Bullard, Sean. “Transcrição de National Press Club almoço do autor”. NPR Radio, 20 de outubro de 1999.

Link do áudio: Via Accio Quote.

Áudio: Quick Quotes Quill [Áudio Real 27min01s]

Transcrição por cortesia de “Hogwarts Library”; transcrito por Loriba; agradecimentos especiais a Earwax e Troel Forchhammer pela revisão.

Números entre chaves representam o tempo em minutos:segundos da entrevista original na forma em que está disponível em áudio.

Parte 1 {00:00}
Parte 2 {13:20}
Parte 3 {19:26}
Parte 4 {23:26}

Parte 1 {00:00}

Sean Bullard (Bowler?): Olá pessoal! Posso ter a atenção de vocês um momento? Oi, eu sou Sean Bullard. Eu sou o presidente do comitê de livros e autores aqui no National Press Club. Eu quero agradecer a todos por virem aqui hoje, ahn… Aprecio muito isso. Eu vejo que há muitas crianças aqui, lá fora no balcão, matando aula hoje, e ahn… se vocês precisarem de, ah, uma explicação para sua professora; Larry Lipman, o presidente do Press Club, é um ótimo escritor.
Seguindo o costume, vou apresentar nossa convidada. Ela vai então nos oferecer um pouco da mágica de seu novo livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. E então, eu gostaria de encorajar vocês que têm perguntas a dizê–las… escrevê-las nos cartões dispostos em cada mesa e então passá-los para frente. Após as perguntas, eu vou encerrar o evento prontamente, assim nossa convidada terá tempo para assinar os livros… e eu acredito que também para pegar um avião. Hum… por favor, por favor, por favor, respeitem esse fato. Hum… nós vamos permitir, hum… um livro assinado por pessoa no começo e se tivermos tempo, nós vamos então assinar livros adicionais; mas por favor… er, ela precisar estar fora daqui, hum, pelas 2h hoje. E finalmente, eu gostaria de lembrá-los da nossa próxima semana do livro e do autor no National Press Club: na noite de 26 de outubro, o Comitê de Livros e Autores irá apresentar “The New, New thing: the Silicon Valey Story”, de Michael Lewis.

Há um tempo atrás, eu li no New York Times que Harry Potter estava destinado à grandeza. Perdoem-me pela minha ignorância, mas, hum, mais cedo nesse ano eu não tinha idéia de quem era Harry Potter. Hum, minha esposa e eu tivemos gêmeos 5 meses atrás, hum… Eu sabia de uma coisa: J.K. Rowling e seu jovem bruxo com a iluminada cicatriz em forma de raio estavam tomando a América como uma tempestade. No trem para o trabalho, na livraria, ou no telefone com meu sobrinho de 12 anos, todos estavam delirando sobre essa criança marcada chamada Harry Potter. Eu não estou brincando com vocês, recentemente um completo estranho no trem me implorou que eu pegasse o cartão dele e desse para nossa convidada assiná-lo, assim ele poderia dar para o filho dele, e eu realmente tenho o cartão no meu bolso e está assinado. Então esse executivo de Nova Jersey receberá seu cartão no correio nos próximos dias.

É apropriado que, como mágica, Harry Potter pareça ter surgido de lugar nenhum. É como se um dia nós estivéssemos sem a Hogwarts Escola de Magia e Bruxaria de séculos de idade, e no dia seguinte, aAmérica não pudesse imaginar a vida sem Harry Potter. E como se ter mais de 5 milhões de livros em circulação não fosse suficiente, e ambos crianças e adultos lutando por seus livros, nossa convidada ainda capturou a tripla coroa de publicidade. Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, e o livro de hoje subiram até o topo dos três livros mais vendidos nas últimas semanas. Em resumo, o abracadabra de Harry Potter levou nossa convidada quase ao status de legendária. Senhoras e senhores, eu apresento a vocês, autora infantil best-seller, ganhadora de entusiasmadas críticas nos dois lados do Atlântico, e criadora de Harry Potter, J.K. Rowling!

J.K. Rowling {3:43}: Muito obrigada. Muito obrigada, é maravilhoso estar aqui. Hum, eu vou fazer uma rápida leitura para vocês e depois receber alguma perguntas. [1] Eu gosto mais deles, desculpe, eu sei que vocês são as pessoas… Eu gosto mais deles. Eu estou tocando para a galeria hoje.

