Fraser, Lindsey. “J.K. Rowling no Festival do Livro de Edimburgo”. 17 de Agosto de 2004

Lindsey Fraser: Bem, nós devemos ser as 500 pessoas mais felizes de Edimburgo hoje. Meu nome é Lindsey Fraser e eu estou contente por cumprimentar vocês, em nome do Festival Internacional do Livro de Edimburgo, por acordarem tão cedo nesta manhã de domingo. Bem vindos a este evento especial. É claro, que J.K. Rowling não precisa de uma introdução, então meu trabalho vai ser muito fácil hoje. Graças aos livros de Harry Potter, a vida dela mudou dramaticamente – Eu tenho certeza que vocês sabem como a história é. Graças aos livros da série Harry Potter nossa vida mudou também. Nós somos parte de de um grupo internacional de leitores o que reflete que algumas pessoas que estão aqui hoje viajaram de muito longe. É como um gigantesco clube de leitura que está imerso no mundo que ela criou. Ela não fala frequentemente com os seus leitores nos dias de hoje, sem dúvidas. Ela está muito ocupada escrevendo o gigantesco livro então ela não sai muito, mas ela abriu uma exceção hoje, primeiramente para ler um trecho de seu último livro e responder umas questões. Eu sei que vocês querem mostrar como estão encantados hoje. Senhoras e senhores, J.K. Rowling.

J.K. Rowling: Bom dia. Eu vou fazer uma leitura curta para vocês do Harry Potter e a Ordem da Fênix, e eu vou aceitar algumas perguntas. Tem alguém aqui que não tenha terminado ainda de ler o quinto livro? Eu sei que tem alguém no fundo, porque eu a conheço e ela me disse. Eles parecem ser a maioria adulta: Isto seria certo? Se há pessoas mais jovens que ainda não acabaram de ler o livro, nós precisamos ter cuidado para não entregar o grande final, se vocês sabem o que eu quero dizer. Se vocês tem perguntas sobre o grande final, talvez pudessem guardá-las para quando pegarem mais tarde seus livros assinados. Eu tento não acabar com a apreciação do livro se eles ainda estão lendo, então eu escolhi um trecho do começo do livro, antes de Harry voltar a Hogwarts. Ele e Rony recebem uma pequena surpresa – para Harry é como uma desagradável surpresa, eu tenho de dizer.

J.K. Rowling lê um fragmento de Harry Potter e a Ordem da Fênix.

[Perguntas da audiência]

De todos os seus livros, qual é o seu favorito?
Varia. Eu teria de dizer que provavelmente é o Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, embora no momento- é injusto de eu dizer – Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o meu livro favorito. Desculpe. Eu sou a única que leu e eu o acho muito bom. Eu sou normalmente assim quando escrevo um livro. Geralmente quando eu estou um pouco além da metade do caminho eu normalmente o amo, mas no momento em que eu o acabo eu o odeio completamente e acho que não passa de lixo. No momento, eu realmente gosto de como o sexto livro está indo. Muita coisa acontece e muitas perguntas são respondidas. Eu realmente sinto que estamos quase lá e que está na hora de respostas, nada mais de perguntas ou pistas, apesar de obviamente haver algumas pistas, já que ainda não terminei. Eu espero que isto seja suficientemente frustrante para vocês, sabendo que ainda não podem lê-lo.

Que livros você leu quando era criança e que livros você lê hoje em dia?
Quando eu era criança, eu lia absolutamente tudo. Meu livro favorito para crianças seria “I capture the Castle” de Dodie Smith, que eu realmente adoro, “The Little White Horse”, todos os livros clássicos de crianças… Eu amo E Nebist – Eu acho ela ótima e me identifico com o jeito que ela escreve. As crianças dela são muito reais e ela foi uma inovadora na época dela. Também leio muitos livros de adultos. O último romance que li foi “The Moonstone” de Wilkie Collins, que eu tinha a intenção de ler há anos. É uma ótima leitura. Eu estava de férias e, pela primeira vez em cinco anos, eu não levei nenhum Iris Murdoch comigo, porque é tão deprimente. Eu estava prestes a colocar um em minha estante e eu pensei, “por que fazer isso? Por que colocar você nessa posição?”, então eu não me incomodei. Eu leio Wilkie Collins então e foi uma experiência muito melhor.

