Brock, Ted. “Um caminho com bruxos: a escritora J.K. Rowling traz Harry Potter à vida com óculos”. Modesto Bee, 14 de novembro 1999.

Conheço Harry Potter. Digo, nunca encontrei Harry Potter, o personagem principal de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” e dos dois livros que o antecederam, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara Secreta” de J.K. Rowling. Entretanto, eu realmente conheço Harry Potter.

Digo isso não apenas porque meu filho de 9 anos, Bill, foi de Harry Potter para o Dia das Bruxas – o menino bruxo de óculos redondos, a capa, a varinha e a cicatriz em forma de raio em sua testa. E não apenas porque Bill se vestiu com os trajes de Harry quando ouvimos J.K. Rowling falar há um par de semanas na Escola Secundária Maria Carillo, em Santa Rosa.

A aparição de Rowling atraiu 2.400 pessoas de pé no ginásio da escola. Ela ralhou de brincadeira com as crianças por um minuto ou dois, leu para elas, as fez rir, autografou seus livros e as mandou embora impressionadas. Ela os conquistou da mesma forma que Harry Potter faz nos livros.

À medida que ela saía do palco após sua conversa de 20 minutos, Bill se voltou para mim e disse, mais alto que os aplausos, “Legal! A Copa Mundial de Quadribol”. Quadribol, como sabem os leitores de Potter, é O esporte dos bruxos e bruxas, jogado entre quatro competidores a bordo de vassouras no ar, diante de uma platéia disposta dezenas de metros acima do chão. Rowling afirmou durante seu bate-papo que o título do livro quatro (cuja data de publicação está a agonizantes oito meses de distância, em julho de 2000) não seria “Harry Potter e a Copa Mundial de Quadribol,” como foi informado no website da Nickelodeon.

Mas apenas a menção de um elemento de trama por vir foi o bastante para fazer a multidão cochichar. Juraria que metade da platéia era de crescidos. OK, 40 por cento, mas isso é o mínimo que o meu “mulditômetro” consegue indicar. Me indaguei quantos destes adultos eram leitores de Harry e/ou, como eu, estavam lá para homenagear o novo santo padroeiro da busca pela literatura infantil.

“Minha mãe começou a ler o primeiro livro para mim à hora de dormir,” disse Bill. “Eu prometi a ela que leria sozinho um capítulo por dia e acabei lendo três”. O que o impressionou sobre Rowling? “Ela não era nem um pouco como eu esperava,” disse. “Pensei que teria 40 anos. Ela é mais jovem. Antes, eu não imaginava que ela teria sotaque porque no livro não parece”.

Rowling deixara a multidão de Santa Rosa esperando, além do atraso que causou os pedidos de “J-K-ROW-ling” de um grupo ansioso que chegara cedo e estava no meio da sala. Um dos organizadores teve que restaurar a ordem: “Ainda há gente que tem que se sentar,” disse uma mulher de uma livraria independente, “e diminuiria a confusão se vocês não sapatearem”.

A menina sentada perto de mim estava vestida com roupa de bruxa completa, como a colega de escola de Harry Potter, Hermione Granger. Como ela se sentiu quando lhe pediram para não gritar um nome e sapatear? A garota: “Essa mulher tem uma atitude medieval quanto a bruxos e bruxas”. Esperamos por J.K. Rowling.

Bill se entendeu com a mulher à sua esquerda. Eles conversaram sobre a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts – a escola de Harry Potter. Bill: “Em que casa você gostaria de ficar?” Mulher: “Não sei se gostaria de ficar na Sonserina, porque eles moram em masmorras. Não me importaria de estar na Grifinória”. Bill: “Essas foram as pessoas que fundaram Hogwarts”. Esperamos um pouco mais por J.K. Rowling.

Quando a autora rígida de cabelos curtos e louros caminhou confiante para o microfone, reconheceu as selvagens boas-vindas com, “Agora eu sei o que é ser uma Spice Girl”. E, “Isso não parece muito a última vez que estive aqui, quando havia cerca de cinco pessoas. Gostaria de saber onde vocês estavam na época”.

A melhor coisa desta loucura de Harry Potter é que apesar de todo o barulho que estes best-sellers têm causado, Harry permanece à prova de publicidade. A revista Time colocou Harry em sua capa. E um amigo em Los Angeles me conta que eles têm os livros de Harry Potter na estante do “confira” em seu supermercado. Ainda, a editora de Rowling, Scholastic, teve o bom senso de manter sua turnê reservada, atrelada com a associação de livreiros independentes. Por toda a excitação que sua aparição em Santa Rosa gerou localmente, o sentimento dentro do ginásio era de um caloroso e gigantesco clube de livros.