Hum… então uma breve leitura agora… Eu, eu na verdade vou fazer uma leitura do primeiro livro, Pedra Filosofal, há uma razão muito prática para isso, eu tenho um trecho bem pequeno nesse e nós realmente não temos muito tempo e eu gostaria de gastar o tempo respondendo perguntas, eu acho que isso seria melhor. Então, hum, esse é o momento quando Harry compra seu pedaço de equipamento mais importante para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, o que é claro, é sua varinha, o que mais? Isso é o que acontece na loja de varinhas, hum… Harry tinha ido lá com Hagrid, o qual é um dos meus personagens favoritos, você sabe, o gigante guarda-caças da escola? E ele está prestes a conhecer o Sr. Olivaras, o famoso fazedor de varinhas…

“Bom dia, disse uma suave voz…” (leitura de PF, Capítulo 5 – Beco Diagonal)
“… quando sua irmã, ora, sua irmã fez a sua cicatriz”.
* tosse e fecha o livro* (todos riem a aplaudem)
J.K. Rowling {9:40}: Ok. Certo, vamos fazer as perguntas…

Sean Bullard pergunta 01: Sim. Sabe, soa muito melhor quando você está lendo. A primeira pergunta… “Você escreveu o livro para crianças ou adultos?”.

J.K. Rowling: Hum… eu escrevi para mim. Er… então ambos… er… Eu escrevi algo que eu sabia que eu gostaria de ler agora, mas eu também escrevi algo que eu sabia que eu teria gostado de ler aos 10 anos. Então eu, eu nunca realmente escrevi com hum, com ninguém em mente. Eu… Eu… Eu ainda não escrevo com nenhum grupo imaginário específico em mente. Eu fui perguntada inúmeras vezes “por que os livros são tão populares?”, e a verda… Eu, e… Eu não quero analisar isso. Eu… eu não quero decidir que há uma fórmula; eu realmente não quero olhar para isso muito de perto, porque eu quero continuar escrevendo-os do modo que eu quero escrever e não hum, você sabe, começar a tentar colocar um ingrediente X nisso. Isso é para as outras pessoas decidirem, não eu, eu acho.

Sean Bullard pergunta 02 {10.50}: Muitos perguntaram: “Como você teve a idéia do Quadribol?”

J.K. Rowling: Oh Quadribol… a ironia de eu inventar um esporte! Eu consegui quebrar meu braço jogando netball (uma espécie de basquete feminino), o que você sabe *não* é um esporte famoso de contato. Hum… Eu decidi que se os bruxos tinham toda essa sociedade secreta… Eu estava pensando sobre coisas que unem uma sociedade, e eu decidi que uma coisa teria que ser um esporte, e essa seria um oportunidade para os bruxos se reunirem em segredo, e todos, sabe, se congregarem juntos, e seria simplesmente muito difícil para eles se congregarem e assistirem baseball ou alguma coisa. Nós perceberíamos! Eles ficariam chateados. Eles iriam atirar suas varinhas, e se encher na multidão. Isso não funcionaria, então eles teriam que ter seu próprio esporte. Então eu me diverti muito fazendo as regras do Quadribol. É um jogo violento e perigoso e eu ficaria apavorada com ele, mas é divertido pensar sobre isso.

Sean Bullard pergunta 03 {11:42}: “Quando você começou a escrever os livros?”

J.K. Rowling: Hum… Eu come-… Eu tive a idéia de Harry em 1990, então eu tenho escrito sobre ele por 9 anos, e quando eu terminar os sete livros, eu estarei escrevendo sobre ele por 13 anos. Então… e isso irá… será como um luto, eu já sei disso. Quando eu escrever o fim, em [sic] livro 7, vai ser realmente… Eu vou estar com o coração partido, mas… hum… é isso que eu planejei, e é isso que vou fazer. Então…

Sean Bullard pergunta 04: “De onde você pega inspiração?”