Todos os retratos em Hogwarts são de pessoas mortas. Eles parecem estar vivendo pelos seus retratos. Como isso é possível? Se tivesse um quadro dos pais do Harry, ele seria capaz de conseguir conselhos do quadro?
Esta é uma pergunta muito boa. Eles são todos de pessoas mortas; eles não são tão concretos como os fantasmas, como você pode ter percebido. O lugar em que você vê os quadros realmente falar é no escritório de Dumbledore, primeiramente; a idéia é que os diretores e diretoras passados deixaram nos retratos um pouco de sua personalidade. Eles deixam a áurea, quase, no escritório e podem dar conselhos ao ocupante atual, mas não é como ser fantasma. Eles repetem ditados populares na maioria das vezes. O quadro da mãe de Sirius não é bem uma personalidade 3D; ela não é bem esclarecida. Ela repete ditados que sabia quando estava viva. Se Harry tivesse um quadro dos pais dele não o ajudaria em muita coisa. Se os conhecesse como fantasmas, isso teria uma interação muito mais significante, mas como Nick explicou em Ordem da Fênix, – Eu estou entrando em um território perigoso, mas eu acho que vocês sabem o que ele explicou – algumas pessoas não voltariam como fantasmas porquê eles não tem medo, ou tem menos medo, da morte.

Quem é o seu personagem favorito no livro?
Tenho vários favoritos. Eu realmente gosto de Harry, Rony, Hermione, Hagrid e Dumbledore. Eu amo escrever sobre Snape – mesmo ele não sendo a pessoa mais gentil do mundo, é muito engraçado de se escrever. Eu amo escrever sobre Duda. Se eu pudesse conhecer alguém, escolheria o Lupin. Realmente gosto dele. Meu novo personagem favorito é a Luna – eu sou fã dela.

A Tia Petúnia é um aborto?
Boa pergunta. Não, ela não é, mas – [risadas]. Não, ela não é um aborto. Ela é uma trouxa, mas- [risadas]. Você vai ter que ler os outros livros. Você deve ter tido a impressão que existe um pouco mais da tia Petúnia do que nós vemos, e você irá descobrir o que é isso. Ela não é um aborto, entretanto isso é um bom chute. Oh, eu estou estragando muito aqui. Estou sendo muito indiscreta.

De onde você tira idéias para os nomes dos personagens tipo Aluado, Pontas, Almofadinhas e Rabicho?
Estes nomes vieram das criaturas que eles se transformam. Eu me diverti muito com esses. Rabicho (wormtail) foi o mais difícil. Minha irmã odeia ratos e o problema dela com eles são os rabos, então foi isso que me deu a idéia. Você sabe como eu pego alguns nomes porque eu pego até nomes de solteiro de mães de amigos meus, não é? Você tem que ter cuidado se ficar muito amigo comigo porque você tende a aparecer em um dos meus livros, e se você me ofender, você virará um personagem sujo. Eu descobri o nome McClaggan outro dia, que eu acho que é um grande nome. Então teremos um McClaggan no livro seis porque eu achei que este sobrenome é muito bom para ser perdido.

Nas suas histórias, Harry vai crescer como bruxo?
Bem, eu não acho que estrago muito ao dizer que ele irá sobreviver para o livro sete, basicamente porque eu não quero ser estrangulada por vocês, mas eu não vou dizer nada mais sobre ele ficar mais velho do que isso porque eu nunca disse nada sobre o assunto. Vocês são bons em me colocar em enrascadas!

