa que os fãs vão levar a nova cena dado o quão crítico eles geralmente são. Nós esperamos que eles a aceitem bem, pois ela serve como um certo momento da história, e ela é divertida, emocionante, e, se serve de consolo, Jo aprovou isso, então nada que ela não aprovasse iria no roteiro.

Com essa idéia, eu lembrei a David Barron de uma correção que Jo fez que ela nos contou: Dumbledore cumprimentando uma mulher (QUEM?). Foi em uma leitura do roteiro [em Leavesden], eu estava sentado a seu lado e David Heyman no outro, e nós vimos ela escrever na margem, e foi aí que nós descobrimos.

Visitei o set nesse último janeiro, e mais detalhes da visita ao set virá em seguida aqui no MuggleNet em breve. Por agora, tenha em mente que este É realmente o filme mais obscuro, e os fãs devem esperar um filme que David Yates tem tomado bastante cuidado. Continuem ligados para mais!