DAVID HEYMAN
Press Junket do segundo filme em Nova York (26 de outubro de 2002)
Por The Leaky Cauldron.org – Tradução G.V.Linares
www.harrypotterofilme.com

Os livros de Harry Potter são amados de uma forma que pessoas como Kenneth Branagh querem participar, não é difí­cil atrair atores renomados para os papéis dos filmes?
David Heyman: Nós tivemos muita sorte, os livros desde o começo atraíram as pessoas. Nós tivemos todo mundo que queríamos no primeiro filme e todos que queremos no segundo. Então eu acho que a resposta é sim. Os livros são maravilhosos e crianças de todas as idades, de seis a cento e seis querem fazer parte deles.

Qual é o contrato com a autora – vocêes tem os direitos para todos os sete livros?
David: Sim.

As crianças estão contratadas para quantos?
David: Nós fazemos um filme de cada vez, eles então farão o terceiro e francamente este é o tanto que estamos querendo por enquanto porque nós pensamos em um filme de cada vez, então estamos em pré-produção do terceiro filme, que Alfonso Cuarón está dirigindo. Nós iremos começar a filmar no começo deste ano. Fevereiro, março, em alguma data perto dessas. Existem novos personagens. Existirão novos atores, óbvio, para estes personagens. Nós esperamos manter ou manteremos o mesmo elenco se pudermos.

Como você planeja lidar com o crescimento do Daniel Radcliffe?
David: Existem dois aspectos disso. Fisicamente, ele está crescendo na medida que queremos. Cada ano descreve um ano diferente da vida de Harry. O terceiro livro é sobre o começo da adolescência, e é isso que Dan está passando no momento. Como indiví­duo ele cresceu também. Para aqueles que conheceram ele ano passado, e viram ele novamente este ano, você vê um garoto que realmente manteve o entusiasmo, curiosidade e excitação sobre tudo. Ele é realmente um garoto incrível e ao mesmo tempo é maduro. Ele é mais considerável. Ele sempre foi considerável, mas agora é ainda mais. E ele está indo incrivelmente bem na escola, ele acabou de começar em uma nova escola em Londres, o que é ótimo, é fantástico, você tem que se dar incrivelmente bem para entrar e ele esta se saindo bem na escola. E eu acho que ele é um garoto bastante impressionante.

Quais são seus pensamentos sobre o quarto filme?
David: Eu tenho algumas poucos pensamentos sobre o quarto livro no momento, porque agora eu estou tentando pensar no lançamento do segundo e na pré-produção do terceiro. No momento eu não sei se nós iremos fazer um quarto. Eu espero que façamos, parece que faremos. O que nós fizemos é negociações com um roteirista para escrever o roteiro, mas é só isso. Nós precisamos lidar com o terceiro primeiro e eu estou muito excitado com isso, é um livro fantástico, uma ótima história.

Você está preocupado com Harry Potter versos Senhor dos Anéis?
David: Contra O Senhor dos Anéis?

As pessoas estão dizendo que são dois grandes filmes de fim de ano.
David: Eu espero que o Senhor dos Anéis se sai incrivelmente bem, eu sei que vai, eu amei o primeiro filme, aposto que amarei o segundo. Eu sei que irá se sair incrivelmente bem, eu acho que Harry Potter irá se sair bem, eu não vejo uma competição. Quanto mais pessoas que forem ver os filmes, melhor, porque isso permite que mais filmes sejam feitos.

Este filme levou tempos menos do que o primeiro.
David: Sim, levou…

E muito menos do que o terceiro.
David: Sim.

Você poderia falar dos desafios específicos que apareceram e como você lidou com eles?
David: O primeiro dia de produção oficial de Harry Potter e a Câmara Secreta foi em 19 de Novembro, que foi três dias depois do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Mas nós estamos gravando a cinco semanas em tomadas de pré-produção, antes delas. Filmando coisas como o carro voador, e algumas das coisas a noite, e com as aranhas…

Você planeja um começo logo em seguida para este, assim como o outro?
David: Não, porque o terceiro filme não irá sair em Novembro de 2003, irá sair perto de Novembro de 2004. Nós ainda não determinamos.

O final foi bem assustador. É mais para as crianças ou para os crescidos?
David: Eu acho que é para criança de todas as idades. Foi um pouco assustador. Mas se você lê um monte de ficção para crianças, um monte delas são assustadores. Se você for olhar os contos de Grimm ou Alice no País das Maravilhas, até mesmo filmes como Dumbo, você sabe, a mãe de Dumbo naufraga, ou a mãe de Bambi que é morta, e eu ainda lembro disso muito, muito forte. Eu não sei como você se sente sobre isso mas eu acho que crianças, para mim, como eu disse antes, é um filme para crianças de todas as idades, e eu acho que crianças conseguem lidar com bastante. Eu não acho que isto seja muito mais assustador do que o último filme. Eu sei como você se sentiu, mas a morte do Voldemort estava no último filme, morte não, mas sua…

Decomposição?
David: Sério. A vitória de Harry contra Voldemort não foi fácil, e foi um desafio, e nós mantemos isso e eu acho que uma das coisas que eu realmente senti sobre estes livros é que eles não diminuem as crianças. Eles são livros que tratam as crianças, ou o leitor, com respeito.

