“Prêmio James Joyce: 1 hora com JK Rowling!”. La Gazette du Sorcier, 12 de fevereiro de 2008.

Um momento extraordinário. Nós mal conhecemos Jo sem tê-la visto diretamente, sem nenhuma câmera de vídeo da TV que possa mudar a atmosfera.

Então Jo veio nessa terça-feira, 12 de fevereiro, convidada pela Sociedade Histórica e Literária, conhecer os estudantes da University College de Dublin. É em uma aglomerada e, algumas vezes, histérica sala que Jo passou por volta de 50 minutos.

O programa era uma leitura pública de um capítulo de Relíquias da Morte (quando Rony volta para Harry e Hermione), e algumas perguntas e respostas com o público.

Quando Jo chegou, a atmosfera era tremenda: altos aplausos e, quando o silêncio voltou, alguém gritou “Eu te amo!”. Jo, que parecia mais viva e jovem do que em um programa de TV, respondeu, obviamente divertida, “Eu também amo vocês…”

Jo sempre lutou contra spoilers: então ela perguntou antes de começar: Alguém que não leu Relíquias da Morte ainda? [risadas] Não, é verdade, nós nunca sabemos…

Ao ler, Jo revelou algumas coisas divertidas, mas o mais incrível é assistir a ela interpretando Rony, Hermione e Harry, modulando sua voz, seu rosto a fim de se ajustar à personagem (no entanto, ela se desculpou por não estar acostumada a esse tipo de exercício…).

Depois, as questões vieram. Elas foram selecionadas por uma equipe e apresentadas à Jo alguns dias antes.

Jo confirmou que as histórias de Snape e Dumbledore foram estabelecidas antes de Pedra Filosofal ser publicada, mas declara que ela não pensa nos filmes quando escreve (mesmo que ela tivesse pensado nos produtores depois de ter escrito a batalha de Hogwarts, percebendo o quanto isso custaria!)

Se Jo viesse a conhecer uma personagem, ela definitivamente escolheria Dumbledore (mesmo que ela fosse tentada a um abraço em Hagrid).

Quanto à oposição do Papa a Harry Potter, ela confessou que não acompanha o caso. Basicamente, ela é definitivamente contra a censura e vê Harry Potter mais como um livro de moral do que pagão.

Harry é meu Herói

Ela já havia pensado em matar Harry? Não, mas Jo está feliz que os leitores tenham considerado a opção.

É claro, a questão da homossexualidade de Dumbledore aparece novamente.

Se há alguma coisa que Jo gostaria de ter incluído em seus livros, seria ter dado uma filha ao primo aborto dos Weasley. Ela teria vivido com eles como uma bruxa muito hábil; teria criado competição para Hermione. Mas não foi bem com a história…

“Dumbledore era Harry vindo do futuro” ganhou o título de pior teoria já ouvida por J. K. Rowling.

Por último, J. K. Rowling recebeu o prêmio James Joyce por sua numerosa venda de livros e por ter devolvido aos jovens o gosto pela literatura.

N.B: Foi totalmente proibido gravar a cerimônia. Pode parecer injusto para os milhões de fãs que não estavam ali; no entanto, é provavelmente o preço a ser pago para manter a atmosfera íntima que nós experimentamos hoje à noite.

Traduzido por: Daniel Mählmann em 13/02/2008.
Revisado por: Renata Grando em 13/02/2008.
Postado por: Vitor Werle em 19/02/2008.