Algum personagem seu é baseado em pessoas reais?
O único personagem que é deliberadamente baseado em uma pessoa real é o Gilderoy Lockhart. [Risadas] Talvez ele não seja quem vocês imaginem, mas eu tenho que dizer que a versão viva dele é pior. [risadas] Ele era chocante! As mentiras que ele contou sobre as aventuras que ele teve, as coisas que ele dizia ter feito e os atos impressionantes que ele tinha executado… Ele era um homem chocante. Eu posso dizer isso livremente porque nunca em um milhão de anos ele vai saber que ele é o Gilderoy Lockhart. Eu sempre me preocupo pensando que ele vai descobrir um dia. Ele é uma dessas pessoas do passado de que você nunca se recupera. Um dia eu vou estar dando autógrafos e ele simplesmente vai aparecer, “olá, Jo” [Risadas]. Outras pessoas contribuíram com as características estranhas, como um nariz, para um personagem, mas o único personagem que eu me sentei e pensei que eu me basearia em alguém que existe é Gilderoy Lockhart. Isso aconteceu por ter que aturar ele por dois anos inteiros.

Você já escreveu algo que não fosse Harry Potter?
Não. Eu escrevi outras coisas que não foram publicadas, e eu asseguro que não é uma grande perda para o mundo. Eu escrevi todos os tipos de coisas, mas nada foi publicado. Alguma parte disso talvez seja publicada um dia – Eu não sei. Existem algumas coisas não terminadas que eu gostaria de terminar, mas eu não sei se queria que fossem publicadas.

De todos os personagens descritos nos livros, qual tem a personalidade parecida com a sua?
Existe uma teoria que cada personagem é uma extensão do caráter do autor, o que me torna uma das pessoas com mais distúrbios, eu acho [risos]. Eu não sei quantos personagens eu tenho, mas deve estar se aproximando dos 200, então eu estou em apuros. Hermione é um pouco parecida comigo quando eu era mais jovem. Eu não previ que Hermione se pareceria comigo, mas ela se parece. Ela é um exagero do que eu era quando era jovem. Harry é um pouco como eu também. Se você juntar Harry, Rony e Hermione… Eu acho eles fáceis de escrever, e acho que isso é porque eles são pedaços diferentes da minha personalidade. Quando você chega em alguém como Dolores Umbridge, de jeito nenhum – eu não sou nem um pouco como ela. Ela é uma mulher horrível.

Que forma o patrono de Dumbledore tem?
Boa pergunta. Alguém pode adivinhar? Vocês têm a dica. Existem alguns boatos sobre isso. É uma fênix, que é bem representativo para Dumbledore, por uma razão que vocês podem adivinhar.

Como irá chamar o sétimo livro?
Eu acho que você foi empurrado a perguntar isso. [risos] Fui perguntada sobre Harry Potter e a Ordem da Fênix ao vivo em uma rede de TV dos Estados Unidos por um garoto tão bonito e tão fofo quanto você. E eu falei o nome. Eu não tinha dito a todos os jornalistas, daí um garotinho como você levanta a mão e pergunta, “qual é o título do seu próximo livro?”, e eu respondo “Harry Potter e a Ordem da Fênix”! Mas eu não posso dizer para você, me desculpe. Você não tem idéia do problema em que eu estaria se falasse. Meu agente mandaria me caçar e me matar, então eu não posso dizer.

Porque o barman do Cabeça de Javali é vagamente familiar para o Harry? Ele é o irmão de Dumbledore?
Ohh- vocês estão ficando bons. Porque você acha que ele é Aberforth? [Membro da Audiência: Várias dicas. Ele tem cheiro de cabras e ele parece um pouco com Dumbledore]. Eu estou um pouco orgulhosa dessa dica eu tenho que dizer [risos]. Bem sim, obviamente. Eu gosto da dica da cabra – eu ri de mim mesma sobre essa dica.

