“Mulheres proeminentes do Reino Unido se unem em chamado para terminar a violência sexual contra crianças em conflitos”, 5 de março de 2014.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, a autora J.K. Rowling, a estilista internacional Victoria Beckham, a CEO da Mumsnet, Justine Roberts, a advogada de Direitos Humanos AmalAlamuddin e a Embaixadora da UNICEF no Reino Unido Jemima Khan estão entre as assinantes de uma carta aberta pedindo ação do governo para proteger mulheres e crianças de violência sexual em conflitos.
Leia a carta abaixo e una-se à causa adicionando seu nome.
Em zonas de guerra, a violência sexual é tão devastadora quanto balas e bombas. De acordo com a UNICEF, as mais ameaçadas são mulheres e crianças, tanto meninas quanto meninos.
Um dos lembretes mais claros é a Síria, onde uma geração inteira corre o risco de ser perdida enquanto um 4º ano de conflitos e atrocidades inimagináveis se aproxima.
Entre fevereiro e maio do ano passado, quase três quartos dos refugiados sírios recém-chegados na Jordânia, no Líbano e no Iraque que conversaram com pesquisadores de proteção ao menor reportaram que a violência sexual tem crescido dentro de seu país.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher no próximo sábado, 8 de março, nós nos juntamos para pedir mudança. Em junho, o Reino Unido sedia um congresso crucial sobre violência sexual em conflito. Líderes internacionais precisam aproveitar esta oportunidade para defender mulheres e se comprometer a proteger crianças em zonas de guerra de estupro e abuso sexual.
Os ministros do Reino Unido devem se esforçar ao máximo para assegurar que o congresso priorize medidas para ajudar crianças a reportarem crimes sexuais e levar seus abusadores à justiça. O Reino Unido também deve assegurar mais investimento no apoio psicológico e de longo prazo às crianças sobreviventes.
Violência sexual em conflito é prevenível, não inevitável. Juntos nós podemos acabar com isso.
Abaixo assinadas,
Jemima Khan; CBE Baronesa Lane Fox deSoho; OBE J.K. Rowling; Victoria Beckham; Justine Roberts, Mumsnet; AmalAlamuddin, advogada; QC ProfessoraGeraldine Van Bueren; Anita Tiessen, UNICEF RU; CBE Baronesa Stern; MeghaMittal; Rosie Huntington-Whiteley; Sophie Dahl; Lady EdwinaGrosvenor; Reverenda Rose Hudson-Wilkin; Claudia Schiffer; CatDeeley; SigridRausing; KeeleyHawes; Cathy Turner; IlseHowling; DBE BaronesaGrey-Thompson; OBE Denise Lewis; Heather Kerzner; Kirsty Young; OBE Carolyn McCall
Traduzido por: Bárbara Waida em 30/07/2014.
Revisado por: Carolina Portela em 30/07/2014.
Postado por: Pedro Martins em 30/07/2014.
Fonte: UNICEF.