O que aconteceu em 2008?
Harry Potter e as Relíquias da Morte continuou a ser publicado – em tradução – ao redor do globo, a produção do sexto filme da saga, Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi finalizada e a data de lançamento adiada, e Rowling, com seus livros e filmes baseados na série continuaram a receber premiações em reconhecimento ao seu trabalho.

Em 4 de dezembro foi a vez do tão esperado Os Contos de Beedle, o Bardo ser lançado mundialmente, tanto no Reino Unido e Estados Unidos como no Brasil.

2008
Título e Destaques
Infos
3 fev
Harry Potter Soy Yo
XLSemanal

• Cornélio Fudge foi baseado em Neville Chamberlain, o Primeiro Ministro britânico de 1937-1940.

***
entrevista
8 fev
Ficar invisível? Isso seria o melhor…
El Pais
**
resenha
12 fev
Prêmio James Joyce: 1 hora com J.K. Rowling!
La Gazette du Sorcier
**
transcrição
4 mar
Conversando com J.K. Rowling
Student Magazine
***
entrevista
5 jun
Discurso da autora na formatura da Classe 2008 de Harvard
Discurso na Universidade de Harvard
****
discurso
22 jul
O arrependimento Harry Potter de Rowling
BBC (Escócia)

Vídeo (trecho)

**
contém entrevista
2008/2009
Cofre 27
HarryAHistory.com

• JKR: “Eu acredito que as mulheres são mais aptas a ouvir do que os homens. (Gina e Harry) realmente são almas-gêmeas. Acredito que ela é parecida com Harry. Ela possui uma curiosidade intelectual e possui alguma fé. Hermione (é) totalmente racional. ‘Vamos todos dar as costas ao véu e fingir que não escutamos nada’.”
• Edwiges, na escrita original do livro um, tinha um papel bem importante que poderia levá-la a viver até o final do livro sete “porque o plano era para Edwiges abrir o pomo, porque ela o tocou primeiro, mas, mudando isso para Harry, era tempo de matá-la mais cedo. Eu acho que ela iria morrer de qualquer jeito.”
• Meu modelo para Harry foi o dos veteranos de guerra, que viram horrores e são obrigados a voltar para casa e reconstruir, voltar à sua vida normal e cuidar de sua família, ser um pai – particularmente ser um pai é um trabalho difícil, em tempos dramáticos.
• O roteirista Steve Kloves disse que achava que algo aconteceria entre os dois amigos no sétimo livro, mas Jo salienta que sempre viu Gina como a alma gêmea de Harry.
• Há resolução nítida no final deste livro e que, pela primeira vez na série, a relação custo-benefício não é muito boa: Harry de fato impede Voldemort de conseguir informações sobre a profecia, mas, por outro lado, perde Sirius.
• O isolamento vivenciado por Harry nos últimos livros, onde “Rony e Hermione são as pessoas que melhor lhe entendem, mas eles não são O Eleito, eles não têm a cicatriz.”
• Durante muito tempo o título planejado para o último livro da saga era Harry Potter e as Relíquias de Hogwarts, mas com o tempo ela percebeu que aquilo não era muito apropriado.

*****
contém entrevista

Obs.: Destaques dos artigos foram criados por Deborah Skinner (apelido ‘Madam Scoop’) e traduzidos por Vítor Werle.
Aviso: Se você, por acaso, tiver conhecimento de artigos adicionais para este mesmo ano, por favor, contate-nos.