Spartz, Emerson. “Notí­cias da Escócia por Emerson”. Mugglenet, 18 de julho de 2005.

6:00pm GMT 14 de julho (quinta-feira)
O vôo de nove horas não teve nenhum grande acontecimento, exceto por ter quase perdido meu vôo de conexão de Londres para Edimburgo e a companhia aérea ter perdido minha bagagem, que convenientemente veio meia hora antes da minha entrevista no sábado. Antes tarde do que nunca, eu acho. Eu me encontrei com a empregadora do MuggleNet, Jamie, com quem eu estive nas três outras vezes em que eu estive na Inglaterra, no aeroporto de Edimburgo, e nós tomamos um ônibus até o hotel . No caminho eu tive meu primeiro vislumbre do famoso castelo de Edimburgo, que está, se você não sabe, empoleirado no topo de “uma grande e assustadora montanha” (palavras de Melissa). Eu não consigo imaginar como este castelo pode ter sido tomado de qualquer jeito, mas aparentemente isso já foi feito antes.

Nosso quarto era praticamente do tamanho de um armário de vassouras e o chuveiro era quase tão amplo quando uma caixa de cereais, mas foi uma cortesia de J.K. Rowling e da Bloomsbury então eu não estou reclamando (…sério!). Eu não havia dormido em 22 horas e eu sabia que não haveria tempo para dormir na Sexta-feira à noite, então eu apaguei o mais cedo possí­vel quando nós nos registramos no hotel.

12:00pm GMT 15 de julho (sexta-feira)
Sim, você leu certo. Eu estive na rua gelada por quase 18 horas, caminhando apenas uma vez para jantar. Nós nos encontramos com Melissa e seus dois amigos David e Kathleen que estavam nos quartos ao lado do nosso. Dois rapazes irlandeses (VAI IRLANDA!), Ciaran (pronuncia-se “keer on”) da equipe do MuggleNet e seu amigo Lachlan juntaram-se à nossa tropa um pouco mais tarde. Grande parte do dia foi gasta se preparando para sábado “dormindo, comendo, dormindo, comendo etc”.

A verdadeira diversão começou à noite. Às 9:00pm, Melissa e eu fomos até a Câmara do Conselho Municipal para uma recepção com os 70 repórteres novatos e seus pais. O Lorde Provost (prefeito) fez um pequeno discurso e logo depois, um homem usando um equipamento barulhento, Vitoriano, apareceu na sacada e se apresentou como Crispin, o Curador. Oito “monitores” vestidos em vestimentas completas de Hogwarts apareceram para o discurso de Crispin explicando como o Castelo de Edimburgo é um museu e J.K. Rowling é uma historiadora da magia. As crianças comeram suas palavras.

Nosso grupo de mais ou menos duas dúzias de empregados da Bloomsbury e VIPs seguiu os repórteres novatos quando eles se acomodaram nas suas carruagens como as de Hogwarts, e fizeram sua entrada dramática no castelo para 2000 fãns que gritavam. Nós sentamos em nossos lugares na seção VIP na grande arquibancada que foi montada para animar Jo e os vencedores do concurso quando eles entraram no castelo… que, a propósito, estava espetacular com uma imagem enorme de Harry e Dumbledore projetada na frente. Uma tela enorme foi montada do lado de fora, perto do tapete vermelho que estava irradiando pontas e pedaços do especial da ITV1, “Magia à Meia Noite”, junto com tiros da multidão e uma longa fila monitores falando sobre suas vidas em Hogwarts.
Um DJ no chão fez questão que a multidão fizesse muito barulho para as câmeras de TV quando as carruagens das crianças chegaram. O barulho era ensurdecedor quando Jo fez sua aparição dramática montando num Testrálio (brincando, é claro). Ela parece terrivelmente bem para uma mulher chegando aos 40.

Eu apareci sentado ao lado do presidente da Bloomsbury e sua filha Alice (você sabe, “a garota que salvou”?). Eu os enchi de perguntas a noite toda… gente realmente boa.

Num certo ponto, enquanto Jo caminhou no carpete, cinco filas de assentos na nossa frente foram desocupados por razões desconhecidas para nós. Eu achei que aquilo parecia ruim, então eu desci algumas filas para o meio do oceano de assentos vazios. Eu sempre sonhei em perseguir a carreira de ocupar assentos vazios no Oscar, então era minha chance de brilhar. Melissa fez algumas desculpas sobre uma saia, mas depois de muitos insultos, ela se juntou a mim e nós ovacionamos muito Jo, em pé, conforme a noite passava.

Após Jo ter sorrido para mais ou menos 300 fotos e assinado tantos livros, ela caminhou para dentro do castelo e nós a seguimos rapidamente. A multidão continuou em seus lugares para ver a leitura do livro na tela gigante do lado de fora do castelo.