J.K. Rowling: Bom, se eu soubesse, eu iria viver lá! Mas eu não tenho nem idéia e me perguntam muito isso e eu… às vezes eu tenho que dizer ‘de onde você tira suas idéias?’, e é real… re… re… o problema em ficar dando voltas dessa forma é, algumas vezes as pessoas sabem. Então essa não funciona. Você pensa que está sendo realmente inteligente em fazer isso… “bom, aqui está o que inspira”… oh não! Então er, na verdade, a maioria das idéias apenas vem. Hum… algumas delas, eu tenho que trabalhar duro para algumas delas. Normalmente é meio que um processo de lógica distorcida. Idéias como a plataforma 9½… Eu queria que fosse um lugar secreto numa estação real e se seguir esse pensamente dentro de você, você pensa “plataforma escondida”, e se você continuar com esse pensamento, tem que estar entre duas plataformas reais e você acaba tendo uma fração. E eu escolhi 9 ½ porque soa como um, sabe, número legal. Isso é… então, sabe, às vezes eu lembro do processo de pensamentos que eu segui para chegar a algum lugar, mas outras coisas apenas se fazem, apenas “aparecem”.

Parte 2 {13:20}

Sean Bullard pergunta 05: Muitos perguntaram sobre o filme…

J.K. Rowling: Er… certo… a posição… a, a, onde o filme está é: hum… o script está quase pronto, hum… diretor deve ser escolhido até o fim do ano; o filme deve estar pronto… verão de 2001, eles estão me dizendo. Então… hum… eu mal posso esperar para ver Quadribol… essa é a parte eu estou realmente, realmente esperando para ver. Eu disse isso para eles. Eles riram nervosos.

Sean Bullard pergunta 06 {13:55}: Você consegue imaginar Harry crescendo?

J.K. Rowling: Hum… errrrrrr… sempre… Eu, veja, tenho esse… veja, por cinco anos eu estava escrevendo sobre Harry e nunca falei sobre isso com ninguém exceto minha irmã. Eu contei a ela a história do primeiro livro, mas ela nunca o leu. Então tudo isso acontecendo na minha cabeça, então é, é, é uma coisa incrível para mim agora ter a oportunidade de todos os 5 ou 6 anos. Mas a coisa frustrante é, eu não posso contar para você… coisas, porque vai arruinar o resto dos livros. Então eu vou ter que passar adiante essa pergunta porque eu sei exatamente o que vai acontecer com Harry no livro 7, mas eu não vou contar a você.

Sean Bullard pergunta 07 {14:37}: Essa aqui obviamente é de um dos nossos convidados da nossa audiência interruptora ali, porque as palavras e letras estão em êxtase, mas diz “Você já escreveu o próximo livro? O que acontece depois? Por favor me conte”.

J.K. Rowling: Eu acho que eu deveria estar bem ofendida por essa observação da “audiência interruptora”… francamente. Hum… meu… livro 4 está, eu vou terminá-lo quando chegar em casa. Está… er… não está muito longe de estar completo, e eu sei o que acontece, e eu também não vou contar a vocês. Hum… er… Eu estou tentando pensar em algo que eu possa… er, você vê a Copa Mundial de Quadribol no livro 4, que é Irlanda vs. Bulgária… o que eu gosto. Inglaterra foi colocada para fora pela Transilvânia… o que é um pouco triste. Hum, eu na verdade disse isso na Escócia, um menino ergueu sua mão e disse ‘o que acontece com a Escócia?’ e eu disse ‘bom, vocês foram massacrados por Luxemburgo’ e ele não ficou feliz… Eles levam isso bem a sério… ‘mas Luxemburgo é um lixo!’ Como você sabe como eles são no Quadribol?

Hum… sim… você… você… veja… veja que, mas, hum… se você viu na internet, porque bruxos maléficos se infiltraram na internet e colocaram lá que o título do livro 4 é Harry Potter e a Copa Mundial de Quadribol, e isso não é verdade. Eles estão apenas bagunçando sua cabeça! Não é verdade de maneira nenhuma, mas eu não vou dizer o título porque eu sou um pouco supersticiosa sobre isso; eu gosto de manter isso em segredo até que o livro esteja concluído.

Sean Bullard pergunta 08 {16:06}: Um dos nossos professores perguntou “Meus alunos e eu nos perguntamos se há algum significado em você assinar seus livros com apenas suas iniciais?”

