Ferguson, Brian. “A fama de J.K. Rowling deteriora sua cultura café”. The Scotsman, 6 de fevereiro de 2003.

A história da esforçada mão solteira J.K. Rowling que escreveu seu primeiro Harry Potter no aconchego de um café em Edimburgo tornou-se parte da lenda de seu sucesso.

Mas agora a internacionalmente famosa autora revelou que ela ainda gosta de escrever em cafés – mais não por causa de sua fama.

A revelação da publicamente privada autora em um furo do Edinburgh Schoolchildren talvez explique o por que de seu último livro ser tão comprido na escrita e atrasado. Haviam especulações de que ela estava sofrendo de um bloqueio de escritor.

Agora a multimiliónaria contou como quer voltar para o ambiente onde ela passava horas escrevendo enquanto sua filha Jessica dormia em um carrinho de bebê.

Em uma entrevista para a revista da escola de Edinburgo, a frequentemente guardada srta. Rowling revelou como ela ainda vê um grande café com um assento de janela como seu “lugar ideal para escrever”.

Mas ela adimitiu que agora é impossível para ela escrever em cafés como Nicolson’s, na rua Nicolson, onde Harry Potter foi criado, por causa de sua fama.

Na entrevista para a revista do Broughton High, a autora também disse como ela tem maus sentimentos da “geral falta de esperança” enquanto escrevia o primeiro livro, como ela estava preocupada de nunca acabar de escreve-lós, e o “indescritivél” sentimento de orgulho quando o viu a venda pela primeira vez.

Srta. Rowling negou basear alguns de seus personagens no livro em pessoas reais, exceto ela mesma, pessoas que se sentiam atacadas que pediam que o livro fosse proibido por mal orientar, e disse que uma de suas ambições restantes é aprender a dirigir.

A equipe de escritores confirmou uma entrevista com o escritor de livros policiais Ian Rankin para a mesma edição, e também entrevistou celebridades como Gail Porter e o guru da dance music Moby no passado.

Mas eles ainda não falaram muito sobre como eles conseguiram fechar a entrevista com J.K. Rowling, dizendo que só foram ajudados por um “intermediario”.

A conhecidamente privada srta. Rowling, de quem o primeiro livro Harry Potter foi publicado em 1997, tem dado algumas entrevistas nos últimos anos.

Três graduados estudantes que trabalham na revista – Nicola Nairn, Adam Knight e Jennifer Milne – trabalharam em uma lista de perguntas que foram enviadas a autora por e-mail.

Ela contou a revista: “Meu lugar ideal para escrever é em um grande café com um pequeno canto onde haja uma mesa perto de uma janela com uma boa vista para uma rua interessante (para poder olhar em busca de inspiração).

“Também deveria servir um café bem forte e ser proibido fumar no local (porque eu parei de fumar faz dois anos e não quero ser tentada) e ninguém poderia ficar me observando também. Pois eu não posso escrever em cafés mais porque sou logo reconhecida”.

Em resposta a pergunta se ela pensou em desistir enquanto escrevia o primeiro livro, ela disse: “Muitas vezes eu senti uma grande falta de esperança, de inspiração e me perguntava se não estava me iludindo. Mas esse sentimento nunca durou mais que uma noite”.

“Foi um sentimento indescritivel de orgulho (ver o primeiro livro nas prateleiras), alguma coisa perto do sentimento quando eu vi minha filha pela primeira vez.

Srta. Rowling também como o principal personagem feminino nos livros – a melhor amiga de Harry, Hermione – é uma versão “exagerada” dela mesma, mais insiste que todos os outros são completamente ficionais.

Wendy Munro, chefe dos meios de comunicação da escola, disse que os estudantes eram completamente responsáveis por escrever, editar e fazer o design da revista.

Ela disse: “Nosso contato vetou todas as perguntas que fizemos, elas foram então mandadas para aproção e uma semana depois foi obtida a resposta”.

Nicola, 17, editor associado da revista, disse: “Nós ficamos muito surpresos ao conseguir a entrevista, mas tudo saiu bem”.

Traduzido por: Lucas Emmanuel em 31/07/2006.
Revisado por: Patrí­cia Abreu em 02/05/2007.
Postado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007.
Entrevista original no Accio Quote
aqui.