Danielle Demetriou, “Harry Potter e a fonte de inspiração,” The Daily Telegraph (Londres), 1º de Julho de 2000

A autora dos livros best-sellers de Harry Potter revelou pela primeira vez ontem as identidades das pessoas que inspiraram seus personagens.

Ian Potter, cujas travessuras da infância são assustadoramente semelhantes às do bruxo estudante fictí­cio, viveu a somente quatro casas de J.K. Rowling enquanto ela crescia na vila de Winterbourne, perto de Bristol. A perversa Tia Guida, a parente gorda e malvada que cria buldogues, foi baseada na avó materna de Rowling, Frieda, que preferia “seus cachorros a parentes humanos”, de acordo com a autora. A inspiração para o Professor Snape, o professor que dá um frio na espinha da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que fez da vida de Harry um horror, foi retirada de um professor de uma antiga escola de Rowling “apesar de ela se recusar a contar seu nome.” O personagem de Ron Weasley, um dos melhores amigos de Harry que vem de uma famí­lia pobre mas amável, foi baseado no amigo mais antigo de Rowling, Sean. Sua identidade completa se mantém secreta. A outra melhor amiga de Harry, Hermione, a estudiosa e corajosa amante dos livros descrita por Rowling como a “mais brilhante” dos três amigos, é a autora enquanto jovem. Rowling, 34 anos, disse ontem: “Meu editor americano diz que sou má com ela porque ela sou eu. Mas eu não acho que seja má com ela. Eu a amo muito.”

Mais de 30 milhões de livros de Harry Potter foram vendidos mundialmente desde 1997 e Harry Potter e o Cálice de Fogo, o quarto em uma série de sete livros, será publicado semana que vem com uma remessa inicial de um milhão de cópias. Espera-se que o filme de Hollywood “Harry Potter e a Pedra Filosofal” seja lançado em Novembro de 2001.

Vestir-se de bruxos e bruxas, poções de brincadeira e contar histórias eram somente algumas das brincadeiras que Rowling fazia quando criança com Ian Potter e sua irmã mais nova, Vikki. O Sr. Potter admitiu que era um garoto travesso que adorava pregar peças. “As garotas, incluindo Joanne, costumavam se vestir de bruxas o tempo todo,” disse o Sr. Potter, 35 anos, um encanador, que vive em Yate, perto de Bristol. “E os garotos, obviamente, seriam bruxos. Eu fazia truques, especialmente na minha juventude. Eu costumava fazer minha irmã e Joanne irem lá dentro por mim para perguntar aos meus pais se eu poderia ficar lá fora até um pouco mais tarde.”

O Sr. Potter, cujas duas filhas, Charlotte, nove anos, e Shannon, cinco anos, são ambas fãs de Harry Potter, disse que se sentiu privilegiado por ter tido uma participação na criação do herói infantil. Vikki Potter, sua irmã mais nova, descreveu como ele estava sempre se metendo em encrenca de um modo semelhante ao do amável aprendiz de bruxo Harry. “Ian foi a inspiração perfeita para o travesso personagem bruxo,” disse a Srta. Potter, 32 anos, de Chipping Sodbury. “Era um pesadelo total, realmente um horror. Ele costumava fazer coisas como travar as rodinhas da minha bicicleta, colecionar girinos em vasos e depois passar a gosma verde em todo lugar. Ele tinha essa coisa com lesmas.” A Srta. Potter, uma diretora de vendas em uma companhia de softwares, também recordou como Rowling fazia poções e lia histórias como parte de suas brincadeiras fantasiosas.

“Eu acho que é loucura ter um herói chamado Potter, mas isso é típico de Joanne,” ela disse. “A gente se fantasiava sempre. Nossas fantasias preferidas eram de bruxas. Nós nos vestí­amos de bruxas o tempo todo. Meu irmão se vestia de bruxo. “Joanne sempre lia para nós. Ela costumava ler coisas como poesia e nós fazí­amos poções secretas para ela. Ela sempre nos mandava pegar ramos para as poções.”

A avó de Rowling, Frieda, que inspirou a Tia Guida, era ilegí­tima, nascida de pais escoceses. Ela foi abandonada em uma casa de repouso em Londres, cujos donos a adotaram.

Copyright (c) 2000 Telegraph Group Limited, Londres, Inglaterra
Fonte: Newsbank

Tradução: Frederico Oliveira Duarte

Revisado por: Adriana Couto Pereira em 29/04/2007 e Antônio Carlos de M. Neto em 22/03/08