Roberts, Martin. “Dumbledore corajoso, brilhante; por que não gay: Rowling”. Reuters, 23 de outubro de 2007.

TORONTO (Reuters) – J.K. Rowling, cuja série Harry Potter fez dela a primeira autora bilionária, disse na terça-feira que estava surpresa com o alvoroço em torno de seu anúncio de que o principal professor do menino bruxo, Alvo Dumbledore, era gay.

“Com certeza nunca foi novidade para mim de que um homem corajoso e brilhante poderia amar outros homens”, contou Rowling numa conferência de notícias em Toronto, onde ela está participando de um festival de autores.

Rowling, mãe de três filhos, fez a revelação inesperada em Nova York na sexta-feira, durante sua primeira visita aos EUA em sete anos.

Ela disse que Dumbledore já esteve apaixonado pelo bruxo agradável Gerardo Grindelwald, mas os dois se tornaram rivais quando Grindelwald acabou se mostrando mais interessado nas artes das trevas do que nas boas. Dumbledore seguiu em frente para destruir Grindelwald.

As reações têm sido principalmente de apoio nos sites de fãs, como o The Leaky Cauldron, onde a notícia da opção sexual de Dumbledore provocou mais de 3.000 comentários.

Rowling recusou-se a dizer se a “opção sexual” de Dumbledore poderia afastar aqueles que desaprovam homossexualidade.

“Ele é meu personagem. Ele é o que é e eu tenho o direito de dizer o que digo sobre ele”, disse ela.

Rowling disse que não fez revelações sobra a sexualidade de Dumbledore antes da sexta-feira, porque nunca a tinham questionado diretamente.

“As pessoas queriam tanta informação antecipadamente à história, que só para manter minha sanidade e minha atenção na minha própria trama, eu não deixei escapar muita coisa antes da hora”, disse ela.

O sétimo e último livro na saga do menino bruxo, Harry Potter e as Relíquias da Morte tornou-se o livro mais rápido a ser vendido na história depois de lançado em julho, vendendo mais de 11 milhões de cópias nas primeiras 24 horas na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

O quinto filme da série, Harry Potter e a Ordem da Fênix recebeu três indicações na segunda-feira para a premiação dos filmes da Grã-Bretanha, o Baftas.

Rowling disse que “provavelmente não” escreverá um capítulo anterior da série, mas não descartou isso.

“Não é (um capítulo anterior) um pouco como ‘Star Wars Episódio I’?”, ela ironizou. “Eu não vou dizer ‘nunca’, porque ‘nunca’ na minha vida age de forma contraditória e eu tenho imediatamente querido fazer tudo o que eu tenha dito que nunca faria”.

Rowling disse que pode trabalhar em uma enciclopédia de Potter para caridade, mas só depois de um longo intervalo.

“É como o fim de um casamento. É uma boa ideia não ver um ao outro por um tempo, então talvez vocês possam ser bons amigos depois”, disse ela.

Traduzido por: Renan C.C. Silva em 23/10/2007.
Revisado por: Patrícia Abreu em 19/10/2007.
Postado por: Vítor Werle em 09/02/2009.
Matéria original aqui.