ALFONSO CUARÓN
Alfonso Cuarón: o homem por trás da magia

cBBC Newsround
28 de maio de 2004
Tradução: Fabianne de Freitas

Alfonso Cuarón é o homem por trás da magia de Azkaban. O terceiro filme é o primeiro da franquia Potter dirigido por Cuarón.

Ele parece e temos a impressão de que este é bem diferente dos dois anteriores. Lizo conversa com Alfonso sobre a responsabilidade em fazer o maior filme do ano.

Lizo: o que te fez querer assumir a direção desse?
Alfonso: quando eu fui abordado eu estava um pouco hesitante! Eu não conhecia os livros, eu não tinha visto os filmes. Eu tinha todos os preconceitos como – ‘Eu tenho vergonha de tirar dinheiro de pais e crianças’.

Mas então eu li os livros! E eu percebi a razão pela qual esses livros são tão bem recebidos ao redor do mundo e eu me senti uma vítima do charme desses livros.

Lizo: Como foi conhecer JK, como eram os conselhos dela?
Alfonso: ela disse que eu devia me manter fiel ao espírito dos livros, mas não literal. Isso era me confiar com uma grande liberdade. Mas liberdade e responsabilidade são a mesma coisa – eu me perguntava ‘oh Deus – eu estou sendo fiel ao espírito?’

O incrível de JK como colaboradora é que ela não impede que você faça qualquer coisa. O jeito que ela aborda o tema não tem a ver com “eu gosto” ou “eu não gosto” é mais ligado à “isso faz sentido” ou “isso não faz sentido nesse universo”.

Eu lhe dou um exemplo: tem uma cena onde Malfoy quer ver Bicuço ser executado. É onde Hermione dá um soco nele. E há um relógio de sol. Nós pensamos que precisávamos de alguma coisa lá. Eu disse ‘Vamos colocar um cemitério lá’.

Ela disse: ‘Não você não pode ter um cemitério ali’. E eu perguntei, ‘Por que?’ Ela disse ‘Oh porque o cemitério é perto de outra ala do castelo e será uma parte importante no número seis por causa disso, disso e disso.’

Então você diz ‘E que tal um relógio de sol?’ Ela falou ‘Isso faz um sentido perfeito, porque quando o castelo foi construído o lugar era um antigo sítio Celta’. Bap, bap, bap!

Você tem que ser humilde e respeitar isso! Ela tem o controle total desse universo e você não quer contradizer.

Lizo: Então uau, existe um cemitério em Hogwarts que será uma parte importante no livro seis!
Alfonso: seis ou sete! Ela disse ‘mais adiante’- eu não sei especificamente.

Lizo: Então existe alguma chance de você voltar para dirigir o cinco, seis ou sete?
Alfonso: Agora eu preciso ‘des-Potterizar’. Fazer algo completamente diferente. Porém, mais tarde, se eu for convidado e se continuar o mesmo elenco eu adoraria voltar e dirigir outro. Foram os dois anos mais encantadores da minha vida.