Existe muita violência contra Harry. Ele realmente apanha desta vez, literalmente.
David: Mas ele vence.

Isso é verdade. Existiu uma preocupação, especialmente com o Salgueiro Lutador? O carro e as crianças realmente sofrem? Eles apanham.
David: Eu acho que é um passeio excitante. Quando você vê eles imediatamente após o Salgueiro Lutador, eu acho que a chave é realmente ver eles depois. Quando você vê Harry mais tarde, antes de Snape, sendo confrontado por Filch, ele parece um pouco chocado mas ele não parece muito o pior.

Eu já vi histórias bíblicas que não eram tão precisas como o livro como este aqui. Quão sagrados são os livros para fazer estes filmes?
David: Os livros são obviamente imensamente populares, e nós não queremos desapontar os leitores. Inevitavelmente quando você está fazendo um filme que é qualquer coisa entre uma hora e meia para duas e meia como este, duas horas e quarenta minutos, e você tem que fazer uma decisão, certas coisas tem que serem cortadas. Nós nos esforçamos bastante e duramente com o que podemos e não podemos tentar. Mas para nós é realmente importante manter-se fiel à Jo, o espírito que Jo criou, e eu acho que é importante para os leitores do livro. E o livro funcionou.

Quanto a Sra.Rowling está envolvida no filme? Ela tem alguma condições por contrato?
David: Não existe nenhuma condição a não ser a minha promessa com ela. Eu fiz uma promessa para Jo antes de que antes de eu opinar eu faria tudo que eu poderia para ter certeza de que nós seriamos fiéis aos livros. Então eu sou um homem de palavra, e isso é importante. Segundo, o fato de que o livro teve tanto sucesso encoraja a fidelidade e responsabilidade. E terceiro, Jo é a melhor colaboradora. Ela não é uma pessoa que diz não, você não pode fazer assim. Ela é incrivelmente razoável e muito clara. E as coisas que são importantes, uma das coisas que mais importa para nós, é que nós não queremos colocar em risco o livro sete. (risadas)

A popularidade de Harry Potter foi um problema para o filme?
David: Não, não foi um problema. Nós tínhamos guardas de segurança, mas eu acho que se faz isso na maioria dos filmes. Nós protegíamos nossas crianças mais durante o processo de filmagens, não queremos o câmera tirando fotos das pessoas nas roupas ou tentar não mostrar, o que eu tenho certeza que você sabe, um monte de coisas que nós fizemos, resta um pequeno ar de mistério. Então não tem sido tão ruim. Todo mundo tem sido apoiado.

Porque o próximo filme irá sair em um ano diferente?
David: A programação é muito, muito desafiadora. Existem diversas razões. Uma, era importante, você sabe, você perguntou (apontando para o jornalista) e acabamos não terminado de responder sua pergunta, me desculpe, eu voltarei para isso.

O filme tinha 900 e tantas tomadas em efeitos especiais. Com crianças você pode somente trabalhar 16 horas – você só tem elas por nove horas e meia por dia, sendo que três são para a escola, uma hora para almoço, quinze minutos de intervalo em cada hora. Então você acaba com seus atores principais apenas de 4 em 4 horas por dia. Isso significa que sua programação é necessariamente longa. Nossa programação era de aproximadamente 150 dias o que é uma programação longa. Isso significa que o período de pós-produção tem pode, a não ser que você planeje com muito cuidado, diminuir.

O que nós fizemos neste foi, especialmente com os efeitos especiais, falando para a pergunta (do jornalista apontado) é que nós, os efeitos especiais foram bastante melhorados neste filme. O que fizemos é que programamos muitas seqüências de efeitos especiais para o começo. Diabretes, o carro voador, Quadribol. Da última vez, no primeiro filme do Harry Potter, nós não tínhamos terminado o Quadribol até Junho, então isso nos deu três meses para realmente fazer os efeitos especiais, o que é difícil. Então com isso nós terminados consideravelmente cedo. Falando da sua questão (o lançamento mais tarde do terceiro filme), nós apenas precisamos de mais tempo. E também, nós queremos que Dan comece em uma nova escola, e nós queremos que ele tenha tempo de passar algum tempo na nova escola, queremos que ele passe um semestre inteiro.

Então ele tem um semestre inteiro matriculado?
David: Correto.

Este filme parece sugerir que os Malfoy e basicamente os Sonserinos são nazistas. Isso era algo que sempre esteve nos livros?
David: Eu acho que se você lê os livros isso é em grande parte sobre sangue, raça e preconceito.

