Harry Potter – O bruxinho cresceu
Por Amanda Nogueira e Márcia Pereira, entrevistas por Carlos Helí de Almeida, de Londres, para a revista Contigo!.A terceira esperada epopéia do bruxo mais querido do mundo, que, agora amadurecido, enfrenta aventuras mais aterrorizantes e intrincadas, estréia nos cinemas.!
www.harrypotterofilme.com

 

Nós conversamos com Harry, Hermione e Rony: Deve ter sido uma grande responsabilidade representar os amados personagens Harry Potter, Rony e Hermione na versão para o cinema de Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas estes três jovens atores escolhidos para a tarefa tomaram conta do desafio. Em uma grande mansão na Inglaterra onde estava cheio de objetos de “Potter” como Caldeirões, fotos, mesas e etc, a imprensa conversou com “Harry” (Daniel Radcliffe, 12), Rony (Rupert Grint, 13) e “Hermione” (Emma Watson, 11). Os atores conversaram sobre como conseguiram o papel de seus sonhos, brincadeiras que fizeram durante as filmagens e como eles estão lidando com a recente fama.

É quase impossível escrever sobre Harry Potter. Afinal, quem faz isso melhor do que ninguém é sua criadora, a escritora inglesa J. K. Howling – que já vendeu 250 milhões de cópias de seus cinco livros em todo o mundo. E discorrer sobre seus filmes, que estão entre os grandes blockbusters do cinema – Harry Potter e a Pedra Filosofal rendeu 976 milhões de dólares e Harry Potter e a Câmara Secreta, 876 milhões -, é mais ingrato ainda. O melhor é vê-los, degustar cada quadro, cada acorde de sua música instrumental, pontuada por cordas de violinos vigorosas, que envolvem os espectadores no clima mágico do instigante e sombrio colégio de Hogwarts.

Neste terceiro filme, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que estréia na sexta-feira (4), baseado na obra homônima de Howling e dirigido por Alfonso Cuarón — o mexicano cult de E Sua Mãe Também -, não é diferente. Ou melhor, tem muita coisa diferente, sim. Novos personagens, uma tonelada de efeitos e paisagens idílicas — até porque, nesse longa, ao contrário dos anteriores, muitas cenas externas incrementam a aterrorizante trama.

E bota terror nisso. O terceiro filme apresenta os hediondos dementadores. Guardiões da temida Prisão de Azkaban, eles são seres que sorrateiramente flutuam pelos cenários da história, com suas vestes fétidas, hálitos gélidos e aparência tétrica, sempre para sugar as mais queridas lembranças de suas presas. O cada vez mais destemido Harry, que na trama já tem 13 anos, enfrenta-os com coragem e a ajuda importante de alguém que se foi, mas volta num breve e providencial momento. Quem será? Mistérios da Floresta Negra de hogwarts.

Entre os novos personagens estão também o professor Lupin, o rato Perebas — que já existia mas nesse episódio tem papel relevante e surpreendente -, um misterioso cachorro — na verdade um bruxo com habilidade para se transformar em animais, interpretado por Gary Oldman (atenção, ele é o ponto central da história!) -, e a professora Sibila Trewlaney, que ganha vida pelo talento da atriz inglesa Emma Thompson. Essa está impagável e irreconhecível como a mestre neurótica de Adivinhação.

E, claro, estão lá, novamente, os inseparáveis amigos Rony Weasley, Hermione, Rúbeo Hagrid e o sábio professor Alvo Dumbledore (que nos dois primeiros filmes foi encarnado pelo saudoso Richard Harris, falecido em 2002, e nesse é interpretado por Michel Gambon). Cada um, do seu jeito, vai ajudar Harry a passar por mais essa dura aventura.

Daniel Radcliffe — O alter ego de Potter

Aos 11 anos esse menino londrino tirou a sorte grande. Foi escolhido para ser Harry Potter, o bruxo mais adorado por crianças no mundo. Hoje, aos 14 anos, já como estrela do terceiro filme da série, ele acumula cerca de 6 milhões de libras em sua conta bancária. Ele é considerado o segundo jovem britânico mais rico. Só perde para o príncipe Harry. o curioso é que, aos 8 anos, tentou ler o primeiro livro da série e desistiu. Já ambientado ao universo bruxulesco, agora ele não só já leu todos os títulos como aponta seu favorito: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. A seguir, saiba mais sobre esse sortudo garoto que conversou com o repórter Carlos Helí de Almeida, em Londres.

Você receia ficar marcado como o Harry Potter e não conseguir fazer outro papel?
Daniel Radcliffe: Tenho esperanças de poder fazer todo tipo de filme e personagem. Adoro atuar e me vejo fazendo coisas diferentes no futuro. Tenho vários outros interesses além da atuação. Gosto muito de música, por exemplo. Vamos ver o que acontece daqui para a frente.

Gosta de se ver no cinema?
Daniel: Para falar a verdade não. particularmente nesse filme. Na última cena meu rosto aparece enorme na tela. Quando vi o longa a sensação foi estranha. Era como se eu fosse atacar as pessoas sentadas na primeira fila!

Como gasta o cachê que recebe pelo trabalho?
Daniel: Na verdade não uso muito o dinheiro que recebo. Coloco tudo no banco. ainda não preciso me preocupar com questões financeiras. Então guardo para mais tarde, quando posso precisar. Mas costumo comprar muitos CDs.