J.K. Rowling: Er… é… essa é uma engraçada. Isso não foi opção minha. Quando eu terminei minha… er… minha cópia do manuscrito, eu coloquei Joanne Rowling lá, esse sendo meu nome e tudo mais. E… er… então meu editor… meu editor britânico me ligou e, dois meses antes do livro ser publicado e disse “Nós gostaríamos de usar suas iniciais”, e eu disse, e para ser franca eu deixaria eles me chamarem Enid Snodgrass se eles publicassem o livro, então eu realmente não estava preocupara com isso. Minha gratidão era tão grande que… então eu disse ‘ok, tudo bem, mas por quê?’ , e eles disseram… antes de tudo eles disseram “nós achamos que se destaca mais”, e eu disse ‘Por quê? Sério?’, e eles disseram “Nós achamos que meninos vão gostar desse livro, mas nós não temos certeza se eles vão escolhê-lo se eles pensarem que uma mulher o escreveu”. Hahhhhhhhhhh… mmmmmm… e a coisa engraçada é que foi algo completamente desnecessário de se fazer porque dois meses depois que o livro foi publicado eu estava na televisão em rede nacional; e eu não estava usando uma barba falsa ou nada. Então *todos* agora sabem que eu sou uma mu… bom, todos que eu conhe… que eu encontrei… ninguém diz ‘onde ele está?’ eu quero dizer, e ninguém parece remotamente preocupado, o que eu acho bem encorajador. Então é por isso… foi meu editor britânico… então escreva e grite com ele, não comigo.

Sean Bullard pergunta 09 {17:29}: Um dos nossos visitantes pergunta “Você tem algum amigo imaginário e quem são eles?”

J.K. Rowling: Bom, você os conhece! Isto é… Eles estão aqui! Eles é que são! Hum… eu de fato tive amigos imaginários quando eu era mais nova, eu acho que muitas crianças têm, eu tinha uma… er… vida de fantasias muito vívida, eu acho, quando eu era uma criança, o que não é muito incomum. É um pouco, er, preocupante que talvez eu não me livrasse disso melhor, mas hum, é, eu acho que eu sempre vou tê-los.

Não, eu não tenho amigos imaginários agora no sentido de que eu finjo que alguém chamado Peewee (duende) está em pé ao meu lado. Não, não eu não tenho.

Sean Bullard pergunta 10 {18:06}: “Que conselho você daria para jovens que tem interesse em escrever? E também para os pais deles?”

J.K. Rowling: Hum… Eu geralmente sou perguntada por, por, por hum… jovens leitores o que eu aconselharia, eu daria se você quisesse ser um escritor. Foi assim que eu fiz, então esse é o único conselho que eu posso dar. Você tem que ler o máximo que puder porque esse é o melhor modo de reconhecer uma boa escrita e aprender o que faz uma má escrita, e essas são coisas muito boas. Você provavelmente passa por uma fase na qual você imita seus autores preferidos. Isso é perfeitamente normal, é outro processo de aprendizagem. Você se impede de escrever muitos e muitos entulhos. Você apenas tem que escrever isso fora do seu sistema e mais cedo ou mais tarde, você vai acertar seu, o que, o que, sabe, você realmente deveria estar fazendo e qual é seu estilo. Eeee… perseverança, você tem que ser perseverante, porque é… er, é uma, uma carreira com muitas pancadas, mas as recompensas são enormes. Eu não quero dizer… No sentido de que se é realmente isso que você quer fazer… Para ser apto a fazer isso, pela vida toda, é a melhor coisa do mundo. Muito recompensador, mas não é uma carreira para pessoas que são facilmente desencorajadas, isso com certeza. E para os pais… hum… não digam a eles que é irreal. Nunca, nunca digam isso, porque mesmo que eles não sejam publicados, escrever… bom, escrever é a paixão da minha vida, então é uma coisa importante a se fazer. {19:26}

Parte 3 {19:26}

Sean Bullard: Você provavelmente deveria ler essa aqui, porque eles estão perguntando como pronunciar o nome de uma das amigas de Harry…

J.K. Rowling pergunta 11: Essa é a pergunta que mais me fazem e eu estou começando a desejar que eu tivesse chamado-a de Jane! “Quem é a garota que é… qual o nome da amiga de Harry?”. Her-mi-o-ne, Her-mi-o-ne! Hermoyne é realmente comum, eu ouço muito esse, mas meu favorito ainda é Her-me-won! E a minha parte má, quando ouve Her-me-won, quer dizer “está exatamente certo! Muito bem!” Mas então, eu penso que isso seria muito cruel, porque uma dessas crianças iria crescer e dar para suas filhas o nome de Her-me-won! Então, nós não queríamos isso. Então é Her-mi-o-ne!

