Ahern, Victoria. “Rowling sabia antes que Dumbedore era gay”. Canadian Press, 23 de outubro de 2007.

J.K. Rowling diz que sua repentina revelação sobre Alvo Dumbledore, um dos personagens chave na sua série Harry Potter, fez pelo menos um fã sair do armário.

“Eu sei que foi uma coisa positiva eu ter dito isso por pelo menos uma pessoa, porque um homem ‘se revelou’ no Carnegie Hall”, Rowling contou em uma conferência terça-feira no Festival Internacional de Autores. “Não estou brincando”.

Rowling revelou a sexualidade de Dumbledore semana passada, enquanto respondia a perguntas de fãs na lendária New York Avenue. Na terça-feira, a autora disse que sabia “muito antes”, enquanto escrevia, que Dumbledore era gay, mas não sentiu que precisasse contar isso aos leitores.

A bomba de Dumbledore tem espantado fãs Potter pelo mundo inteiro e deixou muitos se perguntando porque Rowling esperou até a conclusão de sua série de sete livros para revelar a sexualidade do diretor de Hogwarts.

Questionada sobre a revelação do momento, Rowling disse: “Me fizeram uma pergunta bem direta no Carnegie Hall”.

A autora, moradora do Reino Unido, elegantemente vestida em um vestido marrom e botas combinando, ficou impaciente com os repórteres que persistiam no assunto, dizendo que não sentiu que precisasse ser explícita sobre as preferências sexuais de Dumbledore porque queria focar no desenvolvimento do personagem.

“Se você fosse um autor então você entenderia que quando você escreve o fim, chega no fim”, ela disse.

Dumbledore, Rowling agora revelou, já foi apaixonado pelo bruxo das trevas Grindelwald, algo que alguns fãs de cannon Potter já suspeitavam.

“O enredo é o que é”, disse Rowling. “De fato teve [Dumbledore], como eu digo, essa trágica paixão cega, mas essa foi uma parte chave para o final da história, então aí está. Por que eu colocaria a parte chave do fim da minha história no Livro 1?”.

Rowling disse terça-feira que achou “libertador” contar sobre Dumbledore, acrescentando que as passagens sobre ele vão ter diferente significados para diferentes leitores.

“Eu acho que uma criança vê uma amizade e eu acho que um adulto sensível pode muito bem entender que foi uma paixão tola”, ela disse.

Após a conferência com a imprensa, Rowling leu trechos de Harry Potter e as Relíquias da Morte para centenas de jovens fãs em um teatro no centro da cidade.

Durante a leitura, Rowling recebeu perguntas cobre os livros, mas o assunto da sexualidade de Dumbledore não foi levantado.

Em vez disso, perguntaram-na qual morte foi a mais difícil de escrever – Dobby o elfo, veio a resposta – e sobre as complicadas regras do jogo de Quadribol.

Rowling brincou dizendo que apenas uma mulher poderia ter inventado o jogo porque requer tantas tarefas múltiplas, gerando risadas na multidão reunida, que incluía jovens crianças, adolescentes e membros da indústria de publicação e religiosos.

Ela também brincou dizendo que teve a idéia do Quadribol após uma discussão com um ex-namorado, levando-a a fazer um jogo um tanto quanto violento.

Quando Rowling foi perguntada sobre o que ela estaria fazendo hoje se não fosse famosa, ela respondeu que ainda estaria ensinando e escrevendo no seu tempo livre porque ela ama muito escrever.

“Foi realmente interessante – e ela foi realmente engraçada”, disse Danielle McNally, 17 anos.

“Ela leu uma parte onde ela estava lendo as vozes e sendo Hermione e Rony e ela realmente entrou nisso. Ela lê as vozes deles muito bem, e ela tem um grande senso de humor. Eu não esperava isso”.

Traduzido por: Renata Grando em 23/10/2007.
Revisado por: Patrícia Abreu em 19/10/2007.
Postado por: Vítor Werle em 09/02/2009.
Entrevista original no Accio Quote aqui.