Você está feliz com os filmes que foram feitos?
Estou feliz com os filmes. Dos 3, Azkaban é o meu favorito. Eu achei que ele foi realmente bom por várias razões. Eu acho que Alfonso Cuaron, o diretor, fez um trabalho maravilhoso e Dan, Emma and Rupert, que fazem o papel de Harry Hermione e Ron, estavam realmente ótimos no filme – eu disse isso a eles.

Como você cria os nomes estranhos das poções?
Ás vezes inventar não é o bastante. Eu estava escrevendo o capítulo mais recente do Half Blood Prince (livro 6) e eu precisava criar um outro nome para uma outra poção. Eu me sentei por dez minutos em frente ao teclado e de repente eu digitei “X”. Eu pensei, “Eu vou voltar e preencher isso depois” As vezes você realmente quer continuar com a história. Algumas vezes nomes vem a você, o que é ótimo, mas em outras é difícil e você tem que lutar com seu cérebro um pouco. As vezes os nomes vem quando você está tomando banho, no banheiro ou algo assim. Meu marido está acostumado comigo dizendo “Espere!” e saio correndo subo as escadas e escrevo algo.

O que você costuma fazer em seu tempo livre?
Eu não tenho nenhum tempo livre![risadas]. Quando não estou escrevendo ou tomando conta das crianças, eu leio e durmo. Para ser totalmente honesta com vocês, no momento dormir é minha coisa preferida no mundo para se fazer. Eu sei que é um pouco depressivo responder isso. Eu gostaria de dizer que eu estava festejando com Mick Jagger – Bem, eu não gostaria de estar festejando com Mick Jagger isso é uma mentira, mas seria com certeza uma resposta mais interessante para dar para vocês aqui no festival.

Quem foi o primeiro personagem que você inventou?
Harry. Ele é realmente a história inteira. Toda a trama contém Harry Potter, os pais dele, o passado, o presente e o futuro – esta é a história. Harry veio a mim primeiro e então tudo surgiu dele. Eu dei a ele os pais, depois o passado, então Hogwarts, e o mundo bruxo ficou grande e grande. Ele foi o ponto de partida.

Hermione tem algum irmão ou irmã?
Não, ela não tem. Quando eu inventei Hermione eu dei a ela uma irmã mais nova, mas ela foi muito dificil de trabalhar. A irmã mais nova não deveria ir para Hogwarts. Ela deveria pertencer ao mundo Trouxa. Foi uma linha que não deu certo e que não teve importância na história. Eu deliberadamente mantive a família da Hermione em segundo plano. Você muito da família de Ron e eu pensei em deixar a família de Hermione de lado para contrastar, porque eles sao normais. Eles são dentistas, como vocês sabem. Eles estão um pouco confusos com a filha estranha deles e orgulhosos ao mesmo tempo.

Harry tem uma madrinha? Se tiver, ela irá aparecer em livros futuros?
Não, ele não tem. Eu pensei nisso, Se Sirius fosse casado… Sirius era muito ocupado sendo um grande rebelde para se casar. Quando Harry nasceu, estava acontecendo o cume da volta de Voldemort então seu batizado foi muito rápido, com apenas Sirius, Apenas o melhor amigo. Naquele momento parecia que os Potter tinham que se esconder obviamente eles não poderiam fazer um grande batizado e convidar várias pessoas. Sirius é o único, infelizmente. Eu tenho que tomar cuidado com o que eu digo aqui, não tenho?

Se por um dia você pudesse ser um dos personagens, qual seria?
Definitivamente não seria o Harry, porque eu não gostaria de passar por tudo aquilo. Eu sei o que espera por ele sendo assim não tem razão de eu querer ser ele por um dia. No momento, eu não gostaria de ser nenhum deles, pois a vida está ficando um pouco árdua para eles. Seria cômico ser alguém como o Pirraça, causando desordem e não se importando.

