Eddie Redmayne

Dados Pessoais

Nome completo: Edward John David Redmayne
Data de Nascimento: 6 de janeiro de 1982
Natural de: Westminster, Londres, Reino Unido
Personagem na série: Newt Scamander (Animais Fantásticos
e Onde Habitam)
Filiação: Patricia e Richard Redmayne
Esposa: Hannah Bagshawe
Apelido: Eddie, Ed
Hobbies: Tocar guitarra, cantar e assistir a karaokês

Eddie Redmayne

Biografia

Edward John David Redmayne nasceu de uma mãe gestora de uma empresa de recolocação e de pai empresário, em Londres, em 6 de janeiro de 1982. Ed tem dois irmãos e dois meio-irmãos; seu irmão mais velho, Charlie, é presidente da editora Harper Collins, no Reino Unido. Eddie frequentou a escola Jackie Palmer, em High Wycombee e também foi colega de classe do príncipe William, na Eton College. Estudou História da Arte na Trinity College, de Cambridge, e terminou o curso com distinção em 2003.

Eddie estreou no teatro profissionalmente em 2002, na peça “Twelfth Night”, adaptação de William Shakespeare, no teatro Globe Theatre em Londres. Já em 2004, ganhou o prêmio de Melhor Ator Revelação na edição 50 dos Evening Standard Theatre Awards, por seu papel na peça “The Goat, Or Who Is Sylvia?”, de Edward Albee. A mesma peça lhe deu mais prêmios, mais tarde ganhando na mesma categoria no Circle Theatre Awards de 2005. Redmayne participou também de outros projetos teatrais, como a peça “Now or Later”, de Christopher Shinn, no Royal Court Theatre. Em 2009, Eddie ganhou o prêmio Laurence Olivier de Melhor Ator Secundário por seu desempenho na peça “Red”, como Ken, que foi exibida por mais de 15 semanas na Broadway, após sua transferência, em 2010. Depois disso, Eddie continuou mais um tempo no teatro e conquistou também um Tony Award.

Eddie, mais tarde, entrou para o cinema participando de inúmeros filmes com papéis secundários. Em 2008 contracenou com Kristen Stewart no filme “Lenço Amarelo” e em 2010 protagonizou o thriller sobrenatural “Black Death”. Redmayne também teve relações de trabalho com Emma Watson em 2011, quando ambos se juntaram ao elenco do filme “Sete Dias com Marilyn”. Em 2012 fez parte do grande blockbuster “Os Miseráveis”, de Tom Hooper, interpretando o papel de Marius Pontmercy. Já em 2014, foi chamado para protagonizar o filme-biográfico de Stephen Hawking, “A Teoria de Tudo”, assim ganhando os mais importantes prêmios do cinema mundial de Melhor Ator: o Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato de Atores, BAFTA, e Oscar. Em 2015 o ator fez parte do elenco do filme “O Destino de Júpiter” e de “A Garota Dinamarquesa”, com papel de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas a realizar uma cirurgia de redesignação sexual.

Quando estudante em Eton, Redmayne e alguns amigos rapazes promoveram um desfile para caridade em uma escola feminina local. Pouco depois virou amigo de Hannah Bagshawe, sua atual esposa; depois dos ensaios para “Os Miseráveis” em 2012, Eddie pediu a mesma, que trabalhava com relações públicas na área de finanças, que o acompanhasse numa curta viagem para a Itália. Na volta da viagem os dois começaram a namorar. Seu noivado foi anunciado na revista The Times, em 2014, e no ano seguinte, durante a Gala do Globo de Ouro anunciaram que seriam pais. A bebê Iris Mary Redmayne nasceu no dia 15 de junho de 2016.

Era junho de 2015 quando o estúdio Warner Brothers convidou o ator a adentrar o elenco do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, no papel do magizoólogo, e protagonista, Newt Scamander. Eddie, grande fã do universo bruxo e da saga Harry Potter, aceitou prontamente a proposta.

Eddie Redmayne

Lista de Trabalhos

Cinema
2016 – Animais Fantásticos e Onde Habitam
2015 – A Garota Dinamarquesa
2015 – O Retorno de Júpiter
2014 – A Teoria de Tudo
2012 – Os Miseráveis
2011 – Sete Dias Com Marilyn
2011 – Caipira
2010 – Morte Negra
2009 – Glorious 39
2009 – Ponto de Partida
2008 – A Outra
2008 – Lenço Amarelo
2007 – Elizabeth: A Era de Ouro
2007 – Pecados Inocentes
2006 – O Bom Pastor
2006 – Mentes Diabólicas

Para ver a filmografia completa de Eddie Redmayne, clique aqui.

Televisão
2012 – Birdsong
2010 – Os Pilares da Terra
2008 – Tess of The d’Urbervilles
2005 – Elizabeth I
2003 – Doctors
1998 – Animal Ark

Teatro
2011/2012 – Richard II
2009/2010 – Red
2007 – Now Or Later
2004 – Hécuba
2004 – The Goat, or Who Is Sylvia?
2003 – Um Mestre em Minha Vida (“Master Harold”… and the Boys)
2002 – Noite de Reis (Twelfth Night)
1992/1993 – Oliver!