Sean Bullard pergunta 12: A próxima é “Como você decidiu o nome dela?”

J.K. Rowling: Hum… apenas parecia combinar com ela de alguma forma. É um nome que vem de Shakespeare. Está em “Um Conto de Inverno”. Hum… embora minha Hermione sustente uma relação bem pequena com *aquela* Hermione, mas apenas pareceu um tipo de nome que um par de dentistas profissionais, que gostam de provar o quão sábios eles são, você sabe o que eu quero dizer… deram para a filha deles um nome bom e incomum, que ninguém poderia pronunciar! Quero dizer, meus pais fazem isso! Hum… e eu… eu de fato queria, na, na verdade, eu queria um nome incomum para ela porque eu acho que há muitas garotas como Hermione, eu era uma garota como Hermione, e eu, passou pela minha mente enquanto eu estava escrevendo que, sem nunca saber se eu seria publicada, que se eu algum dia fosse publicada eu não queria dar a ela um nome comum, sabe, somente no caso de alguém por ai, conhecer uma Jane com dentes da frente grandes que era realmente CDF e chata. Apenas pensei, apenas pensei que não seria uma boa idéia.

Sean Bullard pergunta 13 {21:09}: “Por que um hipogrifo é metade águia e metade cavalo?”

J.K. Rowling: Porque um hipogrifo é metade águia e metade cavalo? Hum… eu não inventei o hipogrifo. O povo medieval europeu verdadeiramente acreditava que eles existiam. Nós não vamos entrar nos motivos para isso, mas… hum… é uma criatura mística. É uma criatura mística incomum, não é tão famoso quanto um unicórnio ou um, ou um grifo. Então… hum… Eu não sei realmente, você deveria perguntar aos monges medievais que fizeram essas lindas ilustrações e eles os desenharam lá. Hum… eu, eu sou muito fã dos meus hipogrifos. Eu gosto de Bicuço. Se você leu o livro 3 você sabe quem é esse, se você não leu, então isso foi um pouco confuso para você, desculpe.

Sean Bullard pergunta 14 {21:50}: Muitas pessoas estão perguntando “Você vai parar no sétimo?”

J.K. Rowling: Hum, no momento eu, eu, eu definitivamente acho que vou parar no sétimo, e como eu disse, isso realmente vai ser de partir o coração. Hum, o único motivo que você terá para ver Harry Potter em um oitavo livro é se eu realmente, em 10 anos, decidir fazer outro, mas no momento eu acho que isso é improvável. Mas eu tento nunca dizer “nunca qualquer coisa”, porque no momento se eu disser ‘Eu nunca vou’, eu faço isso no mês que vem! Então eu apenas, eu, mas eu acho que não. Eu apenas acho que vamos parar no sete.

Sean Bullard pergunta 15: “Quantos pontos o Quadribol tem? Até quantos pontos ele pode ser jogado?” Alguém obviamente está mantendo um placar.

J.K. Rowling: Oh, eu vejo, agora eu entendo. Certo… você… até infinito! Você pode continuar para sempre, pois, foi, foi, foi dito no livro 1, a partida mais longa durou mais ou menos 3 meses, continuamente. Então aí foram muitos pontos. Então você, você, você, você nunca pára em uma certa quantia de pontos. A única coisa que pode parar uma partida de Quadribol é a captura do pomo de ouro e se ninguém captura o pomo, você pode continuar jogando por anos. ‘Bom ela parecia bem, mas ela estava bem sádica’.

J.K. Rowling pergunta 16 {22:19}: “Voldemort foi para escola com Tiago e Lílian?” Lílian e Tiago sendo os pais de Harry. Er… não. Voldemort é um pouco mais velho que eles. Ele estava na escola com Hagrid. Hagrid é bem… Hagrid não parece tão velho, mas ele de fato está em seus sessenta anos. Mas ele é tão, você sabe, ele é um homem forte, então ele não parece tão velho. Então Voldemort está por perto há muito, muito, muito tempo. {23:26}

Parte 4 {23:26}

Sean Bullard pergunta 17: “Que outros livros você recomendaria para crianças de 9 anos de idade?”