Ron e Hermione ficarão juntos?
Bem [Risos] O que vocês acham? [Membros da platéia: sim!!!]. Eu não vou responder. Eu não posso dizer, posso? Acredito que, até agora, já dei bastante pistas sobre esse assunto. Isso é tudo o que tenho a dizer. Vocês terão que ler nas entrelinhas agora.

Você sempre quis ser uma autora?
Sim. Eu sabia que queria ser uma escritora desde os meus seis anos, pois eu escrevi um livro nessa idade. Foi um trabalho muito genioso intenso sobre um coelho chamado Coelho. Eu dei o livro para a minha mãe e ela disse, “que adorável”, e como mãe acrescentou, “isso é muito, muito bom”. Daí eu pensei, “bem, então publica ele”. É uma coisa estranha pra uma criança de seis anos pensar. Não sei de onde isso surgiu. Eu realmente queria fazer isso. Ninguém na minha família queria ser escritor. A minha irmã escreve cartas muito engraçadas, mas com apenas um parágrafo. Ela não prosseguia da maneira que eu faço.

Você pode me falar mais sobre a Rita Skeeter?
Eu amo a Rita. Sabe quando o Harry entra no Caldeirão Furado pela primeira vez, em Harry Potter e a Pedra Filosofal? Todos dizem “Você está de volta!” e ele percebe pela primeira vez que ele é famoso. Em um rascunho bem antigo, Rita, uma jornalista, estava lá e ela corre pra falar com Harry. Por alguma razão o nome dela era Bridget – Eu esqueci o porquê. De qualquer forma, ela o deteve por tanto tempo no Caldeirão Furado e eu realmente precisava fazer com que ele continuasse andando então eu pensei que não tinha como eu colocá-la ali. Eu estava escrevendo o primeiro livro e estava já planejando o restante, e o livro quatro supostamente seria o livro em que a fama de Harry começa a pesar quando ele é exposto ao extenso mundo bruxo, sendo assim pensei que seria o livro perfeito para a Rita entrar. Ela ainda se chamava Bridget nessa época. Eu não tinha idéia que até a época em que eu escrevi o livro eu iria conhecer várias Ritas e pessoas que assumiriam que eu escrevi a Rita em resposta ao que aconteceu comigo, o que não é de fato a verdade. Entretanto, não vou negar que escrever sobre a Rita foi bem mais divertido após ter conhecido as pessoas que eu conheci. Eu realmente gosto da Rita. Ela é asquerosamente amoral, ela é horrível, mas não posso deixar de admirar sua obstinação. Ela é muito determinada a fazer o seu trabalho e tem algo levemente atraente sobre isso. Tem mais por vir sobre a Rita. É realmente interessante escrever sobre ela e sobre a Hermione, pois as duas são tão diferentes. A cena em que tinha Rita, Hermione e Luna estão juntas em um pub foi realmente divertida de se escrever porque eram três diferentes mulheres com seus pontos de vista totalmente diferentes. Você tinha a jornalista cínica, você tinha a Hermione, que é muito lógica, honesta e legal, e você tinha a Luna, que é completamente fora de série, mas fantástica. Eu relmente adoro a Luna. Você tem essas três pessoas que não estão na mesma freqüência fazendo um trato. Foi divertido de escrever.