O castelo era tão mágico por dentro quanto por fora. Alinhando o caminho para “a câmara” havia atores vestidos como grindylows e outras criaturas mágicas. As fantasias eram realmente legais – o cavalo mecânico com respiração de fogo era especialmente impressionante. Nós não fomos na sala onde ela estava lendo o livro como haviam nos prometido por que nós ficarí­amos no caminho das câmeras de TV, então nós assistimos por telas numa sala junto com os pais dos repórteres novatos e os empregados da Bloomsbury. Jo estava planejando ler o primeiro capí­tulo, mas ela acabou lendo a partir do capí­tulo 6. Melissa chorou durante a leitura (“é muito tudo!”) e para seu profundo pesar, eu tagarelei para cada pessoa que nós conhecemos desde então. Eu acredito que ela está planejando sofrer uma retaliação por anunciar ao mundo em seu manuscrito que eu estava fazendo gingados Irlandeses a noite toda. Vamos lá. Eu vou aos jogos de futebol de Notre Dame (VAI IRLANDA!) desde que eu era garotinho e eu sou mais ou menos, você sabe, registrado lá. Eu sou praticamente um expert em gingado.
Nós recebemos nossos amados livros da Bloomsbury imediatamente após a leitura. Eu ginguei. Melissa chorou mais um pouco. Nós usamos um momento para nos saturar em suas “maneirices”(!) e corremos, literalmente, de volta para o hotel. A pobre Melissa teve que fazer a caminhada de quatro quadras de pés descalços – ela estava usando salto alto e você obviamente não pode correr de salto alto. Nós nos servimos com pacotes de café instantâneo do hotel e afundamos em nossas camas para ler.

01:00pm GMT 16 de julho (sábado)
Eu virei a última página à 1:00pm – 12 horas depois que eu deitei meus olhos sobre essa preciosidade. Eu não li direto, tive pausas freqüentes para continuar acordado (e são), mas eu ainda acho que eu li metade das linhas do livro duas vezes devido á falta de foco.

Eu estava esperando que Harry fosse mais poderoso agora, mas no total o Enigma do Prí­ncipe foi uma grande melhoria sobre a Ordem da Fênix e provavelmente seu melhor até agora, mas eu estou envolvido demais como fã de Harry Potter para dizer objetivamente se foi ou não. Harry/Hermione shippers podem apostar que eu vou estar bem mais arrogante e convencido graças à minha mais recente reivindicação (veja a entrevista ou apenas os últimos quatro livros).

As duas horas antes da entrevista foram gastas pensando freneticamente em questões de última hora e argumentando sobre qual camisa eu deveria usar (começa a rolagem de olhos).

O telefone tocou. O carro estava aqui, esperando por nós.

O assistente pessoal de Jô, Fiddy, nos fez um tour em seu escritório enquanto nós esperamos pela rainha em pessoa. O cômodo estava coberto – e eu quero dizer coberto – com parafernálias de Harry Potter. Livros, filmes e jogos. Ela até tem uma cópia de cada livro em cada lí­ngua em que foi impresso.

Jo entrou cinco minutos depois, seguida por Neil e a pequena Mackenzie, o mais fofo bebê bochechudo que você já pode ter visto. Nós nos abraçamos e eu fiquei momentaneamente sem fala, o que, eu lhe asseguro, não é meu tipo. Nós demos os presentes que nós trouxemos para ela – camisetas, café no Dunkin Donuts, chaves para cidades etc. Ela disse que tinha presentes para nós também, mas não queria que abrí­ssemos até ela ter ido, no caso de não gostarmos dos presentes (como se fosse possí­vel).

Nós discutimos assuntos que não eram sobre Harry Potter por alguns minutos antes de irmos aos negócios. Melissa e eu ficamos felizes ao saber que ela é uma grande fã de The West Wing, por que nós não cansamos do programa também. Ela ficou perguntando de nossos sites e nós ficamos felizes em responder, mas nós precisávamos chegar à entrevista porque nós só poderí­amos ter uma hora com ela e, bem, ela é a pessoa interessante, não nós!

Eu fiquei muito surpreso sobre como era fácil conversar com ela – ela é tão bem apessoada e amigável que me pareceu ridí­culo que eu estivesse, de alguma forma, nervoso por me encontrar com ela. Primeiro, eu fiquei pensando comigo mesmo, “eu não posso estar nessa sala falando com esta mulher agora”, mas levou apenas alguns minutos antes de eu me tornar completamente inteirado na conversa e esquecer sobre todo o resto.

