Norman-Culp, Scheila. “Escritora britânica sobe nas tabelas com um conto de bruxos”. Associated Press Newswires, 23 de novembro de 1998.

Nova York (AP) – Em um aperto, você poderia nomear os doze usos de sangue de dragão? Fazer às pressas um esboço da poção Morto-Vivo? Manusear uma Nimbus 2000 dominada em um vibrante jogo de Quadribol?

Claro que não – mesmo se você for um garoto magrelo, prodígio, cheio de manchinhas, com 11 anos de idade como Harry Potter. É por isso que, como Joanne Rowling nos conta, leva-se sete anos para se formar pela Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Rowling, 33 anos, autora de Harry Potter e a Pedra Filosofal, penetrou no topo das listas de mais vendidos no Reino Unido e Estados Unidos com um dos mais encantadores personagens desde aqueles de Roald Dahl criados em “Matilda” e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.-

O livro, o primeiro do que Rowling vê como uma série de sete partes, levou prêmios no Reino Unido, dominando listas de livros mais vendidos entre infantil e adulto lá, e conseguindo para Rowling uma opção de seis dígitos dos filmes pela Warner Bros.

“Eu tenho uma imaginação muito visual. Eu vejo, e então eu tento descrever o que está em minha mente,” disse Rowling recentemente em sua primeira visita aos Estados Unidos, uma turnê do livro por cinco cidades.

Scholastic Inc., sua editora americana, voltou à impressão três vezes desde Setembro para produzir 100 mil cópias de Harry Potter e a Pedra Filosofal – uma conquista rara para um livro infantil. Em seu primeiro mês de lançamento, o resoluto conto de aventura também alcançou a segunda colocação na lista dos livros infantis mais vendidos da Publisher’s Weekly de outubro.

Rowling também ganhou seu segundo prêmio Smarties Prize seguido, pela seqüência Harry Potter e a Câmara Secreta. O prêmio é o equivalente britânico ao prêmio Newbery Medal para literatura infantil, e será entregue na segunda-feira.

A honra não era inesperada. Quando Harry Potter e a Câmara Secreta foi publicado no Reino Unido no último verão, estreou em primeiro lugar na lista adulta de mais vendidos, batendo livros de Jeffrey Archer e de John Grisham.

Enquanto os tablóides britânicos se focaram na história dos trapos-à-riqueza pessoal de Rowling – ela era desempregada, divorciada e mãe solteira em uma pensão social quando ela terminou o livro – os milhares de pequenos detalhes que fazem o universo dos bruxos estavam infiltrados em sua imaginação durante anos.

“Eu tenho caixas e mais caixas de coisas sobre o Harry – leis de bruxos, cadernos de anotações, pedaços de idéias,” disse Rowling enquanto autografava livros para crianças estudantes em Glen Rock, N.J. “Há muita profundidade neste mundo”.

Mas ela admite que a pressão de ter que cuidar de uma criança sozinha – sua filha Jessica tem cinco anos agora – focou anos sonhando acordada e notas rascunhadas em uma trama.

“Estar naquela situação, me sentindo tão isolada, me deu coragem. O que eu tinha a perder?”, ela disse.

Rowling foi criada em Chepstow, na Floresta de Dean que fica na fronteira entre Inglaterra e País de Gales. Quando garota, ela amava ler – para nomear dois: “Little White Hare” de Elizabeth Goudge e “Manx Mouse”, de Paul Galiico – e contava suas histórias bárbaras para sua irmã mais nova, Di. Aquelas histórias continuaram enquanto ela se formava em Francês na Universidade de Exeter.

“Meus pais esperavam que eu me tornasse uma secretária,” disse Rowling, rindo dos anos que ela passou como uma “bem medíocre”, na Anistia Internacional antes de ir para Portugal para ensinar inglês.

Lá ela conheceu seu marido, teve sua filha, se divorciou e acabou voltando para a Inglaterra, tentando encontrar sentido para sua vida.

Rowling tem um senso correto do que significa ter 11 anos, e sua notável construção tijolo-a-tijolo do mundo de Harry, tornou uma trama um tanto quanto tradicional em um deleite.

Harry Potter – um garoto órfão de bom coração – é maltratado por parentes ignorantes, descobre a verdadeira razão da morte de seus pais e vai para uma escola de bruxos para lutar contra garotos implicantes em suas aulas e contra as forças malignas que ameaçam libertar o mal no mundo.

Pense em Luke Skywalker. Então, adicione uma vassoura, um bando de colegas esquisitos como em “Os Goonies”, e uma competição atlética onde bruxos grandes e menores desesperadamente tentam consertar o resultado. Jogue um dragão cuspidor de fogo de estimação – proibido – e um misterioso terceiro andar – absolutamente proibido. Não se esqueça de caçar quem está matando unicórnios inofensivos e descobrir porque o assassino precisa beber o sangue deles.

Cada livro pode ser lido como uma aventura separada, mas as sub-tramas entrelaçadas entre eles unem-se em uma orquestral crescente para o sétimo livro. Rowling entregou o terceiro livro da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, para sua editora britânica antes de vir aos Estados Unidos. E o capítulo final do sétimo livro já está escrito, mas Rowling não tem certeza de como ela – ou Harry – chegará lá, daqui.

Agora, a autora está simplesmente aproveitando a sua liberdade financeira por conseguir acertar vários home runs (1) – e sabe exatamente com o que ela vai gastar uma parte do dinheiro que está entrando. “Eu vou voltar à Nova York, uma grande viagem,” ela prometeu. “É muito mais bonito do que eu pensei!”.

(c) 1998. The Associated Press. Todos os direitos reservados.

(1) No beisebol, home run é uma rebatida na qual o rebatedor é capaz de circular todas as bases, terminando na base de origem.

Traduzida por: Leticia Vitória em 18/12/2008.
Revisado por: Thais Teixeira Tardivo em 23/12/2008.
Postado por: Vítor Werle em 03/01/2009.
Entrevista original no Accio Quote aqui.