Duin, Julia. “Magia com palavras de escritora é bem-vinda: jovens fãs se juntam a autora britânica em sessão de autógrafos”. The Washington Times, 21 de outubro de 1999.

Ela veio, ela viu, ela autografou.

J.K. (Joanne Kathleen) Rowling, a escritora de 34 anos da qual os fantasticamente bem-sucedidos livros de Harry Potter ocupam os três primeiros lugares no topo da lista de mais-vendidos do New York Times, teve uma recepção real esta semana.

A autora britânica recebeu multidões em todas as sessões de autógrafos que esteve presente durante seus três dias na área de Washington. Na aparição de ontem no National Press Club, reporters e seus filhos informalmente empurraram mais de 400 cópias do “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” de $19.95 com capa-dura para a Srta. Rowling para sua marca registrada, confusa assinatura.

“Eu juro que estou escrevendo o mais rápido que posso,” ela disse enquanto ela comicamente desmoronou depois de marcar os livros com suas iniciais. Seus 375 ouvintes providenciaram o maior número de espectadores para um autor no National Press Club.

Por agora sua história é lendária: como ela começou escrevendo perto da pobreza em 1990, como seu primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal“, foi lançado três anos depois e como sua história de uma aprendiz de feiticeiro agarrou os corações das crianças no mundo todo.

Seus pequenos fãs usaram métodos pouco comuns de retribuir a ela ontem. Um garoto a presenteou com uma “vassoura Firebolt” na linguagem de Harry Potter.

Anna Hulkower, 9 anos, de Reston, deu a ela um pacote de doces: chocolates suiços, um sache, um livro de Calvin e Hobbes, um bilhete, um lenço com um mapa da Califórnia e um spray de ervas para mãos doloridas que autografaram centenas de livros por hora.

O pacote, admitiu Anna, foi idéia de sua mãe, “mas eu pensei sobre a carta”.

Com 8 milhões de livros impressos neste paí­s e outros 2,2 milhões impressos em outros paí­ses que falam inglês, a Srta. Rowling está no caminho para ser uma das mulheres mais ricas da Grã-Bretanha. Um versão cinematográfica de Pedra Filosofal está marcada para ser lançada em 2001.

Nem todos os leitores são fãs. Uma semana atrás, um grupo de pais fizeram uma petição no Ministério da Educação para analisar os livros por muita violência.

“Eles não têm que ler os livros,” disse a autora, girando os olhos de irritação. “Eu tenho um problema com eles fazendo com que filhos de outras pessoas não leiam o livro”.

Ela disse aos fãs adorados como eles, também, podem escrever lí­deres de vendas quando eles crescerem.

“Leia o máximo que puder,” ela disse no almoço. “Esse é o melhor jeito de conhecer boa escrita e conhecer a ruim. Aceite escrever muita bobeira e persista. É uma carreira com muitas desvantagens. Não é para os facilmente desencorajados.

E ela disse aos pais, “não digam aos seus filhos que eles não estão sendo realistas”.

A maior façanha da Srta. Rowling, de acordo com uma pergunta informal de pais esperando de fora da livraria Baileys Crossroads Borders na noite de terça-feira, é fazer com que seus filhos ligados na Internet leiam livros.

“Mary é fantástica,” disse Bob O’Brien de Fairfax, se referindo a uma de suas filhas gêmeas de 8 anos de idade. “Ela gastou seu dinheiro de aniversário comprando livros de Harry Potter. Este é o livro mais quente para crianças agora”.

Suas filhas eram quase as últimas em uma fila de 1.200 pessoas que esperaram por horas de fora na garoa para ver a popular autora. Empregados da Borders fecharam a loja para todos os outros compradores, chamaram o corpo de funcionários de outras lojas para ajudar e pediram policiais para ajudar a direcionar o trânsito.

Trahern Wells, 11 anos, de Springfield, era o número 80. Ele esperou por quarto horas.

“Eu gosto dos livros,” ele disse claramente, “então eu pensei que seria perfeito tê-los autografados”.

David Rodriguez, 12 anos, de Herndon, admitiu que ele normalmente não gosta de ler.

“Mas este é meu livro favorito,” ele disse. “Se eu conseguir autógrafos, vai valer mais ainda para mim”.

Traduzido em: Frederico Oliveira em 24/01/2006.
Revisado por: Rafael Fontenelle em 26/01/2006, Vinicius Alavrez em 18/02/2008 e Antônio Carlos de M. Neto em 22/03/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 04/05/2007.
Entrevista original no Accio Quote
aqui.