Você com certeza já teve que lidar com muitas pessoas tentando obter informações sobre os livros, mas qual foi a coisa mais estranha ou talvez a pergunta mais inteligente que alguém já lhe fez? Você alguma vez quase já se entregou?
Bem, você é uma pessoa inteligente. as pessoas perguntam coisas do tipo: “vai ter um oitavo livro e o Harry estará nele?”. Existem perguntas que eu simplesmente não posso responder. Os fãs são muito bons nisso e eu tenho que ficar atenta. Eu acho que você quer saber, mas ao mesmo tempo não quer. Todos vocês adorariam que eu contasse exatamente o que acontece nos livros seis e sete e então que eu alterasse a memória de vocês para que vocês pudessem ler os livros. Eu sei, porque é assim que eu me sinto sobre coisas que eu realmente gosto. Eu até que gostaria de fazer isso, mas ao mesmo tempo eu sei que estragaria a surpresa pra todo mundo.
Eu tava achando que eu fosse revelar algumas coisas para vocês até o fim do dia e to começando a achar que eu não falei o bastante ainda. Tem duas perguntas que nunca me foram feitas, mas que eu deveria ter sido perguntada, se é que vocês me entendem. Se você quer especular sobre alguma coisa, você deveria especular nessas duas perguntas, que irão lhes guiar na direção certa. A primeira pergunta que nunca me fizeram – talvez já tenha sido feita em alguma sala de bate papo mas ninguém me perguntou diretamente – é “por que Voldemort não morreu?” e não “por que Harry sobreviveu?”, mas sim “por que Voldemort não morreu?”. O feitiço virou contra o feiticeiro então ele deveria ter morrido. Por que ele não morreu? No final do Cálice de Fogo ele disse que uma ou mais precauções foram tomadas, permitindo que ele sobrevivesse. Vocês deveriam estar se perguntando o que ele fez para ter a certeza de que ele não morreria – vou colocar desse jeito. Eu não acredito que seja algo que se possa adivinhar. Talvez seja – alguém pode até adivinhar – mas você deveria estar se perguntando sobre isso, ainda mais agora que vocês já sabem sobre a profecia. Acho melhor eu parar por aqui antes que eu me incrimine. A outra pergunta que me deixa surpresa de ainda não ter me sido feita desde o lançamento da Ordem da Fênix – achei que as pessoas perguntariam siso – é por que Dumbledore não matou ou não tentou matar Voldemort no Ministério da Magia? Sei que estou falando muito e tem gente que nem leu o livro. Embora Dumbledore tenha dado uma razão para Voldemort, não é o motivo verdadeiro. Quando eu mencionei essa pergunta para o meu marido – eu disse ao Neil que eu iria mencionar isso para vocês – ele disse que era porque Voldemort sabia que ainda tinham mais dois livros a caminho. Bem, como vocês podem ver, eu e ele não estamos na mesma frequência literária. [risos]. Essa não é a resposta; Dumbledore sabe de algo levemente mais importante que isso. Se você quer se concentrar sobre alguma coisa, eu o aconselharia a se centrar nessas duas perguntas. Que levarão vocês um pouco mais a frente.

Hagrid por acaso irá obter sucesso com os planos de educar o irmão?
De uma maneira limitada, sim. Grope é obviamente a coisa mais estúpida que Hagrid já trouxe pra casa. Na sua vasta lista de coisas estúpidas que ele já trouxe, Grope é o unico que poderia ter acabado com ele, mas ironicamente deve ser o momento em que algo montruoso veio para o bem. No próximo livro, Grope estará um pouco mais domesticado, Acredito que você tenha notado isso no final do quinto livro, pois ele começa a falar e passa a ser um pouco mais ameno ao contato humano.

Como Dumbledore conseguiu aquela cicatriz no joelho que é como o mapa da estação do metrô de Londres?
Você descobrirá um dia. Sou muito apaixonada por aquela cicatriz.

De onde você tira o nome para os livros?
Algumas vezes foi fácil, o título veio naturalmente da trama. Outras vezes foi praticamente uma batalha, Harry Potter e a Câmara Secreta teve vários títulos diferentes. De fato, como muitos já devem saber, uma vez foi chamado Harry Potter and the Half-Blood Prince, mas então retirei parte da história que não se encaixava na trama principal. Essa parte dava muita informação cedo de mais, então eu retirei e se tornou uma grande parte, porém não a única da trama do sexto livro. Mas não foi deixado nenhum vestígio dessa trama na Câmara Secreta. As pessoas têm especulado que o livro seis é um desmembramento do segundo livro, mas não é.