Da minha parte, a melhor publicidade de Harry veio quando a mãe de Bill me contou que ele começara a deixar de lado os feriados para ler. Agora sou uma propaganda ambulante e falante de Rowling – a melhor heroína que qualquer pai, bibliotecário ou livreiro poderia imaginar.

Quando ela leu uma passagem de “Harry Potter e a Câmara Secreta” envolvendo Harry Potter e Dobby, um elfo-doméstico de voz esganiçada, o sotaque nativo britânico de Rowling era o único som na enorme sala.

“Gostei da leitura porque ela fez Dobby soar realmente como um elfo,” disse Bill depois. “Quando leio o livro, tento imaginar como os personagens soariam”.

Ele gostou de ter seus livros de Harry Potter autografado pela autora, disse, mas a melhor parte foi quando lhe fez uma pregunta: “É Draco (com a curto) ou Draco (com a longo)?” Com a longo.

“Papai, ela é super legal,” disse Bill ao deixar o recinto. Tentei continuar a entrevista com Bill, mas mesmo o feitiço de J.K. Rowling não conseguiu fazer isso, passado o estacionamento. Ou o fez? Havíamos andando um quilômetro quietos e dobramos à esquerda quando Bill disse, “Vou ler estes livros para meus filhos”. Parado ao semáforo, implorando para que o sinal vermelho não se tornasse verde, peguei meu notebook e anotei a frase.

Sites de Harry Potter onde os fãs podem encontrar mais diversão e informação sobre a série de livros Harry Potter:

Editora www.scholastic.com/harrypotter/
Yahooligans! www.yahooligans.com/School_Bell/Language_Arts/Books/ Harry_Potter_Series / Harry Potter
Fã Sites www.angelfire.com/wi/harrypotter/
www.geocities.com/EnchantedForest/Mountain/5101/

Traduzido por: Renan Lazzarin em 22/12/2008.
Postado por: Vítor Werle em 10/01/2009.
Entrevista original no Accio Quote aqui.
Brock, Ted. “Um caminho com bruxos: a escritora J.K. Rowling traz Harry Potter à vida com óculos”. Modesto Bee, 14 de novembro 1999.

Conheço Harry Potter. Digo, nunca encontrei Harry Potter, o personagem principal de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” e dos dois livros que o antecederam, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara Secreta” de J.K. Rowling. Entretanto, eu realmente conheço Harry Potter.

Digo isso não apenas porque meu filho de 9 anos, Bill, foi de Harry Potter para o Dia das Bruxas – o menino bruxo de óculos redondos, a capa, a varinha e a cicatriz em forma de raio em sua testa. E não apenas porque Bill se vestiu com os trajes de Harry quando ouvimos J.K. Rowling falar há duas semanas na Escola Secundária Maria Carillo, em Santa Rosa.

A aparição de Rowling atraiu 2.400 pessoas de pé no ginásio da escola. Ela ralhou de brincadeira com as crianças por um minuto ou dois, leu para elas, as fez rir, autografou seus livros e as mandou embora impressionadas. Ela as conquistou da mesma forma que Harry Potter faz nos livros.

À medida que ela saía do palco após sua conversa de 20 minutos, Bill se voltou para mim e disse, mais alto que os aplausos, “Legal! A Copa Mundial de Quadribol.” Quadribol, como sabem os leitores de Potter, é O esporte dos bruxos e bruxas, jogado entre quatro competidores a bordo de vassouras no ar, diante de uma platéia disposta dezenas de metros acima do chão. Rowling afirmou durante seu bate-papo que o título do livro quatro (cuja data de publicação está a agonizantes oito meses de distância, em julho de 2000) não seria “Harry Potter e a Copa Mundial de Quadribol,” como foi informado no website da Nickelodeon.

Mas apenas a menção de um elemento da trama por vir foi o bastante para fazer a multidão cochichar. Juraria que metade da platéia era de crescidos. OK, 40 por cento, mas isso é o mínimo que o meu “mulditômetro” consegue indicar. Me indaguei quantos destes adultos eram leitores de Harry e/ou, como eu, estavam lá para homenagear o novo santo padroeiro da busca pela literatura infantil.