Quando os filmes estão completos, que tipo de processo você tem – uma exibição teste, grupos de focalização?
David: Cada um dos filmes nós tivemos apenas uma exibição teste com grupos de focalização.

Que tipo de informação eles dão?
David: Eles tem sido excelentes, incrivelmente apoiantes. Certas áreas você sente que é mais respondido especificamente. Quando é muito longo, quando você precisa acelerar a coisa, e é basicamente isso.

Que coisas do filme você gostou e quais você não gostou?
David: Oh, é para pensar. Você está dizendo de fazer ele ou do filme em si?

O filme em si.
David: Eu realmente amo as mandrágoras. Elas me fizeram rir e eu acho que elas são muito engraçadas, e então eu realmente respondi a isso. Eu gosto da seqüência das aranhas porque é assustador e acho que é muito bem feita. E eu gosto dela, mas eu sempre fico um pouco nervoso quando Harry está realmente em perigo com o basílico. Eu quero que Harry fique ok, então tem aquele momento quando eu estou assistindo e eu me pergunto, “Ele vai ficar legal?” É lógico que nós sabemos que ele vai, mas de vez em quando eu não tenho certeza.

O que Jo Rowling se envolveu neste filme ao contrário do outro?
David: Eu acho que ela esteve muito mais envolvida na organização nos estágios iniciais do que no primeiro e foi realmente de grande ajuda. Ela estava lá quando nós precisávamos dela e quando começamos o terceiro, nós já tivemos uma reunião com ela sobre o roteiro com Alfonso e Steve Klove que escreveu o terceiro e provavelmente irá fazer o quarto.

Sendo tão populares como eles são, ainda tem algumas críticas que discordam. Existe alguma coisa específica que você ouviu nas críticas e que você pensou “Vamos mudar isso”?
David: Duas coisas que vieram a mim. Uma foi os efeitos especiais. Eu acho que nossos efeitos não eram fortes quanto precisavam ser.

Você usou uma companhias diferente?
David: Nós usamos sim, usamos uma companhia diferente e nós usamos um supervisor diferente e nós, eu nunca fiz isso, você sabe, dois filmes atrás eu fiz um filme de $60,000 chamado The Daytrippers. Eu nunca tinha feito efeitos especiais na minha vida, então foi como, WOW! Então eu tinha mais experiência, Chris Columbus tinha, graças a Deus, muita experiência, tendo feito o primeiro filme e entendido os parâmetros em que nós estávamos trabalhando. Então eu acho que os efeitos especiais deste, e coisas que não entendíamos como Quadribol, os uniformes no primeiro filme eram apertados e pesados, então usamos tecidos mais leves para ter um grande senso de movimento. E também no Quadribol, quando você passa por isso é mais óbvio, tendo os jogadores pertos da superfície dá um grande senso de velocidade. Então nós acrescentamos a seqüência da trincheira. Isto foi uma. Dois, humor. Nós sentimos ao olhar para o segundo filme que lá tinha mais humor. Então nós queríamos que fosse mais engraçado.

Nós podemos falar um pouco sobre Dobby? E também você está preocupado que as crianças podem querer imitar Dobby e irem batendo suas cabeças?
David: Eu não estou preocupado com o segundo. Eu acho que eu não estou preocupado com nada. Eu acho que se você tirar esta atitude você não teria Tom e Jerry, você não teria nenhum dos desenhos animados da Warner Brothers dos anos 40 e 50. Eu acho que existem problemas sérios com diversos filmes live action, eu acho que uma limitada quantia enorme estão assistindo hoje em dia. Dois, em resposta a primeira parte da pergunta, quando você começa você discute todas as possibilidades. Pode ser uma pessoa real, o que pode ser animatroníco, todas criaturas contra algo prático ou algo que você tenha digital – isto é criativo e completamente nos debates de orçamento. Nós escolhemos aquele que sentimos que era a melhor e isso era digital porque eu acho que o físico de Dobby não poderia reproduzido de uma maneira física.

Algum plano para as férias antes do próximo Harry Potter?
David: Não existem férias. Eu estou correndo. Eu vou para Chicago hoje e depois volto correndo para Londres porque nós temos que discutir a fazer, nós já entramos em pré-produção. Então, não. Eu estou esperando uma semana de folga para o Natal.

Você negociou com Kenneth Branagh? Ele foi considerado para ser o próximo diretor.
David: Sim, absolutamente verdadeiro.

Então realmente existiram negociações?
David: Sem negociações. Isso deve ter sido inventado por alguém. É incrível o jeito que eles trabalham. Kenneth Branagh não estava, nós não estávamos em negociações com Kenneth Branagh. Talvez a palavra “discutir” tenha sido mal interpretada como negociações. Nós discutimos com diversos diretores suas idéias para o filme e no final das contas decidimos ir com, na minha opinião, o talentoso Alfonso Cuaron.