Sweeney Todd – Crítica por Potterish.com – 18/02/2008

SWEENEY TODD
Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Potterish.com ~ Arthur Melo
18 de fevereiro de 2008

Dificilmente um musical agrada o grande público. Com exceção de Moulin Rouge, poucos filmes do gênero conseguiram alcançar o mérito de sobreviver ao boca-a-boca. Há controvérsias sobre o caso, mas Sweeney Todd (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street – EUA – 2007 – DreamWorks) caminha para o mesmo desfiladeiro de seus colegas. Não, o filme não é ruim. Aliás, este não é o ponto o qual merece debate. Afinal, uma obra com Johnny Depp (talvez o único ator de perícia que caiu no gosto comum – mesmo que por uma série de filmes banal, porém elaborada), dirigida por Tim Burton no auge de sua forma gótica e alimentada por tortas e sangue não é de fácil digestão (mas de cara, parece). Por toda a trajetória do longa, Burton passou a sugestão discreta de que usou o espelho do musical para ajudar a descer o filme goela abaixo. Não, o filme não é ruim.

De fato, o trabalho tem tudo o que é necessário para se arrancar elogios: boas atuações, cenografia e figurinos luxuosíssimos, fotografia linear, direção cuidadosa… a lista na verdade se prolonga tanto quanto o falsete de Anthony (Jamie Campbell) em sua exaustiva (para nós) declaração de amor. Mas o que afasta o longa do público é justo aquilo que os produtores entenderam como um outdoor para o mesmo: o musical. Funcionaria melhor como um filme de terror e suspense, fato. Ou quem sabe como uma comédia sangrenta, por mais inviável que possa parecer. Não há canções marcantes e prazerosas, o que faz-se presente é um conjunto de músicas que caem de pára-quedas na trama e tentam explicar os anseios e tramóias dos personagens e muito pouco de suas personalidades ou interação entre ambos. Não satisfeitas, algumas retornam no clímax do filme para torturar-nos e sentirmos na pele a raiva e agonia que o Sr. Todd sentia (se essa era a idéia, foi um jogo interessante – sim, a referência é a “I Feel You, Johanna”). Não, o filme não é ruim.

O humor negro da história é tão onipresente quanto o vermelho do sangue. As piadas são cuspidas por uma Helena Bonham Carter impecável. Suas falas são soltas e macias, em gestos que nos faz substituir um comentário sobre a preocupação em limpar um corpo dando-lhe a comer (você entendeu) por uma imagem limpa e clara de uma dona de casa receosa sobre uma chuva a molhar as roupas do varal. A contar pelo roteiro e por sua desenvoltura, sua personagem cria uma aceitação e valor maiores do que o protagonista, Sparrow. Digo, Todd. Não que valha desmerecimento, mas Johnny Depp muito se prendeu ao seu personagem mais interessante do filme mais vulgar. Jack Sparrow ainda está alí. Nos trejeitos discretos, entretanto suspeitos, nas expressões de espanto idênticas às mesmas de Sparrow para designar a mesma situação e até no tom de voz usado em alguns “tralalás” cantarolantes. Não que tenha sido prepotente sua indicação ao Oscar pelo papel do barbeiro demoníaco, mas é certo que a vitória, infelizmente, merece menos desta vez do que da última. Falha já não cometida por Alan Rickman. Apesar de seus cinco filmes seguidos na série Harry Potter como Severo Snape, Rickman distancia os personagens. O tom sereno é o mesmo, o andar suave se manteve; mas a articulação rápida e versátil o desmente no primeiro diálogo os textos ditos pausadamente por Snape.

O retrato cínico e marcante de Tim Burton é que dá ao filme o brilho que ele possui. É impossível não manter relações com “Edward – Mãos de Tesoura”, também com Johnny Depp. Mas a evolução é clara e satisfatória. Não por ser mais assustador e muito mais divertido devido a tantos exageros – postos nos momentos certos – mas por contornar uma criação que tem tudo para agradar a crítica e desapontar fãs e, no entanto, sustenta uma divisão não entre ambas, mas dentro dessas platéias com muita personalidade.



 
 
 
 
 
 
Livros HP
  Livro 1
  Livro 2
  Livro 3
  Livro 4
  Livro 5
  Livro 6
  Livro 7
  Outros Livros e Relatos
 
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Quadribol Através dos Séculos
  Os Contos de Beedle, o Bardo
  Prefácio dos Marotos
  Enciclopédia
  Extras
 
 
  Morte Súbita
   Minissérie da BBC
  Série Cormoran Strike
   O Chamado do Cuco
   O Bicho-da-seda
  J.K. Rowling
  Lia Wyler
  Mary GrandPré
 
Filmes HP
  Filme 1
  Filme 2
  Filme 3
  Filme 4
  Filme 5
  Filme 6
  Filme 7
 
  Parte I
  Parte II
  Animais Fantásticos e Onde Habitam
  Outros Filmes/Trabalhos
 
  Alice no País das Maravilhas
  Cherrybomb
  O Corajoso Ratinho Despereaux
  Equus
  Dançando para a Vida
  How to Succeed in Business
  JK Rowling "Um Ano na Vida"
  Lições de Vida
  Matador em Perigo
  My Boy Jack
  Sete Dias com Marilyn
  Sweeney Todd
  Um Verão Para Toda Vida
  Elenco  
 
  Daniel Radcliffe  
  Emma Watson  
  Rupert Grint  
  Tom Felton  
  Lista Completa... +50 atores  
  Equipe Técnica  
 
  Alfonso Cuarón
  Chris Columbus
  David Heyman
  David Yates
  Mike Newell
  Steve Kloves
  Lista Completa...
 
Pottermore
 
Harry Potter: A Exposição
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Hogsmeade
 
O Mundo Mágico de Harry Potter - Beco Diagonal
 
Warner Bros Studio Tour London
 
Entrevistas JKR... +350 textos
 Por Ano
  Destaques JKR.com
  Não datadas
  1997
  1998
  1999
  2000
  2001
  2002
  2003
  2004
  2005
  2006
  2007
  2008
  2009
  2010
  2011
  2012
  2013
  2014
 Por Assunto
  Personagens
  Lugares
  Mundo Bruxo
  Livros & Cia
  Jo
  Boatos e Rumores
 
JKRowling.com
  Aniversário de Personagens
  Bruxo do Mês
  Biografia
  Diário
  Fan Sites
  Vista Gadget
  FAQ
 
  Sobre os Livros
  Sobre JKR
  Outras Coisas
  Enquetes?
  Informações Extra  
 
  Miscelânia
  Personagens
  Edições
  Itens Secretos  
  Links  
  Lixeira
  Novidades  
  Rumores  
  ? (Porta Secreta)  
  W.O.M.B.A.T  
 
EmmaWatsonOfficial.com
  Emma
 
  Sobre Emma
  Fotos e Favoritos
  FAQ's
  Prêmios
  Carreira
  Notícias
  Mídia
  e.m.s.
  UNICEF
  Minha Página
 
  Downloads
  Links
 
 
 
 
Legal Notice:
Harry Potter é propriedade de J.K. Rowling, Warner, Bloomsbury, Scholastic e Rocco. Este é apenas um fansite que publica informações para fãs. Os videos são propriedades dos respectivos canais.
All contents of JKRowling.com and EmmaWatsonOfficial.com is created by LightMaker.
Potterish.com - versão 4.0. Copyright © 2002 - 2014

Powered by WordPress.