Naysmith, Stephen. “Santuário familiar continuará aberto graças a resgate de última hora”. The Herald, 11 de maio de 2009.

É um santuário para se escapar da realidade inspirado pela memorável dúvida de um jovem garoto de Gorbals, Glasgow: “O que são férias, senhorita?”

Mas depois de quatro décadas oferecendo, de forma bem-sucedida, descanso a famílias esforçadas e empobrecidas, a Braendam House, em Stirlingshire, foi atingida por um duplo mau-olhado: a morte de sua fundadora e a recessão atingindo inscrições do setor público.

Parecia certo que a casa iria fechar em fevereiro quando a Lilias Graham Trust, instituição de caridade que a mantinha funcionando, emitiu cartas de demissão aos seus funcionários. Foi a Sra. Graham quem fundou a caridade em uma casa herdada de sua tia em 1967, após encontrar a criança de Glasgow que nunca havia estado fora da cidade. Entretanto, ela faleceu aos 91 anos, em agosto do ano passado.

Agora a Braendam House, que costumava oferecer férias gratuitas a famílias pobres de Glasgow e agora oferece terapias familiares mais focalizadas, foi salva de seu fechamento graças à JK Rowling. Sua Volant Charitable Trust interviu após o The Herald informar que a Lilias Graham Trust estava a dias de ter de fechar as portas do centro.

A Braendam House oferece serviços intensivos de avaliações e apoio para famílias, combinando “férias” residenciais longe de suas vidas cotidianas com trabalhos para mudar suas circunstâncias – através de aulas para pais, por exemplo. Também são feitas avaliações profissionais sobre que outro tipo de ajuda a família pode necessitar quando retornar para casa.

Conselhos, diretorias de saúde e outras agências pagam acima de £3000 por semana pelo serviço por família, mas as inscrições se esgotaram conforme as autoridades locais apertaram seus cintos.
Assim como o cheque da Volant, várias outras fundações contribuíram para o pacote de resgate da Braendam House, incluindo a Cattanach Trust, Robertson Trust, Endrick Trust, Mugdock Children’s Trust e a Balmore Coach House Trust.

A caridade também oferece acomodações alternativas para famílias sem-teto, mantendo-as longe de hospedarias “bed-and-breakfast” ¹. Apesar de sua localização rural não satisfazer a todas as famílias, faz algumas se sentirem seguras e foi particularmente útil para mães fugindo da violência doméstica.

A chefe executiva da fundação, Cath Morrison, disse que o novo dinheiro manteria a caridade funcionando até pelo menos março do ano que vem, enquanto algumas fontes contribuíram com um financiamento de três anos.

“São simplesmente notícias fantásticas. É como o secret millionaire ², mas com vários deles. Foi principalmente em resposta ao artigo do Herald – eles o leram e ficaram chocados e queriam nos ajudar a sobreviver”.

A Braendam está agora trabalhando com uma equipe reduzida, com trabalhadores de meio período substituindo aqueles que estavam empregados em período integral. “Infelizmente, ainda tivemos que diminuir nossos empregados porque não tínhamos dinheiro e assim poderíamos sobreviver um pouco mais,” disse a sra. Morrison.

Ela se aproximou à caridade da sra. Rowling porque enquanto esta contribui com o financiamento de pesquisas sobre esclerose múltipla, também tem como objetivo aliviar a privação social – com uma ênfase particular em casos de mulheres e crianças. “Isso parecia casar bem com nossos propósitos”, disse a sra. Morrison.

Agora ela planeja usar a ajuda não especificada da Volant Trust para oferecer cerca de seis semanas grátis de estadia para conselhos e outras instituições como diretorias de saúde, para famílias necessitadas de ajuda.

Aumentar o número de agências referenciando famílias para a Braendam ajudará a assegurar a estabilidade a longo termo da caridade, ela espera.

Um DVD também foi produzido e será usado para promover o serviço. “É apenas para as pessoas nos conhecerem e saberem o que nós fazemos”, ela disse.

A Braendam também atraiu a atenção do Centre for Social Justice, em Londres, do ex-líder conservador, Iain Duncan Smith. A diretora da aliança CSJ, Julia Ashe, viajou no começo deste ano para ver o trabalho da casa por si mesma.

Uma recente avaliação da Lilias Graham Trust concluiu que as estadias na casa (durando uma média de 18 dias, com um custo por família de £8331) entregou bons e consistentes resultados para as crianças, com oito em nove resultando em uma distração em relação ao sistema de saúde.

O porta-voz de JK Rowling e da Volant Charitable Trust negou-se a comentar.

N.T.:
¹ “bed-and-breakfast”: hospedagem que oferece um quarto à noite com direito ao café da manhã do dia seguinte.
² “The Secret Millionaire”: reality show da TV britânica, onde milionários anônimos ajudam comunidades carentes.

Traduzido por: Lilian Ogussuko em 27/06/2009.
Revisado por: Juliana Poli Bonil em 28/07/2009.
Postado por: Ohanna S. Bolfe em 12/08/2009.
Entrevista original aqui.