Eddie Redmayne

Fotos

Eddie Redmayne como Newt Scamander em "Animais Fantásticos e Onde Habitam". EW Eddie Redmayne como Newt Scamander em “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. EW

Eddie Redmayne no painel de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" da San Diego Comic Con, 2016. Getty Images Eddie Redmayne no painel de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” da San Diego Comic Con, 2016. Getty Images

Eddie Redmayne no MTV Movie Awards, 2016, para apresentação de novo trailer de "Animais Fantásticos e Onde Habitam". Just Jared Eddie Redmayne no MTV Movie Awards, 2016, para apresentação de novo trailer de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. Just Jared

Eddie Redmayne

Vídeos

Webcast de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” – San Diego Comic Con 2016

Eddie Redmayne apresenta novo trailer de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” no MTV Movie Awards 2016 (vídeo não legendado)

Eddie Redmayne

Entrevistas

“Meu livro favorito tem que ser o primeiro, “Pedra Filosofal”! O meu irmão mais novo, quando tinha 6 anos de idade, vivia lendo este. O primeiro livro tem esse efeito de imersão e liberação instantânea na imaginação de quem o está lendo.”
[Continua]
EW

“O que eu acho extraordinário sobre a Comic-Con é que tanta energia vem para a cidade por quatro dias e você se alimenta disso”
[Continua]
Pottermore

“[Sobre seu personagem preferido na serie Potter] Não sei se consigo escolher um. Sempre fui fã do Rony. Sempre achei Rupert maravilhoso para o papel, ele era muito novo e tinha essa expressão facial fantástica.”
[Continua]
Rádio EW

“Quando eu li o roteiro de J.K. Rowling [de “Animais Fantásticos e Onde Habitam], minha mente explodiu. Eu fiquei tão empolgado com ele. A coisa mais maravilhosa é que eu o achei engraçado, eu o achei um suspense, eu o achei romântico. No final, eu fiquei profundamente comovido por ele.”
[Continua]
Pottermore

Eddie Redmayne

Prêmios e Indicações

  • Black Death: Fangoria Chainsaw Awards – Melhor Ator Secundário (Indicado).

  • RED: Lawrence Olivier Awards – Melhor Ator Secundário (Vencedor); Tony Awards – Melhor Ator Numa Peça (Vencedor).

  • RICARDO II:Critics’ Circle Theatre Awards – Melhor Interpretação Shakesperiana (Vencedor).

  • SETE DIAS COM MARILYN: BAFTA Awards – Prêmio Estrela em Ascensão (Indicado).

  • OS MISERÁVEIS: 12 indicações no total, vencendo 3 categorias.

  • A TEORIA DE TUDO:25 indicações: Melhor Ator Principal, Ator Britânico do Ano, Interpretação Revelação etc.; incluindo o BAFTA, o Globo de Ouro e Oscar. 8 categorias vencidas.

  • A GAROTA DINAMARQUESA:5 indicações: Oscar, BAFTA, SAG, Golden Globes e Critics’ Choice Awards de Melhor Ator Principal.

  • O DESTINO DE JÚPITER: Framboesa de Ouro – Melhor Ator Coadjuvante (Vencedor).

Eddie Redmayne

Curiosidades

  • Eddie se preparou por 6 meses para atuar em “A Teoria de Tudo”, lendo e assistindo tudo sobre Stephen Hawking, e disse que foi bastante intimidador conhecê-lo pessoalmente.

  • O ator é daltônico, não sabendo distinguir verde de vermelho, por isso quem escolhe suas roupas para eventos, premiações etc. é sua esposa, sem a ajuda de um estilista.

  • Desde criança Redmayne queria trabalhar com um mundo mágico (como o de Harry Potter), porém isso não foi possível (até 2015), então o ator disse que cada papel que ele faz é mágico para ele.

  • Eddie é muito amigo do também ator Jamie Dornan (Christian Grey em “Cinquenta Tons de Cinza”).

  • Eddie disse em uma entrevista que seu “acordar sexual”/sua primeira “crush” foi com uma personagem de desenho animado: Nala, de “O Rei Leão”.

  • Para conseguir um papel na série Elizabeth I, da BBC, Redmayne disse ao diretor Tom Hooper que ele sabia andar a cavalo, quando ele nunca tinha montado em um na vida real. Na hora das filmagens, o cavalo fugiu do controle do ator e o mesmo admitiu quase ter matado 40 pessoas do elenco lituano. Então Tom pegou seu megafone e exclamou “Você é um mentiroso do ca**lho, Redmayne!”, depois enviando Eddie para aulas de como andar a cavalo. Algum tempo depois, os dois trabalharam juntos novamente, em “Os Miseráveis”, onde Hooper escreveu uma cena em que o personagem de Redmayne, Marius, andava a cavalo, apenas para continuar a piada. Os dois também colaboraram em “A Garota Dinamarquesa”.

  • Eddie conseguiu seu papel em “Pecados Inocentes” por causa de suas sardas. Assim que ele entrou na sala de testes a atriz Juliane Moore (“Jogos Vorazes: A Esperança”) disse que ele era perfeito para o papel de seu filho na trama.

  • Sua cor favorita é IKB – International Klein Blue, ou Azul Klein, uma mistura de pigmentos usada por Yves Klein.

  • Eddie uma vez dormiu em um avião e o homem ao seu lado o perguntou se ele era importante pois todos estavam o observando dormir.

Eddie Redmayne

Fontes

IMDb
Eddie Redmayne Spain
Digital Spy