Que tipo de música gosta de ouvir?
Daniel: Adoro música punk e bandas como Sex Pistols e The Clash. Foi um amigo quem me apresentou ao punk. Gosto da atitude, do jeito que a música soa. Mas gosto de pop.

Os livros mostram o amadurecimento dos personagens, da infância à adolescência. Como é crescer diante dos olhos do público? A fama influenciou sua vida?
Daniel: De forma alguma. Estou amadurecendo como qualquer outro adolescente do planeta. Tenho trabalhado muito em função dos filmes, claro, mas sinto que não perdi nada. Para mim, se Harry Potter é apenas um trabalho que faço quando não estou na escola. Fora disso, levo uma vida absolutamente normal.

E o que faz quando não está filmando?
Daniel: Coisas comuns, como qualquer outro garoto. Surpreendentemente, minha vida mudou muito pouco após virar Harry. Sou reconhecido nas ruas, o que é legal. Mas faço coisas normais, como promover rodízio de pizzas em casa com os amigos e agir como um menino preguiçoso.

Que tipo de poder gostaria de ter?
Daniel: Essa é fácil. Queria ter um manto da invisibilidade, como o do Harry. Adoraria entrar em determinados lugares sem ser percebido…

Você gosta dos livros da série?
Daniel: Os livros são fantásticos. Não somente do ponto de vista criativo mas também do educativo. A magia serve como pano de fundo para ensinar sobre a importância dos amigos, da família, da tolerância e até como ser sabiamente desrespeitoso ao lidar com regras.

Você tem algo em comum com Harry?
Daniel: Em alguns aspectos. Como ele, dou muita importância aos amigos e vivo me metendo em encrenca com bastante freqüência!

Os filmes da série envolvem muita ação e efeitos especiais. O que foi mais difícil de filmar?
Daniel: Adorei cada filme que fiz. Na verdade, a minha parte favorita nesse trabalho é que realmente não é um trabalho! É pura diversão.

É verdade que é fã do Gary Oldman? Como foi trabalhar com alguém que admira?
Daniel: Sou um grande fã dele e disse isso no nosso primeiro encontro. Por causa dessa admiração toda os primeiros contatos intimidaram. Era um privilegio, uma honra conviver e aprender com um cara tão talentoso. Mas logo nos tornamos companheiros de trabalho, o medo se foi e a parceria rendeu mais.

Você já está filmando o novo Harry Potter e o Cálice de Fogo. Acha que vai conseguir interpretar todos os sete filmes da série?
Daniel: Sim. Eu e o personagem temos quase a mesma idade. Sou só um ano mais velho que ele mas acredito que isso não atrapalhe o resultado na tela.

Rupert Grint — Semelhanças e coincidências

Mais velho dos três — ele tem 15 anos -, o bem-humorado ruivinho, que como Emma estreou na carreira com o primeiro filme da série, tem tudo a ver com o careteiro Rony.

Você vai continuar atuando depois que a série Harry Potter acabar?
Rupert Grint: Sim. Gosto desse trabalho. Nunca imaginei que participaria de uma produção tão grandiosa quanto essa. Quando criança queria ser sorveteiro. Acho que lucrei bastante com a mudança de planos…

Se não tivesse lido os livros da série e não soubesse o destino de Rony o que gostaria que acontecesse com ele?
Rupert: Ah, se ele se transformasse num tipo maligno seria genial!

A fama trouxe mudanças para você ou sua família?
Rupert: Meus amigos e colegas de escola me tratam como um sujeito normal mas alguns professores me bajulam.

O que tem em comum com o personagem?
Rupert: Assim como ele, venho de uma grande família. Sou o mais velho de cinco irmãos e não me dou muito bem nos estudos. Também tenho pavor de aranhas, como o Rony. A seqüência em A Câmara Secreta, em que Rony e Harry são atacados por aranhas gigantes, na floresta de Hogwarts, foi realmente assustadora para mim.

O que faz com o dinheiro que ganha?
Rupert: É legal ter dinheiro. Guardo no banco. mas também compro coisas bacanas, como bicicletas bem modernas.

Emma Watson — Ela é mesmo a Hermione

Nos testes a atriz não acreditava que conseguiria o papel. Após três filmes já incorporou Hermione. É responsável, boa aluna e capaz de falar horas sobre um assunto.

O que escolheria, fazer outro Harry Potter ou um filme com Brad Pitt, qual escolheria?
Emma Watson: Não tenho a menor idéia! Dependeria do tipo de filme que fosse fazer com o Brad Pitt. Gosto de atuar e quero continuar trabalhando como atriz. Mas, talvez, explore outras áreas artísticas, como dança e canto.

Nos filmes do Harry tem muita ação e são os meninos que comandam. É uma garota ativa?
Emma: Gosto de atividades esportivas, inclusive jogo no time de hóquei da minha escola. Claro que queria participar mais da ação. Porém, nos livros Hermione é uma figura mais cerebral. Não posso reclamar. Já tive até a honra de ganhar uma boneca com minha personagem.

No novo filme os protagonistas usam menos o uniforme de Hogwarts e aparecem mais com roupas casuais. O que achou disso?
Emma: O figurino é mais confortável e as roupas, diferentes, ajudam a mostrar os também diferentes aspectos dos personagens. Eles se vestem de modo mais pessoal, nesse terceiro filme, e , com isso, deixam transparecer um pouco mais do que são.

Você curte ser adolescente?
Emma: Acho que é uma fase bastante interessante da vida. Um tempo de descobertas, de cometer erros e aprender com eles.