Foi realmente muito triste quando Sirius…
Não, não, não podemos. Falaremos sobre isso depois. Acreditei que a gente já tivesse deixado isso pra lá, mas em todo caso…

Foi recentemente confirmado que Blaise Zabini é de fato um personagem masculino. Nós saberemos mais sobre ele nos próximos livros?
Correto, vocês irão saber.

E também, a gente vai ver mais o Snape?
Vocês sempre verão muito o Snape, pois ele é um presente como personagem. Eu hesito em dizer que o amo [Platéia: eu amo!!!] Vocês amam? Isso é muito preocupante. Vocês estão pensando no Alan Rickman ou no Snape? [Risos] Como é a vida, não? Eu criei esse herói – Harry, obviamente – e lá está ele na tela dos cinemas, o Harry perfeito, já que o Daniel se aproxima bastante do Harry que eu sempre imaginei, mas quem é que faz todas as garotas abaixo dos 15 anos se apaixonarem? Tom Felton como Draco Malfoy. Garotas, parem de se apaixonar pelo “bad guy”. Corram atrás de um cara legal em primeiro lugar. Eu demorei 35 anos para aprender isso, mas estou dando esse conselho para vocês de graça, agora, ainda no início da vida amorosa de vocês.

No quinto livro Harry consegue ver os Testrálios. Você consegue?
Sim, eu consigo. Essa é realmente uma ótima pergunta, pois poderei esclarecer um certo ponto: as cartas que recebi falando dos Testrálios! Todo mundo tem me dito que Harry já havia visto pessoas morrerem antes de ver os Testrálios. Apenas para esclarecer isso de uma vez por todas, isso não foi um erro. Eu já havia pensado nisso. Harry não viu os pais morrerem; ele tinha apenas um ano de idade. Apesar de vocês nunca terem lido essa cena, eu a escrevi e descartei. Ele não viu a morte dos pais, ele era muito jovem para entender isso. Quando você descobre sobre os Testrálios, você descobre que apenas consegue enxergá-los se já viu a morte e realmente a entende, quando você realmente sabe o que ela significa. Alguém disse que Harry viu Quirrell morrer, mas isso não é verdade. Ele estava inconsciente quando Quirrel morreu no primeiro livro. Ele não sabia até descobrir que o professor morreu quando Voldemort deixou o seu corpo. Então você tem Cedrico. Com Cedrico, é um pouco mais complicado. Harry tinha acabado de ver a morte de Cedrico quando esperava as carruagens que os levariam para a estação de Hogsmeade. Eu pensei sobre isso no final do Cálice, pois tinha conhecimento do que fazia as carruagens andarem. Na Câmara Secreta, quando as carruagens eram guiadas por coisas invisíveis, eu sabia o que estava lá. Eu decidi que seria algo estranho para se colocar no final do livro. Qualquer um que tenha sofrido uma perda, sabe que existe o choque inicial, mas que demora um certo tempo até você perceber que nunca mais irá ver a pessoa novamente. Até isso acontecer, eu não acreditava que Harry pudesse ver os Testrálios. Quando ele volta, ele passa a ver aquelas coisas estranhas. Eu ditei o título para o quinto livro, que é bem mais sombrio.

Além do Harry, Snape é o meu personagem predileto, porque ele é tão complexo que eu simplesmente amo ele. Ele consegue ver Testrálios? Caso consiga, por que? E mais, ele é um bruxo puro sangue?
Sobre a família do Snape. Ele foi um Comensal da Morte, sendo assim, claramente ele não vem de família trouxa, pois caso fosse não lhe seria permitido ser um Comensal, exceto por raras exceções. Bem, com isso você tem algumas explicações sobre os ancestrais dele. Ele pode ver Testrálios, mas na minha imaginação, muitos dos personagens mais velhos de Hogwarts conseguem ver Testrálios, porque, obviamente, a medida que você vive, você perde pessoas e entende o que é a morte. Mas você não pode esquecer que Snape foi um Comensal da Morte. Ele terá visto coisas que… Por que você ama ele? Por que as pessoas amam o Snape? Eu não entendo isso. Mais uma vez é a síndrome do bad guy, não é? Isso é muito desanimador. [Risos] Uma de minhas melhores amigas assistiu ao filme e disse “você sabe quem é super atraente?” eu disse, “Quem?”, ela disse, “Lúcio Malfoy!”.

