(Harry Potter and the Chamber of Secrets, 1998)

csprincipal :: Potterish

Autora: J. K. Rowling
Editora britânica: Bloomsbury
Editora americana: Scholastic
Editora brasileira: Rocco
Editora portuguesa: Presença
Data de publicação: Julho de 1998
Lançamento no Brasil: Agosto de 2000
Páginas da edição britânica: 256
Páginas da edição brasileira: 287
Capí­tulos: 18
Tradução: Lia Wyler
Ilustradora: Mary GrandPré
Preço: R$ 26,60. Compre-o aqui.
Notí­cias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a este livro, você encontra aqui.
Fórum: Discuta sobre este livro com outros fãs da série no nosso forum, clique aqui

barra :: Potterish

Dedicatória

Inglês

For Seán P. F. Harris, getaway
driver and foul-weather friend.

Português

Para Séan P. F. Harris, motorista do carro
de fuga e amigo dos dias tempestuosos

Seán P. F. Harris
Era o melhor amigo de Jo quando estudava na escola Wyedean Chomprehensive e possuía um Ford Anglia turquesa que obviamente serviu de inspiração para o carro do Arthur Weasley.

barra :: Potterish

Sinopse

“Os Dursley foram tão mesquinhos e abomináveis durante aquelas férias de verão, que Harry Potter só queria voltar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Na hora em que está arrumando as malas, contudo, ele recebe um aviso de um elfo estranho chamado Dobby, que diz que se Harry Potter voltar a Hogwarts haverá uma catástrofe.

E ela, de fato, acontece. No segundo ano de Harry em Hogwarts, surgem novos tormentos e horrores. Agüentar o arrogante professor de Defesa Contra a Arte das Trevas, Gilderoy Lockhart, driblar o assédio do coleguinha deslumbrado que a todo custo queria fotografá-lo e conseguir um autógrafo, ignorar a tí­mida paixão e desviar da atenção indesejada de Gina Weasley, e suportar as lamúrias da Murta que Geme, um espí­rito que ocupa o banheiro das meninas, não é exatamente a melhor coisa que podia acontecer a Harry, mas, sem dúvida alguma, isso representa muito pouco diante do grande mistério que envolve a petrificação de alguns estudantes da escola. Quem ou o que estaria por trás daquelas ocorrências assustadoras? Seria Draco Malfoy, mais venenoso do que nunca? Talvez Hagrid, cujo misterioso passado é finalmente revelado? Ou o responsável por todo o pânico e tumulto seria aquele de quem todos na escola suspeitam… o próprio Harry Potter? Como descobrir e eliminar definitivamente a ameaça que está aterrorizando Hogwarts?”

barra :: Potterish

Capí­tulos

01 – O pior aniversário (The Worst Birthday)
Nos lembramos dos primeiros acontecimentos durante o primeiro ano de Harry em Hogwarts, tio Válter faz um jantar para um convidado muito importante, eles conversam. E Harry comemora seu aniversário novamente sozinho e esquecido.

02 – O aviso de Dobby (Dobby’s Warning)
Dobby, um elfo doméstico, aparece no quarto de Harry para o advertir de não voltar a Hogwarts. O jantar dos Dursleys é arruinado pela travessura de Dobby, e Harry é preso e trancado com firmeza em seu quarto.

03 – A Toca (The Burrow)
Rony, Fred, e Jorge Weasley quebram a janela do quarto de Harry e o levam de carro até a Toca. Harry ajuda a exterminar os duendes do jardim da Sra. Weasley.

04 – Na Floreios e Borrões (At Flourish and Blotts)
Harry e os Weasleys recebem as listas de materiais exigidos por Hogwarts e vão para o Beco Diagonal por Pó de Flu. Harry acaba caindo na Travessa do Tranco, e escuta os Malfoys, felizmente ele encontra Hagrid, conhece o autor/professor Gilderoy Lockhart, e Arthur Weasley e Lúcio Malfoy.

05 – O salgueiro lutador (The Whomping Willow )
Toda a famí­lia Weasley e Harry vão com o Ford Anglia até a estação King’s Cross. Harry e Rony se atrasam para o trem e usam o carro voador até Hogwarts. A viagem segue cheia de emoções, e quando se aproximam dos terrenos do castelo, acabam colidindo com o salgueiro lutador.

06 – Gilderoy Lockhart (Gilderoy Lockhart)
Rony recebe um berrador, eles aprendam sobre mandrágoras em Herbologia. Colin Creevey pede uma foto autografada. Lockhart vira professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e eles aprendam sobre os Diabretes da Cornualha.

