Mzimba, Lizo, “Newsround conversa exclusivamente com J.K. Rowling”. CBBC Newsround, 19 de setembro de 2002.

Lizo fala exclusivamente com J.K. Rowling sobre sua reação com a vitória no caso tribunal e sobre como está indo o quinto livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix. Aqui está a entrevista completa!

Como você se sente agora que o caso no tribunal está encerrado?
Estou tão aliviada. Este caso no tribunal se arrastou por anos. Hoje, eu sou uma mulher feliz de verdade!

Como você se sente sobre o fato de que ela inventou tantas coisas para tentar ganhar?
Você pode imaginar o alí­vio que é ter a verdade, finalmente, exposta. Enquanto estava acontecendo, não há nada que você podia dizer, você se sente impotente. O juiz encontrou a verdade para nós muito rapidamente, estou realmente feliz.

Tem havido uma quantidade relevante de rumores sobre o lançamento do quinto livro, quando você acha que estará pronto?
Há muita coisa pronta no livro, isto é tudo que quero dizer porque, se eu der uma data e não a cumprir, as pessoas ficarão chateadas.
Eu vou dizer que tenho um começo, um meio e um fim, você poderia ler todo o livro. Eu sei que muitos fãs de Harry Potter vão simplesmente dizer: Nos dê o livro! Mas eu sou perfeccionista e eu quero mais tempo.
Estou realmente chegando lá. Tenho que rir quando leio algo sobre bloqueio de escritor, porque eu acho que nunca fui bloqueada em toda minha vida!
Estou amando escrever e, agora, revisar e estou indo muito bem.

Você não pode dizer se será daqui a semanas ou meses?
Eu prefiro não dizer só no caso de eu sofrer um acidente de ônibus e as coisas saírem de ordem. Não será muito tempo, isso é tudo que direi!

Há algo que possa nos dizer sobre o quinto livro? Algum personagem novo?
Bem, obviamente teremos um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, porque o professor Moody não iria querer o emprego de volta depois de passar um ano trancado num malão! É uma mulher dessa vez.
Você poderá ver um pouco mais do Mundungo, e haverá uma nova canção do Chapéu Seletor.

O quinto livro será tão longo quanto o quarto?
Sim, está parecendo que sim, já passou Azkaban, então acho que sim, estamos vendo o comprimento de Cálice de Fogo.

Você se mantém ligada na internet e em todos os rumores sobre o lançamento do quinto livro?
Para o bem da minha saúde mental, o melhor é não entrar na Internet e digitar Harry Potter porque é muito assustador!
Digo que enquanto o caso no tribunal estava ocorrendo, alguém me disse para ver alguns sites de fã, e eu vi e eles me apoiaram muito.
Significou muito para mim, num tempo em que eu estava imaginando se qualquer um iria acreditar que eu não roubei alguém, eu gostaria de dizer obrigada àquelas pessoas.

Esse livro definitivamente se chama A Ordem da Fênix?
Sim.

Nós tivemos bastantes crianças mandando e-mails dizendo o quão felizes estavam que o caso no tribunal estava encerrado – eles vinham acompanhando-no por dois anos, qual sua mensagem para eles?
Obrigada. Obrigada por acreditarem que eu estava dizendo a verdade. Isso realmente significou muito para mim.
As pessoas geralmente pensam que, quando você é bem-sucedido, coisas assim não machucam, e elas não podiam estar mais erradas.
Foi realmente difí­cil por um tempo e eu não poderia estar mais agradecida por aquelas pessoas dizendo aquilo, significa muito pra mim.

Outra coisa é que nós tivemos tantos e-mails de crianças dizendo “não vamos perturbar J.K. sobre o livro, quando estiver pronto estaremos loucos para lê-lo”. Qual sua mensagem para eles?
Eu gosto deles ainda mais! Elas são crianças raras, porque minha própria filha não se importa de me perguntar sobre o livro!

Finalmente, qual sua mensagem para crianças que estiveram esperando pelo próximo livro por dois anos e meio?
Está chegando, e está muito mais próximo do que você pensaria se lesse alguns jornais por aí simplesmente, confiem em mim.

Traduzido por: Patrí­cia R. de Souza.
Revisado por: Vítor Werle em 04/03/2008.