“Transcrição do papo online do site Scholastic.com”, 3 de Fevereiro de 2000.

No dia 3 de Fevereiro de 2000, salas de aula de toda América conectaram-se na internet para perguntar à J.K Rowling suas dúvidas mais fervorosas sobre Harry Potter. Abaixo está a transcrição desta entrevista.

Você inventou a trama em todos aspectos primeiramente mapeando os personagens e sabendo exatamente o que você faria com eles, ou você apenas todas as partes enquanto escrevia?
Eu sempre tive um esboço básico da trama, mas eu gosto de deixar para decidir algumas coisas enquanto eu escrevo. É mais divertido.

Quando o seu quarto livro será lançado e qual será o nome?
Será lançado em Julho, eu prefiro não revelar o tí­tulo neste momento. Eu sou supersticiosa com os meus tí­tulos.

Há alguma coisa que você pode revelar sobre o quarto livro?
Sim! Harry vai para a Copa Mundial de Quadribol, e você também descobre sobre outras escolas de magia.

Você possui ou já possuiu um diario? Se sim, você acredita que isto a ajuda ao escrever?
Eu nunca consegui escrever em um diario mais do que 2 semanas, eu fico entediada com a minha vida, eu prefiro inventar coisas.

Qual é o sobrenome do Nick-quase-sem-cabeça?
Está no primeiro livro: De Mimsy-Portington

Por que o professor Dumbledore gosta de sorvete de limão?
Porque eu gosto de sorvete de limão! E ele tem bom gosto.

Foi difí­cil de pensar no nome dos monstros?
Alguns monstros são de folclore, então eu não os inventei. No livro 4 vocês vão ver algumas criaturas que eu realmente inventei, e eu me diverti criando os seus nomes. Mas eu não vou dizer o que eles são.

O que você acha que tenha sido sua maior experiência por causa do sucesso de Harry Potter?
A última tour americana. Por que pela primeira vez eu percebi quantas pessoas amam o Harry. Foi uma experiência comovente para mim.

O que faz alguns bruxos/bruxas se tornarem fantasmas após morrerem e alguns não?
Você não descobre isso até o livro 7, mas eu posso dizer que as pessoas mais felizes não se tornam fantasmas. Como você pode adivinhar, a Murta que Geme!

Faz quanto tempo que você escreve?
O mais longe que eu me lembre, a primeira história que eu terminei foi quando eu tinha 6 anos.

E sobre os rumores de um filme?
Haverá um filme feito pela Warner Bros. Mas ainda não está sendo produzido, portanto não há mais nada que eu posso te contar sobre isto.

Qual seria o seu conselho para aqueles jovens que gostariam de escrever histórias?
O mais importante é ler o máximo que puder, como eu fiz. Isto fará você compreender o que faz uma boa escrita e irá aumentar o seu vocabulário. E é muito divertido! E também, comece escrevendo sobre o que você sabe “ suas próprias experiências, seus próprios sentimentos. Isso é o que eu faço.

Eu fiquei sabendo de vários rumores sobre o porquê o quarto livro ainda não estar nos EUA. Qual é a verdade e quando o livro será lançado?
O motivo pelo qual ainda não foi lançado é porque eu ainda não terminei o livro. Para escrever o primeiro livro, eu levei 5 anos, logo eu estou me apressando, e muito! Mas eu ainda não consigo produzir um romance em 6 meses.

O que os pais de Harry faziam para viver antes de Voldemort os matar?
Me desuclpe por continuar dizendo isso, mas eu não posso te dizer porque é importante para uma trama posterior. Mas você irá descobrir mais tarde!

No primeiro livro, você disse que o capítulo do time de Quadribol da Sonserina era um sextanista Marcus Flint. Se há apenas 7 anos em Hogwarts, porque ele está no terceiro livro?
Ele teve que repetir um ano!

Como os estudantes de Hogwarts são educados nas matérias de trouxas? Eles precisam saber de outras coisas além de magia?
Eles podem escolher estudar matérias de trouxas. No terceiro livro, Hermione atende às aulas de estudo dos trouxas, e é o­ que eles aprendem sobre os trouxas no colégio.

Já que os pais de Harry Potter eram bruxos e Petúnia era irmã da mãe de Harry. Petunia não deveria ser uma bruxa também?
Não. Como Hagrid explica no primeiro livro, às vezes um bruxo ou uma bruxa ocorre de outra forma numa famí­lia de trouxas, exatamente como um Squib é uma pessoa não “mágica que ocorre de outra forma em uma famí­lia mágica.”

Você acha que você vai escrever sobre Harry após ele se formar de Hogwarts? Existe uma universidade de magia?
Não, não há universidade para magos. No momento eu estou apenas planejando escrever 7 livros. Eu não vou dizer “nunca”, mas eu não tenho planos de escrever um oitavo livro.

Nós teremos algum dia um professor de Defesa Contra as Artes das Trevas que dure mais de um ano?
Não vou lhe contar.