07 – Sangue ruim e vozes invisí­veis (Mudbloods and Murmurs)
Harry volta a praticar quadribol, eles discutem com o time da Sonserina. Harry e Rony cumprem detenção, e Harry ouve uma voz.

08 – A festa do aniversário de morte (The Deathday Party )
Harry é levado para a sala de Filch, descobre que Filch não é um bruxo. Nick-Quase-Sem-Cabeça convida o trio para a sua festa de aniversário de morte. Deixando a festa, Harry ouve vozes novamente. Ele vai seguindo o som com Rony e Hermione e acabam descobrindo escritas em sangue na parede e Madame Norra petrificada.

09 – A pichação na parede ( The Writing on the Wall)
O trio é interrogado sobre a gata petrificada. Hermione pergunta pela Câmara Secreta, então eles voltam à cena do crime, consultam a Murta Que Geme, e descobrem mais sobre o mistério.

10 – O balaço errante (The Rogue Bludger)
O trio vai até a seção restrita da biblioteca e pega um livro de como fazer a Poção Polissuco. Na partida de quadribol um balaço enfeitiçado persegue Harry, ele quebra um braço mas consegue o pomo de ouro. Lockhart tenta curar Harry, removendo seus ossos do braço. Madame Pomfrey o cura, Dobby faz uma visita e Colin Creevey é petrificado.

11 – O Clube dos Duelos (The Duelling Club)
Harry está curado, vai procurar seus amigos Rony e Hermione no banheiro feminino onde estavam preparando a Poção Polissuco, Hermione rouba os ingredientes da sala do professor Snape quando Harry cria uma distração na aula. Um clube de duelos é iniciado por Lockhart e Snape. Em um duelo com Draco, Harry descobre que é Ofidioglota. Rumores se espalham apontando Harry como responsável pelos ataques aos alunos, e esses rumores são impulcionados quando se depara com os corpos de Finch-Fletchley e Nick-Quase-Sem-Cabeça petrificados.

12 – A Poção Polissuco (The Polyjuice Potion)
Harry vai à sala de Dumbledore conversar, vê a fênix queimando, e sabe que Dumbledore não suspeita dele. Dia de Natal, são abertos os presentes, a Poção Polissuco está pronta. Crabbe e Goyle são dopados e tirado fios de cabelo e o trio bebe a poção. Disfarçados como Crabbe e Goyle, Rony e Harry interrogam Draco Malfoy e descobrem que ele não tem ligação alguma com a Câmara Secreta. Ao voltar ao banheiro das meninas, vêem Hermione transformada em gato.

13 – O diário secretíssimo (The Very Secret Diary)
O banheiro de Murta inunda, Harry acha o diário de Tom Riddle e o mostra para Hermione. Começa então uma caçada em busca do dono do diário. Lockhart cria um baile de dia dos namorados com duendes e cupidos. Naquela noite, Harry descobre o segredo do diário, volta a tempo, e ouve que Hagrid abrira a Câmara Secreta.

14 – Cornélio Fudge (Cornelius Fudge)
O trio decide não confrontar Hagrid, já que faz muito tempo e não há mais ataques. Os segundanistas escolhem suas matérias para o próximo ano, a prática de quadribol fica mais freqüente, Harry volta ao seu dormitório para pegar seu diário. Harry ouve uma voz novamente, Hermione corre à biblioteca, e a partida de Grifinória contra Lufa-Lufa é cancelada quando Hermione é atacada. Harry e Rony visitam Hagrid e escutam uma conversa entre Dumbledore, Fudge e Lúcio Malfoy.

15 – Aragogue (Aragog)
O medo toma Hogwarts com todos temendo novos ataques – menos Draco Malfoy que está desfrutando da situação. Seguindo a sugestão de Hagrid sobre aranhas, Harry e Rony entram na Floresta Proibida, acham o Ford Anglia, e são perseguidos por aranhas enormes, aprendem mais sobre a Câmara Secreta, e são salvos pelo carro.

16 – A Câmara Secreta (The Chamber of Secrets)
As provas finais iniciam, Gina age estranhamente, Harry e Rony visitam Hermione na enfermaria, ela tem a resposta ao segredo da Câmara (um basilisco), escutam às escondidas os professores, e descobrem que Gina foi levada pelo monstro. Lockhart tenta fugir, mas Harry e Rony o forçam a acompanhá-los até a Câmara pelo banheiro da Murta Que Geme, para salvar Gina. Eles destrancam o segredo da entrada. Lockhart tenta escapar usando a varinha quebrada de Rony, mas explode os blocos do túnel. Harry vai sozinho.

