Nessa página nós vamos reunir rumores e boatos relacionados a entrevistas.

Rumor: Jo disse que tudo que você precisa saber para entender as coisas está no Livro 1
Isso é provavelmente baseado em um mal-entendido de uma declaração da entrevista Harry Potter e Eu (2001): “Eu reconheço que deva ter passado por uns quinze capítulos alternativos e diferentes no livro um. A razão pela qual eu descartei cada um deles foi: eles iam muito longe. E na verdade se você colocar todos os primeiros capítulos descartados juntos, quase toda a história é explicada.”

Boato: Rowling é adepta de Satanás
Em 2000, o site de humor satírico The Onion publicou um artigo intitulado Harry Potter Spark Rise in Satanism Among Children (Harry Potter acende uma fagulha de satanismo entre as crianças) o qual citou Rowling dizendo “Eu penso que é uma absoluta tolice protestar livros infantis com o pretexto de que eles seduzam as crianças para Satanás. As pessoas deveriam glorificá-los por isso! Esses livros guiam as crianças ao entendimento de que o fraco, estúpido Filho de Deus é um boato vivo que vai ser humilhado quando a chuva de fogo vier,… enquanto nós, seus servos fiéis, rimos e pulamos em vitória.”

Sim, claro. Inacreditável, mas algumas pessoas acreditaram que esse artigo fictício era verdade e logo um e-mail provocador começou a circular entre grupos de igrejas, clamando que Rowling era uma desavergonhada adepta de Satanás (“precisamos rezar por TODAS as crianças que lêem este livro e outros livros como este. VOCÊ DEVERIA REPASSAR ESTE E-MAIL PARA SEUS CONTATOS.”)

Na verdade Rowling tinha dito várias e várias vezes que não acredita em magia e que “Eu tenho conhecido milhares de crianças agora, e não houve nenhuma vez em que uma criança viesse a mim para dizer, ‘Sra. Rowling, estou tão contente que li esses livros, porque agora eu decidi que eu quero ser uma bruxa.’”

Mais informações sobre esse boato (em inglês):
http://www.snopes.com/humor/iftrue/potter.htm
http://www.truthorfiction.com/rumors/h/harrypotter.htm
http://www.religioustolerance.org/chr_culp.htm

Rumor: Um Weasley vai morrer
Este rumor foi iniciado quando Jo começou a dizer às pessoas que um personagem de maior importância morreria no Livro 4 e as pessoas começam a especular (por varias razões) que era Rony. Quando ocorreu de ser Cedrico, e não Rony, as pessoas começaram a dizer que um Weasley morreria. Jo não disse isso, mas ela também não negou de forma alguma.

P.S. Não há nenhum lendário jogador de xadrez chamado “Running Weasel*”.

Rumor: O sexto livro está relacionado com o livro de Rudolfo Anaya; Bless Me Ultima
De acordo com as postagens um site de fãs, no evento Royal Albert Hall (2003) Rowling apresentou seu livro com o comentário de que os fãs deveriam ler Bless Me Ultima para uma pequena alusão sobre o sexto livro. Isto não está em nenhuma transcrição que pudéssemos localizar; o único lugar que você vê essa afirmação é nos sites de fãs – não está confirmado em nenhum outro lugar. Enquanto há uma leve possibilidade de Jo ter dito isto para alguém durante uma sessão de autógrafos (onde tudo que ela diz pessoa para pessoa não é registrado), nós estamos, no presente, tratando isto como um falso rumor. De fato, Juno Puddifoot, um membro do HPANA que esteve lá disse: “No Royal Albert Hall, JKR estava falando sobre a leitura que estava fazendo naquele dia, fornecendo um breve palpite sobre o que estava por vir (o que era o capítulo Orientação Vocacional de OdF). Não sobre o livro que ela estava lendo na época” (Bless Me Ultima é uma grande história, de qualquer forma!).

Boato: Jo disse em uma entrevista para a BBC que alguém vai trocar de Casa no sexto livro
Esta é outra afirmação que foi encontrada em sites de fãs e em nenhum outro lugar. Isso não foi achado em nenhuma entrevista, seja da BBC ou outras. Jo sugeriu que o Chapéu Seletor talvez não fosse infalível (World Book Day, 2004), mas ela nunca disse que alguém trocaria de casa.