O Harry irá algum dia se apaixonar pela Hermione ou pela Gina Weasley?
No livro 4 Harry percebe que gosta de uma garota, mas não é nenhuma das duas. No entanto, ele só tem 14 anos, logo há bastante tempo para ele mudar de idéia.

Se você tivesse que escolher um professor de seus livros para ensinar seu filho, qual seria e por que?
Seria o professor Lupin, porque ele é gentil, esperto, e dá lições muito interessantes.

Quantos paí­ses você já visitou desde que começou a escrever Harry Potter?
Humm.. deixa eu ver. Espanha, Itália, França, EUA. É isso. Eu vou visitar muitas mais, mas porque minha filha ainda é pequena, eu não gosto de viajar muito. Ao menos que eu possa levá-la comigo.

Haverá algum dia em que Harry tirará férias e não passará com os Dursley?
Não vou te contar.

Nós iremos ver o Perebas de novo?
Perebas: Sim, vocês o irão ver de novo.

O Harry irá algum dia com seu padrinho?
Ele mantém contato com Sirius Black no quarto livro, mas como Sirius está fugindo, é difí­cil de deles estarem juntos neste momento.

É verdade que você está fazendo 7 livros, um para cada ano de Harry em Hogwarts?
Sim, é verdade.

Você tem traçado um plano de Hogwarts? Você o utiliza quando está escrevendo os livros?
Eu não o desenhei, porque isso seria difí­cil para o mais hábil arquiteto desenhar, devido ao fato que as escadarias dos dormitórios se movem. No entanto, eu tenho uma imagem muito ví­vida de como Hogwarts é.

O que fez você pensar nos nomes das pessoas e dos dormitórios em Hogwarts?
Eu inventei os nomes das casas através de sacos de enjôo de avião! Isso é verdade. Eu adoro inventar nomes, eu também coleciono nomes pouco comuns que eu possa olhar em meu caderno e escolher um que se encaixe no novo personagem.

Você põe pessoas reais em seus livros?
O mais perto que eu cheguei a colocar uma pessoa real em meus livros foi com Gilderoy Lockhart, que é um exagero de uma pessoa que eu conhecia. Ron Weasley é um pouco parecido com o meu mais velho amigo, eu estudei com ele se chamava Sean. Mas nenhum deles é uma cópia exata.

Como é a sensação de saber que milhões de pessoas lêem seus livros?
Sensasional! Eu acho que eu não percebi realmente quantos haviam até os EUA em Outubro, e conheci milhares e milhares de pessoas em sessões de autógrafo.

Quanto tempo você leva para escrever um livro de Harry Potter?
Depende. O mais rápido até agora foi um ano.

Como você teve a idéia de criar Harry Potter?
Harry meio que “passou” pela minha cabeça numa viagem de trem. Ele veio completamente formado. Foi como se eu tivesse conhecido ele pela primeira vez.

Porque os Gnomos são maus? O que eles fazem?
Gnomos comem as raí­zes de suas plantas, e fazem pequenas pilhas de terra, como topeiras fazem. Eles são um pouco como uma denúncia que bruxos morrem numa casa.

Você já conheceu um garoto como Harry?
Eu provavelmente conheci, já que eu tenho conhecido leitores dos livros de Harry. Mas ele não foi baseado em ninguém real.

Há algum de seus personagens femininos, como a Hermione, feito parecido como sua filha?
Não, se Hermione foi baseada em alguém, essa pessoa sou eu quando menor. Mas minha filha está ficando bem parecida comigo, logo ela é um pouco como Hermione.

Houve algum professor que a encorajou a escrever quando você era uma criança? Se sim, como ele/ela a encorajou ou a ajudou?
Eu tive alguns professores maravilhosos, mas eu nunca contei o segredo de que eu queria ser uma escritora. Então, não. Escrever para mim é um tipo de compulsão, então eu não acho que alguém possa ter feito eu escrever, ou me impedido de fazer isso.

Aonde você nasceu e como foi sua infância?
Eu nasci num lugar chamado Chipping, então talvez isso explique o meu amor por nomes bobos.

Como dois trouxas podem ter um filho com poderes mágicos? E como o Ministro da Magia descobre que essas crianças tem poderes?
Do mesmo modo que duas pessoas de cabelo preto têm um filho de cabelo ruivo. Às vezes essas coisas apenas acontecem, e ninguém realmente sabe o porquê! O Ministro da Magia não descobre que crianças são bruxas. Em Hogwarts há uma pena mágica que detecta o nascimento de uma criança mágica, e escreve seu nome e um grande livro de pergaminho. Todo ano a professora McGonagall olha o livro, e manda corujas às pessoas que estão fazendo 11 anos.

O Harry dá presentes de Natal para seus amigos? O livo só menciona os presentes que ele recebe. Eu estou interessada em saber se ele dá presentes e se eles sao apropriados a quem recebe.
O Rony é muito sensí­vel em relação a sua pobreza, e Harry sabe que o Ron pode se ofender se ele der muito para o Ron. Você vai ver no livro 4 que Ron se sente estranho ao receber muito de Harry.

