Sally Pook. “J.K Rowling recebe grau honorário em sua universidade”, The Daily Telegraph, 15 de julho de 2000

Joanne Rowling, a autora da famosa série de livros Harry Potter, retornou a sua antiga universidade ontem para receber o grau honorário. Srta. Rowling, mais conhecida pelas iniciais J.K, recebeu um grau honorário de Doutora em Letras da universidade Exeter por seus livros que contam as façanhas de um bruxo adolescente. A autora, que se formou em 1986 depois de aprender Francês, Grego e Alemão, disse aos graduandos: “Eu estou um pouco preocupada porque vocês não têm nove anos, mas parece que vocês ai de trás vieram vestidos de bruxos, então dá um conforto. Eu acho que este sempre será o grau mais importante para mim. É realmente uma honra estar de volta nestas circunstâncias, e é francamente um choque.”

Professor Peter Wiseman, que introduziu J.K Rowling à cerimônia, disse que ela tinha sido uma criança livresca durante seu estudo em Chepstow e uma estudante sonhadora

em Exeter. Ela disse à audiência o que Christopher Little, agente literário dela, tinha lhe dito depois que ela completou o primeiro esboço do primeiro livro de Harry Potter: “Lembre-se, Joanne, isto é muito bom, mas não vai fazer sua fortuna”.No último ano, a Srta. Rowling faturou estimados $ 15 milhões, e na semana passada centenas de crianças fizeram fila até a meia-noite para comprar as primeiras cópias do quarto livro – Harry Potter e o Cálice de Fogo. Ela disse sem pestanejar aos 250 graduandos no Grande Salão da Universidade para correrem riscos e cometerem erros. Ela disse: “Em minha própria graduação, eu tive pouca experiência de fracasso pessoal ou de lamentos, tenho o prazer de dizer. Mas eu compensei isso assim que deixei a universidade”. “Ninguém no seu juízo perfeito conta vantagem por seus talentos. Eu não mereci minha imaginação ví­vida ‘ela é uma parte de mim como as sardas e a miopia. Eu espero que vocês corram alguns riscos e cometa alguns erros magní­ficos e úteis de forma que estes três anos em Exeter não sejam os mais felizes de sua vida – mas eu espero que eles cheguem perto disso”. O pai dela, Peter, e sua madrasta, Janet, estavam em Exeter para vê-la receber o prêmio. Sr. Rowling disse: “Nós estamos muito orgulhosos dela e nós tivemos um dia maravilhoso”.

Revisão: Patricia M. D. de Abreu e Antônio Carlos de M. Neto em 22/03/08