“Minha mãe começou a ler o primeiro livro para mim à hora de dormir,” disse Bill. “Eu prometi a ela que leria sozinho um capítulo por dia e acabei lendo três.” O que o impressionou sobre Rowling? “Ela não era nem um pouco como eu esperava,” disse. “Pensei que teria 40 anos. Ela é mais jovem. Antes, eu não imaginava que ela teria sotaque porque no livro não parece.”

Rowling deixara a multidão de Santa Rosa esperando, além do atraso que causou os pedidos de “J-K-ROW-ling” de um grupo ansioso que chegara cedo e estava no meio da sala. Um dos organizadores teve que restaurar a ordem: “Ainda há gente que tem que se sentar,” disse uma mulher de uma livraria independente, “e diminuiria a confusão se vocês não sapatearem.”

A menina sentada perto de mim estava vestida com roupa de bruxa completa, como a colega de escola de Harry Potter, Hermione Granger. Como ela se sentiu quando lhe pediram para não gritar um nome e sapatear? A garota: “Essa mulher tem uma atitude medieval quanto a bruxos e bruxas.” Esperamos por J.K. Rowling.”

Bill se entendeu com a mulher à sua esquerda. Eles conversaram sobre a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts – a escola de Harry Potter. Bill: “Em que casa você gostaria de ficar?” Mulher: “Não sei se gostaria de ficar na Sonserina, porque eles moram em masmorras. Não me importaria de estar na Grifinória.” Bill: “Essas foram as pessoas que fundaram Hogwarts.” Esperamos um pouco mais por J.K. Rowling.

Quando a autora rígida de cabelos curtos e louros caminhou confiante para o microfone, reconheceu as selvagens boas-vindas com, “Agora eu sei o que é ser uma Spice Girl.” E, “Isso não se parece muito com a última vez que estive aqui, quando havia cerca de cinco pessoas. Gostaria de saber onde vocês estavam na época.”

A melhor coisa desta loucura de Harry Potter é que, apesar de todo o barulho que estes best-sellers têm causado, Harry permanece à prova de publicidade. A revista Time colocou Harry em sua capa. E um amigo em Los Angeles me conta que eles têm os livros de Harry Potter na estante do “confira” em seu supermercado. Ainda, a editora de Rowling, Scholastic, teve o bom senso de manter sua turnê reservada, atrelada com a associação de livreiros independentes. Por toda a excitação que sua aparição em Santa Rosa gerou localmente, o sentimento dentro do ginásio era de um caloroso e gigantesco clube de livros.

Da minha parte, a melhor publicidade de Harry veio quando a mãe de Bill me contou que ele começara a deixar de lado os feriados para ler. Agora sou uma propaganda ambulante e falante de Rowling – a melhor heroína que qualquer pai, bibliotecário ou livreiro poderia imaginar.

Quando ela leu uma passagem de “Harry Potter e a Câmara Secreta” envolvendo Harry Potter e Dobby, um elfo-doméstico de voz esganiçada, o sotaque nativo britânico de Rowling era o único som na enorme sala.

“Gostei da leitura porque ela fez Dobby soar realmente como um elfo,” disse Bill depois. “Quando leio o livro, tento imaginar como os personagens soariam.”

Ele gostou de ter seus livros de Harry Potter autografados pela autora, disse, mas a melhor parte foi quando lhe fez uma pregunta: “É Draco (com a curto) ou Draco (com a longo)?” Com a longo.

“Papai, ela é super legal,” disse Bill ao deixar o recinto. Tentei continuar a entrevista com Bill, mas mesmo o feitiço de J.K. Rowling não conseguiu fazer isso, passado o estacionamento. Ou o fez? Havíamos andando um quilômetro quietos e dobramos à esquerda quando Bill disse, “Vou ler estes livros para meus filhos.” Parado ao semáforo, implorando para que o sinal vermelho não se tornasse verde, peguei meu notebook e anotei a frase.

Sites de Harry Potter onde os fãs podem encontrar mais diversão e informação sobre a série de livros Harry Potter:

Editora www.scholastic.com/harrypotter/
Yahooligans! www.yahooligans.com/School_Bell/Language_Arts/Books/ Harry_Potter_Series / Harry Potter
Fã Sites www.angelfire.com/wi/harrypotter/
www.geocities.com/EnchantedForest/Mountain/5101/

Traduzido por: Renan Lazzarin em 22/12/2008.
Revisado por: Daniel Mählmann em 04/06/2010.
Postado por: Vítor Werle em 10/01/2009.
Artigo original no Accio Quote aqui.