J.K. Rowling: Hum… oh, muitos livros, er… qualquer coisa de Phillip Pullman, dos escritores modernos. Há o livro chamado “Skellig“, de um autor inglês, David Almond, que eu acho absolutamente magnífico. Hum… coisas que eu gostava quando era criança, eu amava E. Nesbitt. Eu… ela… Eu realmente gostaria de ver uma volta dos livros de E. Nesbitt, eu acho que ela é um gênio. Hum… o que mais, Paul Galico, ele é, ele está sem muitos livros agora. E eu, eu realmente amava o trabalho dele também. Qualquer um desses.

Sean Bullard pergunta 18: “Por que, no primeiro livro, a cicatriz de Harry dói, quando, ou quando ele sente a cicatriz doer… hum, quando Snap* [sic], olha para ele…”

J.K. Rowling: *Snape! Certo, agora isto é… hum…

Sean Bullard: Snape! Eu tenho um problema também…

J.K. Rowling: Ele não tem dormido direito, ele tem gêmeos de 5 meses! Hum… argh… se alguém ainda não terminou de ler o livro 1, por favor ponham seus dedos bem apertados em seus ouvidos, essa é uma questão sobre o fim. Hum… Sni… *Quirrel* está com a parte de trás de sua cabeça voltada para Harry no momento em que Harry olha para Snape, então alguém mais estava olhando para Harry através de um certo turbante. Vê o que eu quero dizer? Se você leu isso, você entende. Se você não leu, você deve estar se perguntando “quê?”. Mas tudo bem.

Sean Bullard pergunta 19 {24:56}: Nós vamos fazer mais algumas perguntas e a próxima é “Harry vai se tornar uma *trocador de formas* como o pai dele?”

J.K. Rowling: Não, Harry não está treinando para ser um animago. Se você… a não ser que você tenha lido o livro 3, você não vai saber… isso é um bruxo que… é muito, muito difícil de fazer. Eles, eles… aprendem a se transformar em animais. Não, Harry não é um… As energias de Harry estarão concentradas em outro lugar e ele não terá tempo para isso. Ele tem uma agenda bem cheia vindo aí, coitado, coitado do menino.

Sean Bullard pergunta 20 {25:24}: Muito bem. Mais uma pergunta, “Nós vamos aprender mais sobre a mãe de Harry no próximo livro?”

J.K. Rowling: Hum… essa é uma daquelas perguntas, veja uma das melhores perguntas que eu recebo, pessoas tem claramente lido os livros tão bem e eles estão sentindo que tem mais para ser dito sobre certas pessoas, mas eu não posso nunca responder completamente porque eu vou acabar contando demais. Há algo muito importante sobre a mãe de Harry que ainda não foi descoberto, mas ele não vai descobrir isso no próximo livro. É importante demais para o livro 4, ele descobre isso mais tarde na série. Essa foi interessante.

Sean Bullard pergunta 21 {25:58}: Eu vou perguntar mais uma. Houve muitos gemidos quando eu disse que nós íamos encerrar, então mais uma; “O que aconteceu com os avós de Harry?”

J.K. Rowling: Hum… várias coisas interessantes, mas de novo, eu não vou contar. Desculpe, mas tudo bem, porque nós temos tempo para mais uma pergunta já que eu não respondi essa!

Sean Bullard: Certo, essa é uma boa desculpa para escrever mais livros…?

J.K. Rowling: Verdade!

Sean Bullard: Hum, tem mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar?

J.K. Rowling: Não, eu vou responder mais uma pergunta porque eles não receberam realmente uma resposta para essa.

Sean Bullard: Muito bem.

J.K. Rowling pergunta 22: Nah… não gosto dessa. [2] Oh, eu gosto dessa aqui: “Harry e Hermione tem um namoro?”
Não! Eles são, eles são amigos platônicos. Mas eu não vou responder sobre mais ninguém.

Sean Bullard: Muito bem. Nós queremos agradecer nossa convidada.

J.K. Rowling: Muito obrigada, obrigada.
{27:01}

[1] Eu acho que eles realmente cortaram uma parte aqui.
[2] J.K. Rowling está olhando as perguntas ela mesma.

O site da estação:
http://www.npr.org/
O site do programa:
http://npc.press.org/index.cfm?thetype=1
Página para esse programa:
http://www.npr.org/programs/npc/1999/991020.jkrowling.html
Fonte original para o áudio:
http://www.npr.org/ramfiles/exrad/991020.jkrowling.ram

Traduzida por: Renata Grando em 07/09/2007.
Postado por: Vítor Werle em 26/09/2008.
Entrevista original no Accio Quote aqui.