17 – O herdeiro de Slytherin (The Heir of Slytherin)
Harry acha Gina inconsciente, conhece Tom Riddle (que teve Gina sob seu poder através do diário), e ouve sua história. Fawkes, a Fênix, aparece com o Chapéu Seletor. Riddle (Voldemort) chama o basilisco para matar Harry, mas a fênix ataca e juntos eles o matam, destruindo também o diário, junto com Riddle.

18 – A recompensa de Dobby (Dobby’s Reward)
Harry conta a história para McGonagall e Dumbledore, Gina e Lockhart são enviados para a enfermaria, Lucio Malfoy e Dobby aparecem, e Harry liberta o elfo.

barra :: Potterish

Capas

Alemanha
alemanhadv6 :: Potterish
Dinamarca
dinamarcavg7 :: Potterish
Espanha
espanhawt0 :: Potterish
EUA
:: Potterish
Finlandia
finlandiarj1 :: Potterish
França
francase2 :: Potterish
Holanda
holandafn0 :: Potterish
Inglaterra
inglaterraqw5 :: Potterish
Itália
italiazr9 :: Potterish
Japão
japaoih6 :: Potterish
Suécia
sueciazj7 :: Potterish
Ucrânia
ucraniacu0 :: Potterish

Para ver mais capas de Harry Potter e a Câmara Secreta, clique aqui.

barra :: Potterish

Fotos dos Capí­tulos

Imagens do livro podem ser encontradas na nossa galeria clicando aqui.

barra :: Potterish

Resenhas/Crí­ticas

“Para a felicidade dos leitores, Harry Potter sobrevive ao primeiro encontro com Voldemort no final de seu primeiro ano em Hogwarts, e as férias de verão na casa dos tios. O menino, agora com 12 anos (o aniversário dele é 31 de julho) está louco para voltar a Hogwarts quando ele recebe uma visita nada confortante. Dobby, um elfo doméstico, encasqueta que perigos estão em Hogwarts e que Potter não deve voltar. Para conseguir que o protagonista fique em casa e a salvo, Dobby consegue acordar a ira dos tios de Harry até que eles o prendem em casa, dentro do quarto, com barras na janela! Mas isso até que Rony, o melhor amigo de Harry convoque seus irmãos Fred e Jorge para salvá-lo.”
[Continua]
Frini Georgakopoulos, crí­tica do Almanaque Virtual

barra :: Potterish

Prêmios

Medalha de Ouro no Nestlê Smarties Book Prize 1998.

Melhor livro infantil e melhor romance de 1998, pela FCBG.

Vencedor do Scottish Arts Council, prêmio de melhor livro infantil de 1999.

Melhor livro de 1999, pela “Nort East”.

Melhor livro de 1998, pela “Nort East Scotland”.

Livro do Ano, pelo “British Book Awards”.

Vencedor do prêmio “The Booksellers Association” / Melhor Autor do ano de 1998.

Ganhador do prêmio “Whitaker Platinum Book Award 2001”.

barra :: Potterish

O que JK Rowling diz…

Confira os comentários de JK Rowling referente a esse livro clicando aqui!

barra :: Potterish

Curiosidades

  • Várias crianças sofreram um impacto resultante do contraste do primeiro livro com o seu sombrio sucessor. Algumas até deixaram de lê-lo.

  • JK Rowling teve um leve bloqueio criativo quando estava preparando a Câmara por causa do sucesso repentino que impulsionou a série Harry Potter. Finalizá-lo exigiu muito dela, por isso, é um de seus livros preferidos.

  • JK Rowling declarou que este foi o livro mais difí­cil para ela escrever, particularmente a explicação para as petrificações.

barra :: Potterish

Audiobooks

audiobook2 :: Potterish

O Audiobook da versão americana teve como narrador Jim Dale, que narrou todos os outros livros da série. Ele pode ser adquirido pelo site da Amazon.com por $34,00.

Compre-o aqui.

 

 

 

 

 

 

audiobook2b :: Potterish

O Audiobook da versão britânica teve como narrador Stephen Fry, que narrou todos os outros livros da série. Ele pode ser adquirido pelo site da Amazon.co.uk por £22,50.

Compre-o aqui.

 

 

 

 

barra :: Potterish

Fontes
Scholastic
Bloomsbury
Wikipedia ENG
HP-Lexicon