Nem mesmo pareceu uma entrevista, era mais um bate-papo entre amigos. Seu senso de humor se manifesta por si mesmo muito bem nos livros, mas ela é ainda mais engraçada pessoalmente. As duas horas voaram como trinta minutos. Eu estava muito desapontado quando eu ouvi Fiddy bater na porta, nos informando que nosso carro estava lá. Jo imediatamente disse, “ele não está esperando há tanto tempo. Dê-nos mais 10 minutos”. Melissa e eu tí­nhamos, cada um, mais ou menos uma dúzia de “questões de última hora”, e Jo acabou indo embora só meia hora depois. Isso provavelmente pode parecer um desejo, mas pareceu que ela queria que ficássemos mais. Melissa comentou várias vezes, “deverí­amos fazer isso de novo”. E todas as vezes, Jo ria e dizia, “é possí­vel”. Nós deverí­amos ser tão sortudos!

Logo depois, era a hora de dizer adeus. Ela autografou nossos livros, nós tiramos algumas fotos juntos, nos abraçamos, e assim, ela se fora. Se fora para criar crianças e série best-seller da década.

Nós abrimos os seus presentes no caminho de volta para o hotel. Ela deu para Melissa um anel aparentando estar bem cuidado com uma cobra engravada nele (“mas isso não significa que você pertença à sonserina!” dizia o bilhete). Melissa chorou um pouco mais e ao menos uma vez, eu não zombei dela. Ela está usando-o desde então.

O presente dela para mim era um lindo cálice de prata com alças ornamentadas dos dois lados. Sua carta escrita a mão explicou que era um “Quaich”, uma palavra que ela jurava qua não tinha inventado mas é na verdade gaelic e significa “cálice da amizade”. Minha respiração parou no momento em que eu vi que havia algo gravado.

“Para Emerson, com amor de J.K. Rowling”.

Que incrí­vel e brilhante mulher.

De volta ao hotel, nosso Potter posse estava esperando para ouvir tudo. Nós falamos sobre Harry Potter por algumas horas – todos estavam morrendo para falar sobre o livro e a entrevista – e fomos para um jantar comemorativo no famoso restaurante/pub de Edimburgo.

Eu amo minha vida.

DOMINGO
A conferência de imprensa das crianças tomou lugar no castelo às 9:00am. Melissa e eu sentamos na fila de trás e afundamos em nossas cadeiras, então nós não irí­amos nos destacar, sendo os únicos adultos sentados (sim, eu sou adulto agora!). Eles perguntaram algumas boas questões, mas nós haví­amos ouvido muitas delas antes. Nós esperamos por lá por uma meia hora pela transcrição antes de eles nos dizerem que enviariam-nas por e-mail. A Bloomsbury nos deu cestas de presentes, como os reportéres novatos, e nós fomos ao cyber café para atualizar nossos sites.

Nós almoçamos com Lizo Mzimba, o cara da CBBC que pôde entrevistar Jo várias vezes antes. Ele realmente conhece Harry Potter… Eu fiquei impressionado. Então nós tivemos que voltar para o hotel e começamos a escrever nossos relatórios e a transcrever a entrevista. Quando nós dois tí­nhamos rascunhos suficientemente satisfatórios e a primeira parte da entrevista transcrita, nós fomos jantar para celebrar nada em particular. Ei, você não está na Escócia todo dia – isso já é razão para celebrar! Bem, você pode estar, mas eu não.

SEGUNDA
Infernal. Mas a viagem foi inacreditavelmente positiva no geral, eu não quero deixar um gosto ruim em suas bocas descrevendo em detalhes todas as coisas que foram terrivelmente mal neste dia. Eu na verdade escrevi, em á­vidos detalhes, mas isto foi apenas para fazer eu me sentir melhor.

NO GERAL
Eu li Harry Potter e a Pedra Filosofal quando eu tinha 11 anos “idade do Harry” então eu cresci com Harry, ri com Harry e chorei com Harry. Todo fã de Harry Potter sonha em poder ir a Hogwarts, e depois de ter visitado o estúdio do Cálice de Fogo, eu acho que eu cheguei o mais perto possí­vel ao mundo de Harry Potter quanto um fã poderia chegar. E eu tenho vocês, fãs do MuggleNet, para agradecer por isso. Sem o seu suporte, MuggleNet certamente não teria tido esse tipo de atenção e eu não teria sido presenteado com essas oportunidades maravilhosas.

Eu não sei como meras palavras podem expressar o quão grato eu sou a J.K. Rowling e a Bloomsbury por me permitirem essa incrí­vel experiência, única na vida. Todos os eventos em torno deste relatório foram relatados aos fãs de Jo, o que diz muito sobre o tipo de pessoa que se importa, que ela é. Ela é uma figura real para se respeitar e admirar.

Obrigado, Jo, por tudo.

Traduzido por: Luiza L. em 02/08/2006.
Revisado por: Patricia Abreu em 01/05/2007 e Antônio Carlos de M. Neto em 22/03/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 30/04/2007.
Entrevista original no Accio Quote: 1ª Parte, 2ª Parte, 3ª Parte.