haymandb5 :: Potterish

Dados Pessoais

Nome completo: David Heyman
Data de nascimento: 1961
Natural de: Londres, Inglaterra.
Notí­cias relacionadas: Todas as notí­cias do Potterish relacionadas a este produtor, você encontra aqui.

 

 

 

barra :: Potterish

Biografia

David Heyman é um produtor britânico de cinema nascido em Londres, Inglaterra em 1961. Trabalhou primeiro na indústria filmográfica como assistente de produção, antes de produzir o seu primeiro filme, “Juice”, em 1992, seguido por “The Stoned Age” em 94. Aproveitou uma temporada de sucesso como executivo na América, antes de voltar a Londres para fundar sua própria companhia de produção, “Heyday Films”, em 1997.

Heyman produziu vários filmes notáveis desde então, os mais conhecidos são os da série Harry Potter, onde começou em 2001 com a Pedra Filosofal. Em 2005, Heyman era produtor executivo da série Threshold da CBS. Heyman é filho de John Heyman, produtor de filmes como “The Go-Between”, “Jesus” e Norma Heyman, produtora de “Dangerous Liaisons” e “Mrs Henderson Presents”.

barra :: Potterish

Filmografia

2007 – Harry Potter e a Ordem da Fênix (produtor)
2005 – Harry Potter e o Cálice de Fogo (produtor)
2004 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (produtor)
2004 – Roubando Vidas (produtor)
2002 – Harry Potter e a Câmara Secreta (produtor)
2001 – Harry Potter e a Pedra Filosofal (produtor)
1999 – Mortos de Fome (produtor)
1996 – Um Dia em Nova York (produtor executivo)
1994 – Dois Loucos na Noite (produtor)
1994 – Blind Justice (produtor)
1992 – Juice

barra :: Potterish

Entrevistas

“Nós apenas pensamos, como vamos aproximar a isso? Ele vai ser um filme de quatro horas e meia? Isso é provavelmente como vai ser. O nosso público realmente vai abraçar isso? De alguma maneira, eu acho que eles vão. Mas eu acho que os mais jovens vão ser levados pela corrente.”
[Continua]
Produtor David Heyman fala sobre a divisão do filme ao Empire Online, 14 de março de 2008

“Nós tivemos muita sorte, os livros desde o começo atraí­ram as pessoas. Nós tivemos todo mundo que queríamos no primeiro filme e todos que queremos no segundo. Então eu acho que a resposta é sim. Os livros são maravilhosos e crianças de todas as idades, de seis a cento e seis querem fazer parte deles.”
[Continua]
Press Junket do segundo filme em Nova York, 26 de outubro de 2002

“Eu não tenho certeza sobre o segundo filme ter alguma sugestão, mas acho que isso é verdade. Eu acho que se você for fiel ao espí­rito deste, de cada um dos livros, todos os livros são preparações para o sétimo. O sétimo livro é o clímax. Cada livro é uma preparação para isso, então cada um dos livros define o que irá acontecer a seguir.”
[Continua]
Coletiva de imprensa de Nova York, 24 de maio de 2004

Para ler mais entrevistas do David Heyman, clique aqui.

barra :: Potterish

Citações do produtor

Sobre o Cálice de Fogo:

  • “Ter um diretor inglês pela primeira vez é bem interessante,” afirma Heyman. “Mike Newell não só entende o mundo de Harry Potter, como também a idéia de um internato britânico. Ele tratou o assunto com bastante humor. Eu acho que este filme será o mais engraçado até agora. Mike é um grande fã do que Alfonso fez com a série. Ele continuou com esta visão, mas agora os desafios são bem maiores. Este último tem muito mais ação e CGI com o épico Torneio Tribruxo.”

  • “Qualquer coisa que não esteja diretamente ligado ao Harry e sua jornada é menos importante. Mas há certas coisas que não precisam ter tanto destaque do jeito que estão no livro, é só pela natureza do material.”

Sobre a censura do quarto filme:

  • “As crianças odeiam ser protegidas. Para nós, a coisa mais importante era nos mantermos fiéis a obra. É um pouco assustador algumas vezes, mas é como está nos livros.”

Sobre Ordem da Fênix:

  • “Nós estamos analisando todas as opinões para determinar o melhor lugar no mundo para fazer o filme. Estamos procurando no Reino Unido e em outros lugares ao redor do mundo.”

  • “Nós já filmamos algumas cenas de ação. Fizemos algumas cenas envolvendo os centauros e também Grope, o irmão gigante de Hagrid. Os garotos tiveram que filmar durante todo o tempo com o fundo azul, mas a essa altura do campeonato eles já estão acostumados com isso.”

  • “Nós procuramos por meses. Então seguramos a vaga em aberto e surgiu Evanna Lynch que é uma fã obcecada por Harry Potter e que atualmente manteve contato por cartas com Jo Rowling. Quando ela foi escolhida, Jo me telefonou porque não conseguia acreditar. – Pelas suas cartas ela disse: “Ela é Luna”.

  • “Ela [professora Umbridge] é todo sorriso por fora, mas por dentro, ela é mortal!”

  • “Jo mantém os livros e filmes bem separados”, afirma Heyman. “Eu sou aquele que faz contato com ela, para termos certeza que nós não estamos fazendo nada que vai bagunçar a sua ficção. Ela realmente quer que os filmes sejam tão bons quanto eles possam ser. Nós precisávamos visualizar a árvore da família de Sirius Black, então nós falamos com Jo. E ela disse “Eu entendo”. Quinze minutos depois veio um fax com a árvore inteira da famí­lia Black com seu timbre, seu lema, com oito gerações dos Blacks e com todos os nomes. Seu mundo está embutido nela.”

Sobre o trio voltar nos próximos filmes:

  • “Um dos destaques desta jornada foi presenciar Dan, Rupert e Emma passarem da infância para a adolescência. Eles emergiram como profissionais consumados que são dedicados a honrar seu trabalho e se esforçar por excelência. E ainda, ao longo desse tempo, mantiveram seu entusiasmo e espírito, e permanecem, ainda hoje, os mesmos maravilhosos, gentis e generosos indivíduos que conheci durante todos esses anos.”

barra :: Potterish

Prêmios e Indicações

  • Ganhou o The Empire Outstanding Contribution pelo seu trabalho em Harry Potter (2006).

  • Indicado ao Alexander Korda Award for Best British Film, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2005).

  • Ganhou um BAFTA Children’s Award de Melhor Longa-metragem, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004).

  • Indicado ao BAFTA Children’s Award de Melhor Longa-metragem, por Harry Potter e a Câmara Secreta (2003).

  • Indicado ao ShoWest Award de Produtor do Ano (2003).

  • Indicado ao Alexander Korda Award for Best British Film, por Harry Potter e a Pedra Filosofal (2002).

  • Indicado ao BAFTA Children’s Award de Melhor Longa-metragem, por Harry Potter e a Pedra Filosofal (2002).

barra :: Potterish

Curiosidades

  • Antes de trabalhar com Daniel Radcliffe na série de Harry Potter, David Hayman já havia trabalhado com ele em outro filme, O Alfaiate do Panamá.

  • David já era amigo do pai de Radcliffe antes mesmo deles trabalharem juntos em Harry Potter.

barra :: Potterish

Fontes

IMDb
Wikipedia ENG