Boato: Jo escreveu um comentário para o The Leaky Cauldron com alusões ao sexto livro
Este é interessante, porque alguém realmente pareceu escrever ao TLC que tinha conhecimento mais íntimo sobre o site. Em 15 de agosto, enquanto as pessoas estavam discutindo as revelações da história na Feira do Livro de Edimburgo, alguém com um conhecimento maior postou que o sinal de “Não perturbe” seria removido no próximo dia e o enigma incluiria um alvo. Porém, não poderia ter sito Jo – na primavera de 2005, Jo claramente declarou no seu site que ele nunca postou em sites de fãs.

Postagem misteriosa: http://www.the-leaky-cauldron.org/cgi-b … ry_id=4979

Edição posterior: Jo diz que nunca postou em um fórum de fãs [leia o comentário dela].

Informação de segunda-mão: Jo disse que Pedro Pettigrew pegou a varinha e o manto de Voldemort e os escondeu
Isso pode ser verdade mas nós não temos maneiras de comprovar. Aqui está a fonte: logo após a Feira do Livro de Edimburgo, um garoto de 11 anos chamado “Chris” postou no The Leaky Cauldron (22 de agosto de 2004) que ele tinha tido a seguinte interação com Jo (os itálicos são meus):

Chris: Foi tããããão legal que nós apenas tínhamos que aparecer e se gabar sobre isso, estou assustado (lamento). JK Rowling não é apenas a melhor autora de SEMPRE !!, mas ela é uma mulher muito legal. Foi tão legal conhecê-la, apertar sua mão, dizer obrigado por escrever histórias tão brilhantes E ter todas as nossas coisas assinadas!
Nós chegamos tarde lá, mais ou menos a uma hora, o que foi realmente triste, porque perdemos a leitura do livro, mas uma vez que estávamos lá dentro foi impressionante. JK Rowling até pediu para nos ver por último porque alguém falou pra ela sobre todos os problemas que meu pai teve como o carro (a ignição quebrou!) antes de chegarmos a Edimburgo e disse que ela ficaria uns 5 minutos extras com a gente no final! – WOW, Nós não pensamos que ela passaria mais tempo conosco, mas não sabíamos o que perguntar a ela – todas as questões se desnortearam.
As moças que nos ajudaram a chegar ao festival do livro foram muito legais também, nós fomos levados para onde JK Rowling estava, nos deram nossas pulseiras, então fomos conhecê-la. Nós dissemos olá e ela disse que estava contente porque conseguimos chegar. Eu disse a ela que estava muito contente de estar lá e que os seus livros eram os melhores, e disse se eu poderia fazer uma pergunta a ela e ela me disse para ir em frente e perguntar!
Eu perguntei: JK Rowling, o Professor Lockhart vai sair do St. Mungus, recuperar sua memória e estar em algum dos próximos livros?, ela disse não para todas estas questões.
Eu também perguntei se quando os pais de Harry foram mortos por Voldemort, Rabicho se tornou um rato e fingiu estar morto. Como então que ele entregou para Voldemort sua varinha e manto quando ele o achou e o ajudou a voltar para seu corpo?, ela me disse (depois de assoar seu nariz!) ‘ele os escondeu’.

Nós incluímos esta informação aqui no Madam Scoop, porque foi tão extensamente reportado que assumimos que um dos repórteres tinha um jeito de comprovar a história de Chris. Mas admitimos que é um pouco incerto =).

Informação de segunda-mão: Jo disse que Hagrid não é o Príncipe.
A fonte para isto é um outro relato de um fã do Festival do Livro de Edimburgo, reportado ao Mugglenet e ao The Leaky Cauldron. Pessoas no The Leaky Cauldron puderam confirmar que o fã estava de verdade no festival, então este provavelmente é verdade.

Rumor: O príncipe é alguém que já conhecemos
Nós não conseguimos achar se a Jo já disse isso. De um lado, ela nos disse que Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi o título inicial para o segundo livro (CS), mas por outro lado, ele disse que a história de príncipe foi completamente retirada de CS, então é o que alguém supõe.

Quer mais rumores ridículos de JKR? Veja a seção Rumores e a Lixeira do site dela!

*N/T: Running Weasel soa como Rony Weasley e que dizer algo como doninha corredora.

Traduzida por: Ana Carolina Feitosa em 27/11/2008.
Revisado por: Adriana Couto Pereira em 28/11/2008.
Postado por: Vítor Werle em 29/11/2008.
Página original no Accio Quote aqui.