Qual será o nome do seu próximo livro?
Eu ainda não vou lhe contar.

Você tem alguém a quem se espelhar, se sim, quem?
Na verdade eu não tenho, mas eu tenho uma Heroí­na! Seu nome era Jessica Mitford, e ela era uma ativista de direitos humanos.

Quando você tinha a minha idade, você escreveu algum livro? Eu estou na quinta série.
Sim, de certo modo eu fiz. Eu escrevi uma história sobre 7 diamantes amaldiçoados. Eu achava que era um romance, mas agora eu realmente acho que era uma história curta muito comprida.

Onde é Azkaban?
No norte do Mar do Norte. Um mar muito gelado.

Você escreve todos os dias, e por quanto tempo você escreve?
Eu escrevo quase todos os dias. Alguns dias eu escrevo umas 10, 11 horas, outros dias apenas 3 horas. Isso realmente depende do quão rápido as idéias vem.

Como você se sente por ter recebido o Prêmio Livro Infantil do Ano, do British Book Awards?
Muito, muito honrada.

Aonde Sirius e Bicuço foram depois que eles foram se esconder?
Algum lugar legal e quente!

Você tem algum animal de estimação? Se sim, alguma de suas idéias para Monstros veio de olhar para eles?
Eu tenho um coelho muito violento. Se eu soubesse como era a personalidade dele, eu o teria chamado de Canino, como o cachorro de Hagrid!

Em quantas línguas o livro foi publicado?
Oh meu deus! Eu acho que 25!

Você gostaria de ter algum animal de estimação imaginário de um de seus livros? Se pudesse, qual seria?
Se eu pudesse, eu escolheria uma Fênix, pois eles tem propriedades tão úteis, como Harry descobre no terceiro livro.

Você teve alguma ajuda ao escrever os livros de Harry?
Não, eu fiz tudo sozinha!

Por que você escolheu um raio como a marca comercial de Harry Potter?
Só por que eu decidi que seria uma marca interessante e diferente.

Você ainda escreve em cafeterias, ou você tem que ficar fora de lugares públicos enquanto você escreve paras pessoas não te incomodarem?
Eu ainda escrevo nelas, mas eu vou a cafeterias diferentes agora!

Nós veremos o Mapa dos Marotos num próximo livro?
Sim, vocês irão ver no livro 4.

A ilha que Azkaban esta localizada no sul de Reino Unido já que Black teve de passar pela casa dos Dursley a caminho de Hogwarts?
Não, ele não teve que passar pela casa dos Dursley, ele apenas quis.

Qual é o seu personagem favorito?
Eu adoro Harry, Ron, Hermione, Hagrid e o Professor Lupin.

Quantos anos tem o Professor Dumbledore?
Bruxos tem uma expectativa de vida maior que trouxas!

Quando o sétimo livro da série estiver pronto, você irá começar um novo assunto?
Sim, mas o que será, eu não sei ainda!

O que você acharia se alguém fizesse um jogo de computador de seus livros?
Eu gostaria de jogá-lo!

Como você visualiza Hogwarts inteiramente?
Um castelo enorme, um ar meio assombroso, bom para passear com uma mistura de torres e muralhas. Como a casa dos Weasley, não é uma construção que trouxas possam construir, pois é sustentado por magia.

Você já se envolveu em uma escola como a de Harry Potter?
Não, mas eu gostaria sim!

Você gostaria de levar em conta um outro emprego se você tivesse a oportunidade?
Não. Eu estou fazendo a coisa que mais amo no mundo! Embora eu tenha gostado de ser professora.

Você já tem tí­tulos para todos os 7 livros de Harry Potter?
Sim. E eu ainda não vou lhe contar quais são.

A sua filha a ajuda com idéias para os livros?
Não, as idéias são todas minhas. Mas minha filha ama os livros.

Quem é o seu autor preferido?
Jane Austen.

Que tipos de livros você lia quando era jovem?
Meus livros favoritos eram de Paul Gallico, Elizabeth Goudge e E. Nesbitt.

Quando você estava presa no trem houve alguma coisa que despertou a sua imaginação, e esse incidente inspirou o livro 3?
Eu não faço idéia de onde veio a idéia, eu apenas senti isso na minha cabeça!

Já está quase acabando o nosso tempo Srta. Rowling, muito obrigado por juntar-se a nós. Você tem algumas palavras de despedida que gostaria de dividir com a nossa audiência?
Não deixem os trouxas arrasarem vocês!

Traduzido por: Cláudia Bertani em 21/06/2006
Revisado por: Helena Alves em 21/06/2006 e Antônio Carlos de M. Neto em 22/03/08
Postado por: Fernando Nery Filho em 06/05/2007
Entrevista original no Accio Quote aqui.