Tem mais coisas sobre o Duda do que a gente conhece?
Não. [Risos] O que você vê, é o que ele é. Fico feliz em dizer que se trata de um personagem sem um passado muito importante. Ele é apenas o Duda. No próximo livro, Harry Potter e Enigma do Príncipe, você vai ver muito pouco dos Dursleys, será uma passagem rápida. Vocês o verão um pouco mais no último livro, mas não irão ver muito do Duda no livro seis – poucas linhas. Sinto muito caso exista algum fã do Duda aqui. Acredito que você terá que rever as suas prioridades se é sobre o Duda que você espera descobrir ansiosamente. [Risos]

O seu plano original de sete livros mudou durante os anos?
Mudou, porém apenas alguns detalhes. Em todos os aspectos importantes continua o mesmo. E o final será o mesmo que planejei em 1997. A história sofreu algumas mudanças e mudaram algumas coisas que talvez eu não esperasse, mas a linha de raciocínio continua a mesma. cada livro foi feito indo a caminho da conclusão final.

Existem vários feitiços em latim nos livros. Você fala latim?
Sim. Em casa nós conversamos em latim.[Risos] Principalmente. E para desestressar, nós falamos um pouco de grego. Meu latim não é bom para dizer a verdade, mas isso realmente não importa, pois feitiços antigos são pronunciados em latim – uma engraçada mistura de linguas estranhas embaralhadas com feitiços, é assim que eu uso. Ocasionalmente você irá esbarrar em algo do meu latim que é, quase que acidentalmente gramaticalmente correto, mas isso é raro. Em minha defesa, o latim é deliberadamente uma língua esquisita. Latim perfeito não é um meio de comunicação mágico muito comum, não é mesmo?! Algém aí sabe de onde vem o “avada kedavra”? É um feitiço antigo em aramaico, a forma original do “abracadabra”, que significa “deixe a coisa ser destruída”. Originalmente era utilizado para curar doenças e “a coisa” era a doença, porém eu decidi fazer “a coisa” ser a pessoa parada na minha frente. Eu tomo muita liberdade com coisas como essa, eu modifico e as torno minhas.

Você vai ter um livro sobre os pais do Harry? Sobre com eles se tornaram amigos e como eles morreram?
Seria “Harry Potter: Episódio Um” [Risos] Mas muitas pessoas já me perguntaram isso. É tudo culpa do George Lucas. Você não precisará de um livro antecessor, quando eu terminar você estará sabendo o suficiente. Acredito que isso seria um meio sem fundamento de querer explorar a trama. Tenho certeza de que o sr. Lucas está fazendo isso apenas por razões artísticas, mas no meu caso acredito que quando você terminar de ler a série, você saberá tudo o que é necessário.

Voldemort ou Tom Riddle alguma vez na vida se importaram ou amaram alguém?
Bem, essa é uma ótima pergunta pra terminar – muito boa. Não, nunca! [Risos] Se ele tivesse, ele não teria se tornado o que se tornou. Você irá descobrir muito mais sobre isso. É uma boa pergunta, pois nos leva concisamente para a trama do sexto livro, embora eu tenha que repetir pela milésima vez que Voldemort não é o príncipe mestiço. que é o que muita gente acredita. Ele definitivamente não é, defintivamente não.

Obrigada por suas excelentes perguntas!

Lindsey Fraser: Foram perguntas absolutamente brilhantes e eu acredito que vocês irão concordar que foi um ótimo evento. Uma salva de palmas para J.K. Rowling.

Traduzido por: Carmem e Gabi em 17/08/2004.
Revisado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007.
Postado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007.