Stanton, Jim e Veitch, Jennifer. “Maggie é mágica, diz criadora de Harry Potter”. Evening News (Escócia), 4 de outubro de 1999.
EDIMBURGO, Autora J.K. Rowling, criadora das historias de Harry Potter, revelou que um centro pioneiro para pacientes de câncer pode ter salvado a vida de sua amiga.
A escritora era a convidada de honra de um cintilante baile realizado no Hotel Sheraton no sabado para levanter fundos para o Centro Maggie no Hospital Geral no oeste de Edimburgo.
A autora dos romances de sucesso fenomenal sobre um estudante bruxo contou aos convidados a sua própria dor na família ao perder 5 parentes para o câncer.
E ela falou comoventemente da sua crença de que Maggie ajudou a salvar a vida de uma de suas melhores amigas, Patricia, com a qual ela se encontrou depois de se mudar para Edimburgo 3 anos atrás.
Ela disse que um dia foi ver Patricia e a encontrou “planejando seu funeral” depois de receber um diagnostico “brutal” de câncer de mama secundário.
Sra. Rowling acrescenta que o Centro Maggie pode até mesmo ter salvo a vida de Patricia, e disse que estava orgulhosa que o centro tenha sido pioneiro em Edimburgo.
“Centro Maggie certamente aumentou sua qualidade de vida e eu acredito que pode ter até mesmo salvo sua vida” disse ela.
“Eu não posso pensar numa causa mais valiosa de se ajudar”.
Mãe solteira Sra. Rowling, 34, que escreveu o primeiro livro de Harry Potter, Pedra Filosofal, num café da cidade enquanto se esforçava para conseguir uma ajuda financeira, também prestou sua ajuda oferecendo preços bem sucedidos para dois destinos em um leilão de caridade feito depois do jantar, que rendeu 12.000.
Ela ofereceu GBP 500 por uma rodada de golf com os heróis do rugby Tony Wunderwood e Doddie Weir, e pagou GBP 1300 por uma estadia de duas noites no Spa de Saúde Champney.
O Secretário de Segurança Social Alistar Darling e o Democrata Liberal MP Menzies Campbell também ofereceram preços no leilão viagens guiadas da Casa de Comuns, que levantou 900.
O dinheiro arrecadado no jantar vai contribuir para os custos anuais do Centro de 200.000
Mas a diretora assistente do centro , Barbara Kidd, disse que a ajuda da Sra. Rowling foi “um enorme auxilio” para o Evening News, atraiu um crescimento de GBP 100.000 em direção a expansão do centro.
“Não há duvidas de que atrair ajuda para construir a extensão trouxe 300 pessoas para fora no fim de semana”, disse ela.
Sra. Kidd acrescentou: “Sra. Rowling deu um relato muito comovente sobre sua amiga. Embora ela ainda estivesse em tratamento para o câncer a mulher disse que através de suas visitas ao Maggie sua qualidade de vida aumentou muito.
“Ela disse que sua amiga tinha um olhar muito mais positive da vida, sabendo que ela tinha a ajuda do centro para confortá-la.
“Nós esperamos, através desse chamado, estarmos abeis a fazer isso por muito, muitos mais sofredores com câncer”.
Com o fundo do apelo há meio caminho em direção aos seus GBP 100,000 meta, Sra. Kidd disse que estava confiante que os usuários do centro no Hospital Geral no oeste estariam usando a nova facilidade na próxima primavera.
Traduzido por: ‘Dudu’ em 13/01/2006.
Revisado por: Vinicius em 15/03/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 03/05/2007.
Entrevista original no Accio Quote aqui.