Langton, James. “Um novo capítulo para Harry Potter e J.K.”. Sunday Telegraph, 12 de maio de 2007.

Qualquer que fosse o final de Harry Potter em seu último livro, uma coisa parecia certa: haveria uma separação de caminhos com J.K. Rowling.

Agora, no entanto, parece que o sétimo livro da série pode não ser o fim definitivo dessa relação.

A escritora multi-milionária está se preparando para uma última olhada no mundo de Harry, Hermione, Dumbledore e Voldemort depois da publicação de Harry Potter e as Relíquias da Morte em julho.

Usando algumas anotações da década passada, Rowling, 41 anos, planeja redigir uma enciclopédia de magia para criar o último guia para o mundo da bruxaria.

A enciclopédia abrangeria figuras históricas, como os fundadores da escola Hogwarts, junto com elaboradas genealogias dos personagens principais.

Também daria a chance de destacar outras figuras que merecem somente uma breve menção nos livros.

Em março, Rowling descreveu sua tristeza em finalizar a série.

“Eu sempre soube que a história do Harry terminaria com o sétimo livro, mas dizer adeus tem sido tão difícil quanto eu sempre soube que seria”, ela escreveu em seu website.

“Eu nunca senti uma mistura de emoções tão extremas na minha vida, nunca imaginei que poderia ficar desconsolada e eufórica ao mesmo tempo”.

Mas sugestões do plano têm surgido em seu website, JKRowling.com.

Apesar de dizer aos fãs que era “muito improvável” que ela escrevesse mais algum romance sobre Harry Potter, ela escreveu: “Eu posso escrever o oitavo livro para caridade, um tipo de enciclopédia do mundo para que então eu pudesse usar todo material extra que não está nos livros”.

A atrativa possibilidade foi confirmada pelo agente da escritora, Christopher Little, que disse que Rowling teve “retido todos os direitos da série Harry Potter” e apontou que isso incluía qualquer outro livro “que ela mesma pudesse de fato escrever”.

A chance de uma enciclopédia autorizada sobre Harry Potter terá fãs e vendedores de livros salivando. Acredita-se que as anotações de Rowling sejam quase tão detalhadas quanto aquelas feitas por JRR Tolkien por sua fantasia de Terra-Média, o cenário de O Hobbit e sua trilogia O Senhor dos Anéis.

Vendas da enciclopédia chegariam quase ao mesmo nível de Relíquias da Morte, que já alcançou 1,5 milhões somente na loja online Amazon. É esperado que se quebre o recorde de publicações quando acontecer o lançamento mundial do livro no dia 21 de julho.

Uma indústria de livros Harry Potter já existe. Além dos setes livros escritos por Rowling, há uma estimativa de existir mais ou menos 190 títulos relacionados a Harry Potter lucrando a partir do sucesso da série original, incluindo O Que Acontecerá no Livro 7? Um livro de previsões feito por um Harry Potter fan site – MuggleNet.com que vendeu 300.000 cópias nos Estados Unidos. Outros títulos incluem um livro na área de negócios empresariais chamados Se Harry Potter Dirigisse a General Electric e Harry Potter e o Torá, que oferece uma perspectiva judia.

Em 2001, Rowling escreveu dois finos livros escolares relacionados ao mundo de Hogwarts. Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam arrecadaram mais de £15 milhões para Comic Relief.

George Beahm, um autor americano que escreveu o bestselling Trouxas e Magia: Um Guia Não-Oficial para J.K. Rowling e o Fenômeno Harry Potter, disse: “Eu acho certamente que há espaço para mais livros dada a posição da série Harry Potter no mundo da ficção”. “Da minha parte, eu não fiz tanto dinheiro – mas tem sido muito divertido”.

Rowling, que como uma mãe solteira sem um tostão morando em Edimburgo no começo dos anos 90 lutou para encontrar uma editora para o primeiro livro, tem visto sua vida transformada pelo fenômeno Harry Potter. Agora a mulher mais rica da Inglaterra com uma fortuna estimada em £545 milhões, está casada com Neil Murray, um médico.

O casal tem duas crianças, além da filha de Rowling de seu primeiro casamento com Jorge Arantes, um jornalista da televisão portuguesa. Enquanto isso, seus talentos para a escrita têm ajudado a criar uma das marcas mais famosas do mundo.

Com as notícias de que a autora está negociando a construção de um parque temático Harry Potter na Flórida, o menino bruxo de óculos será um dos rivais do Mickey Mouse como máquina empresarial.

O quinto filme da série, Harry Potter e a Ordem da Fênix, será lançado dia 13 de julho e deverá competir com o lançamento de Homem Aranha 3 pelo título de maior lançamento em um fim de semana na história. Três dos filmes anteriores já estão entre os dez filmes de maior arrecadação de todos os tempos, com a série, que estrela Daniel Radcliffe como Harry, tendo uma arrecadação mundial de quase £2 bilhões.

Traduzida por: Abner Moreira em 15/03/2008.
Revisada por: Renata Grando em 19/04/2008.
Postado por: Vítor Werle em 26/09/2008.
Matéria original aqui.